Acre
Delegado diz que maior problema da PF no Acre é o tráfico da cocaína

Delegado Alexandre Silveira, o maior deles enfrentado pela Polícia Federal acreana são as drogas – A Gazeta
Enchentes, dengue, malária, obras irregulares, problemas na transição de prefeituras, excesso de chuvas e ‘apagões’. Existe uma série de problemas no Estado, mas para o delegado Alexandre Silveira, o maior deles enfrentado pela Polícia Federal acreana são as drogas, especificamente o tráfico de cocaína. De acordo com o delegado, que é responsável pelo trabalho de policiamento da PF nas áreas fronteiriças do Estado, a origem do problema são as facilidades para o transporte do entorpecente do Peru, da Colômbia e da Bolívia.
Entre estas ‘facilidades’ para a entrada da cocaína no Estado, o delegado da PF ressalta que a estrada BR 364 é um caminho propício e altamente desguarnecido para os traficantes fazerem o chamado ‘escoamento de drogas’ em vários municípios acreanos. Além disso, Silveira aponta os vários rios da região como outro ‘ponto fraco’ por qual os traficantes se aproveitam para distribuir as drogas não só em âmbito estadual, como no restante do território nacional, uma vez que estes rios dão acesso livre à Bacia Amazônica.
Para combater este tipo de tráfico, o delegado Silveira conta que é preciso reforçar o quantitativo de policiais federais, já que ele reconhece que o número atual de agentes é ‘insuficiente’. Mas só ampliar o policiamento não seria suficiente para resolver os males do tráfico nas fronteiras acreanas. É preciso, também, ter equipes policiais qualificadas na área de Inteligência para melhorar o combate à cocaína no Estado.
Além das ressalvas do delegado acreano, outros delegados da PF de estados fronteiriços também ressaltaram as carências para resolver as problemáticas na sua região. As maiores demandas nas 588 cidades brasileiras (28 cidades gêmeas, isto é, cidades brasileiras coladas com cidades estrangeiras) que fazem parte dos 23.086 Km da faixa de fronteiras (7.367 km marítimos e 15.719 km terrestres) envolvem o tráfico de drogas.
Em Guajará-Mirim/RO, por exemplo, a maior dificuldade é patrulhar toda a extensão do rio, em especial a parte com cachoei-ras, que separam a cidade com a Bolívia. Já em Tabatinga/AM, o empecilho ao trabalho da PF são os Km e mais Km de florestas que dividem o município amazonense de outras cidades do Peru e da Colômbia. (Com informações da Agência Câmara)
Comentários
Acre
Principal liderança do Bonde dos 13 é presa durante operação na Cidade do Povo, em Rio Branco
Uma operação conjunta das forças de segurança resultou na prisão de Francisco Gleidson de Souza Nunes, conhecido como “Neném”, apontado como a principal liderança da facção criminosa Bonde dos 13 (B13) no Acre. A ação ocorreu na noite do último sábado (5), no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco.
Além de “Neném”, outros oito integrantes da facção também foram capturados durante a ofensiva policial, que contou com a participação de diversas unidades da Polícia Militar e o apoio da Força Nacional de Segurança Pública. O grupo foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla) sob forte esquema de segurança. Uma arma de fogo foi apreendida com os suspeitos.
Francisco Gleidson deve passar por audiência de custódia neste domingo (6), que deverá definir os próximos passos do processo judicial contra ele.
Essa não é a primeira vez que o acusado é detido. Em 13 de fevereiro de 2023, “Neném” foi preso durante uma operação da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, sob suspeita de ser o mandante de uma tentativa de homicídio, também ocorrida na Cidade do Povo. Na ocasião, no entanto, a Justiça do Acre rejeitou a denúncia por falta de provas, e ele acabou sendo liberado.
Agora, com novas evidências e o flagrante da operação, a expectativa é de que o caso tenha desdobramentos mais consistentes nas investigações contra a facção.
Comentários
Acre
Escola de Artes Marciais Leão Dourado realiza 1º torneio interno de graduação com apoio da Prefeitura de Epitaciolândia
Evento marca evolução de atletas e fortalece o esporte local.
O prefeito Sérgio Lopes acompanhou neste sábado, 5 de abril, a Graduação dos alunos de Jiu-jítsu da Escola Leão Dourado, ao lado da Secretária de Educação Eunice Maia Gondim e do instrutor Amarildo Ferreira.
O projeto Jiu-jítsu nas Escolas é apoiado desde o início da gestão, leva esporte, disciplina e oportunidades aos alunos da rede municipal.
A Escola de Artes Marciais Leão Dourado, comandada pelo Sensei Amarildo Ferreira, promoveu neste fim de semana o 1º Torneio Interno de Graduação de Grau e Evolução de Atletas de 2025, um marco para a comunidade esportiva da região. O evento, realizado na própria escola, reuniu alunos de todas as idades e níveis, celebrando não apenas a técnica, mas também o
O torneio foi idealizado para avaliar o progresso dos alunos em suas respectivas categorias dentro do Jiu-Jitsu, seguindo um sistema de graduação que reconhece dedicação, habilidades técnicas e evolução comportamental. Além disso, a competição serviu como preparação para eventos maiores, que ocorreram no decorrer do ano.
O prefeito Sérgio Lopes, que é um entusiasta das artes marciais, falou da importância das artes marcais nas escolas. “Nossa gestão presta total apoio a todas as modalidades esportivas e, em especial, ao Jiu-jitsu. Temos uma parceria com a Escola Leão Dourado e, hoje, essa modalidade faz parte das nossas escolas. Pretendemos ampliar ainda mais os projetos para oportunizar nossas crianças e jovens, promovendo saúde física e mental através das artes marciais, comprovadamente a inserção desse projeto melhorou a disciplina e o comportamento dos alunos melhorando também o aprendizado.” Destacou.
Comentários
Acre
Jovem é brutalmente espancada e esfaqueada no segundo distrito de Rio Branco
Uma jovem identificada como Maria Emilly Do Nascimento Silva, 20 anos, foi vítima de uma violenta agressão na manhã deste domingo (6), no bairro Santa Inês, localizado no segundo distrito de Rio Branco. A jovem foi espancada e sofreu diversos ferimentos causados por golpes de faca, sendo encontrada em estado grave.
De acordo com o relato de um morador da região, Emily chegou até sua residência pedindo socorro, com múltiplos ferimentos visíveis, inclusive na cabeça. Assustado com a gravidade da situação, o morador acionou imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Inicialmente, uma equipe de suporte básico foi enviada ao local, mas, diante da gravidade dos ferimentos, foi necessário o envio de uma ambulância de suporte avançado. Após os primeiros atendimentos, a vítima foi estabilizada e encaminhada ao setor de traumatologia do Pronto-Socorro de Rio Branco.
O médico plantonista do Samu, Dr. Toniel Souza, informou que a jovem apresentava perfurações no tórax, braço e um corte contuso na cabeça, indicando um possível traumatismo craniano encefálico (TCE) grave. “A vítima sofreu várias perfurações no tórax, braço e um ferimento corte contuso na cabeça, indicando um TCE grave que pode evoluir. Entregamos a paciente no setor responsável do PS para as devidas condutas da equipe médica plantonista”, relatou o médico.
Até às 10h da manhã, a Polícia Militar ainda não havia sido acionada sobre o caso, e nenhum familiar da jovem havia comparecido ao hospital. A direção do Pronto-Socorro deve acionar a Assistência Social para acompanhar a paciente, diante da gravidade do ocorrido e da ausência de acompanhantes.
O caso deve ser investigado pelas autoridades nas próximas horas, à medida que mais informações forem sendo apuradas.
Você precisa fazer login para comentar.