Geral
Defesa Civil realiza manutenção em plataforma de monitoramento das chuvas e rios em Capixaba
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Acre realizou na última terça-feira, 10, a manutenção da plataforma de coleta de dados das chuvas e do nível dos rios em Capixaba. O serviço é periódico e destinado a assegurar o funcionamento dos equipamentos e do registro dos dados, que são repassados para a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

De acordo com o coronel bombeiro militar (BM) James Gomes, a análise dos dados faz parte do trabalho preventivo da Defesa Civil, e as informações, em associação com informações sobre a variabilidade das chuvas, podem permitir à instituição a tomada de decisões estratégicas para amenizar os impactos e danos causados por inundações.
“O monitoramento da chuva e do nível dos rios gera dados diários, de grande relevância nos períodos de enxurradas e alagamentos, que podem resultar em deslizamentos e erosões, causando vítimas”, relatou Gomes.
O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Otoni Miranda, destaca que além de todo aparato tecnológico essencial ao funcionamento dessas plataformas, elas são capazes de processar as informações mantendo todos os seus sistemas em pleno funcionamento de forma ininterrupta e confiável.
“ A manutenção desses equipamentos é de suma necessidade para uma estrutura de prevenção de desastres uma vez que nos fornecem dados atualizados a cada 15 minutos, em tempo real”, frisou Miranda.
Comentários
Geral
Rio Acre ultrapassa cota de transbordo e mantém Rio Branco em alerta máximo
Defesa Civil registra 15,36 metros no nível do rio; aumento contínuo preocupa autoridades e moradores ribeirinhos

O Rio Acre segue em uma subida constante e preocupante em Rio Branco. Segundo medição da Defesa Civil Municipal realizada às 9h desta segunda-feira (29), o rio atingiu 15,36 metros, ultrapassando a cota de transbordo, que é de 14 metros, por mais de um metro e meio.
Nas últimas horas, o nível apresentou aumento de quatro centímetros em relação à medição anterior, realizada às 5h21, quando marcava 15,32 metros.
Apesar da ausência de chuvas na capital nas últimas 24 horas, o rio continua subindo devido ao grande volume de água acumulado nas cabeceiras, mantendo o alerta máximo para autoridades e população ribeirinha.



Você precisa fazer login para comentar.