fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Depasa trabalha para normalizar abastecimento de água em Brasileia

Publicado

em

Por Eldson Júnior para oaltoacre

Desde da última segunda-feira, 28, o Departamento Estadual de Água e Saneamento (DEPASA), trabalha no conserto de uma curva de aço que danificou e prejudicou o abastecimento de água no município de Brasileia.

O fato ocorreu devido o aumento das águas do rio Acre onde fica a adutora e os equipamentos de coleta de água. Com o aumento do nível do manancial trouxe entulhos e balseiros que bateram e danificaram o equipamento.

A peça danificada foi retirada no mesmo dia e desde a chegada de uma equipe de Rio Branco, homens trabalham na manutenção e substituição para normalizar o abastecimento para a população.

Em entrevista ao jornal na tarde desta quarta-feira, 30, o Gerente do Depasa em Brasileia, Erisson Cameli, afirmou que “estamos aqui desde o dia que deu problema. Nós desmontamos tudo e a engenharia identificou que precisaríamos refazer a forma que as tubulações eram dispostas aqui no flutuante, e toda ela foi mudada”, disse o responsável.

O gestor ainda afirma que “o nível de água no rio que trouxe balseiros forçou bastante a estrutura metálica e tivemos que mudar a forma que esse sistema é distribuído em cima do flutuante. Todas as peças estão aqui, nós estamos com 70% do serviço concluído, e a previsão é que entre as 9h ou 10h da noite de hoje a gente consiga religar o sistema” destaca Erisson.

Foto confusa

Circulou nas redes sociais durante a tarde desta terça uma foto onde uma retroescavadeira retira um flutuante da água, que possivelmente seria no centro de captação principal, o que retardaria o religamento da água.

Ao comentar sobre a imagem o Gerente destaca que “enquanto a foto que está circulando aí, trata-se de um evento nosso realmente, mas não é no flutuante da captação de água, não é nem no bairro. Inclusive eu estava onde foi feita aquela foto, é em um porto do bairro Samaúma onde a estrutura antiga foi colocada lá para retirar depois. Inclusive pedimos apoio ao Corpo de Bombeiros para realizar a retirada e, o equipamento estava lá por ser de mais fácil acesso para máquina descer”, finaliza o gestor.


Atualização

Em contato com a reportagem durante a noite desta quarta-feira, 30, o gerente do Depasa afirma que “falta pouco para o término dos trabalhos, mas que depende de força humana e a chuva que caiu durante a tarde atrapalhou deixando o local liso. Não temos hora para sair, mas pode ser que não termine, mas amanhã bem cedo estaremos de volta caso não concluirmos hoje”, finaliza o Erisson.


 

Comentários

Continue lendo

Flash

PRF apreende 7 kg de maconha em ônibus na BR-364; suspeito preso pegou droga em Epitaciolândia

Publicado

em

Droga estava em mochila sem identificação e foi localizada durante fiscalização de rotina; acusado confessou o crime após contradições na abordagem

Durante uma operação de rotina realizada na noite da última terça-feira (22), agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam aproximadamente 7 quilos de maconha escondidos em uma mochila dentro de um ônibus interestadual que trafegava pela BR-364, na altura do km 115, em Rio Branco.

A droga foi localizada no compartimento de bagagens internas do veículo, acondicionada em uma mochila marrom sem identificação. A ausência de proprietário e o conteúdo suspeito chamaram a atenção dos policiais. Ao questionar os passageiros, um homem apresentou nervosismo e caiu em contradição ao relatar detalhes sobre sua viagem, que teria iniciado em Epitaciolândia — município na fronteira com a Bolívia, rota comum no tráfico de entorpecentes.

Diante da pressão dos questionamentos e dos indícios apurados, o suspeito acabou confessando ser o dono da mochila e do entorpecente. Além da droga, foram apreendidos objetos pessoais e um celular danificado, que também passarão por perícia.

O homem foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla), em Rio Branco, onde permanece à disposição da Justiça. A PRF reforçou que todos os procedimentos foram realizados com respeito aos direitos e à integridade física e psicológica do detido.

Comentários

Continue lendo

Flash

Expoacre 2025: Sebrae prepara atrações para as nove noites de feira em Rio Branco

Publicado

em

Inovação e empreendedorismo movimentam o Espaço Sebrae

De 26 de julho a 3 de agosto, o Governo do Acre e o Sebrae realizam a 50ª Expoacre, maior feira de negócios do estado. A feira, que acontece em Rio Branco, reúne empreendedores, empresários e produtores rurais de todo o estado, criando uma grande rede de negócios e conexões. O evento é patrocinado pela Caixa Econômica Federal.

Com foco em fomentar e promover os pequenos negócios, o Sebrae prepara um espaço repleto de atividades e ações que unem inovação e tradição, reforçando seu slogan para esta edição: “Tradição que nos inspira, inovação que nos impulsiona”.

De acordo com o diretor-superintendente, Marcos Lameira, chegar à 50ª edição da Expoacre é celebrar o empreendedorismo acreano. “Para o Sebrae, participar da realização desse evento é reafirmar nosso compromisso com o fortalecimento dos pequenos negócios, a valorização da cultura local e a geração de novas oportunidades para quem faz a economia do estado acontecer”, disse.

Produtos regionais abrilhantarão a Loja Colaborativa, espaço dedicado aos empreendedores atendidos pelo Sebrae, com produtos como doces, peixes, mel, castanhas, biscoitos de goma e a famosa Farinha de Cruzeiro do Sul (IG). Além disso, o café produzido nas regionais do Baixo e Alto Acre e Purus estará disponível para degustação na cafeteria Robusta Acreano.

O Espaço Sebrae contará com atividades de interação e imersão, como jogos digitais; óculos de realidade virtual; a Inteligência Artificial LIS; tiro ao alvo, roleta premiada e o Passaporte do Empreendedor com direito a brindes; o Empreende Room, onde será necessário resolver enigmas para escapar da sala temática; e o famoso Robô LED, atração que alegra todos os públicos.

Junto a instituições parceiras, o Sebrae dará destaque à indústria da panificação, que receberá empresas do segmento com apresentação e degustação de seus produtos; ao artesanato acreano, com exposição de peças e artigos decorativos; ao empreendedorismo feminino, com a participação de cerca de 50 mulheres empreendedoras; e à piscicultura, com tanques para exposição de peixes de produção regional.

A Economia Criativa se fará presente em todas as noites, com cerca de 18 apresentações artísticas no Palco Cultural Sebrae, arte urbana do Grafitte e uma pista de skate. O palco também receberá transformações de visagismo nos dias 26, 29 e 31 de julho, e desfiles de moda nos dias 2 e 3 de agosto.

Nesta edição, o Sebrae investe em um estande neutro em carbono, reforçando o comprometimento da instituição com o Meio Ambiente.

O horário de funcionamento do espaço é das 18h às 22h. Para mais informações sobre a programação e ações do Sebrae na Expoacre, acesse o perfil oficial no Instagram @SebraenoAcre.

Comentários

Continue lendo

Flash

Incêndio destrói parcialmente residência em Mâncio Lima e moradora se desespera: “Ainda estou pagando, Senhor!”

Publicado

em

Fogo começou em terreno baldio ao lado da casa; caso levanta alerta sobre riscos de áreas sem manutenção

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma residência no início da tarde desta terça-feira (22), no bairro Cohab, em Mâncio Lima, interior do Acre. As chamas, que teriam começado em um terreno baldio ao lado da casa, se alastraram rapidamente e provocaram danos significativos ao imóvel.

De acordo com testemunhas, o fogo teve início por volta do meio-dia. Moradores da vizinhança tentaram conter as chamas utilizando baldes com água, mas a força do incêndio exigiu a intervenção do Corpo de Bombeiros, que conseguiu evitar que o fogo atingisse outras residências próximas.

A cena mais marcante foi protagonizada pela dona da casa, que, em desespero, foi filmada chorando e pedindo ajuda. Em um dos vídeos compartilhados nas redes sociais, ela grita: “Eu ainda tô pagando, Senhor!”, frase que emocionou internautas e revelou o drama de quem perdeu parte do que ainda lutava para conquistar.

A estrutura do imóvel foi severamente comprometida e parte do mobiliário foi consumido pelas chamas. Apesar do prejuízo material, não houve feridos.

As causas do incêndio ainda serão apuradas pelas autoridades, mas a principal suspeita é que o fogo tenha se iniciado no mato seco do terreno vizinho, agravado pelas altas temperaturas e pela falta de manutenção do local. O caso acende o alerta para os riscos de áreas abandonadas em perímetros urbanos.

 

Comentários

Continue lendo