Conecte-se conosco

Acre

Defensoria Pública propõe comitê de conciliação para reduzir demandas judiciais na área da Saúde

Publicado

em

Reunião realizada no gabinete do secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal. Foto: Ascom DPE/AC

Representando a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), a subdefensora-geral e responsável pelo Subnúcleo de Saúde Pública, Juliana Marques, integrou reunião de alinhamento para criação de comitê de conciliação nas demandas de saúde. O encontro aconteceu na tarde desta sexta-feira, 15, na sede da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), onde foi entregue o documento para análise e posterior assinatura dos representantes das instituições envolvidas.

A além da Defensoria, a Sesacre, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a Procuradoria-Geral do Município (PGM), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público do Estado (MPAC) estão entre os participantes do comitê.

A ação visa promover o atendimento de assistidos que demandem prestação de serviço de saúde, de modo a reduzir o ajuizamento de ações, buscando solução administrativa no âmbito das políticas públicas estabelecidas para o fornecimento de internações, transferências, consultas, exames, cirurgias, medicamentos, acesso aos serviços de saúde mental previstos no Sistema Único de Saúde (SUS), o Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e outros.

“A criação de um comitê de conciliação entre a Secretaria Estadual de Saúde, a Defensoria Pública, a Procuradoria do Estado, com a participação das demais instituições, é uma iniciativa importante para a gestão das questões na área de Saúde Pública. O objetivo é trazer benefícios aos assistidos em diversos âmbitos, como na economia processual, economia de recursos públicos e a minimização da judicialização de ações, o que acaba reduzindo o tempo de espera para que o cidadão tenha acesso à saúde”, destacou a subdefensora-geral Juliana Marques.

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, parabenizou a iniciativa da Defensoria Pública no sentido de efetivar o diálogo entre Governo e instituições para beneficiar diretamente a população. “A ideia é desenhar um protocolo realista, que a gente consiga dar a resposta positiva para as pessoas que precisam de tratamentos de saúde”, comentou durante a reunião.

A assessora jurídica que atua no Subnúcleo de Saúde Pública da DPE/AC, Katiucha Barbosa, acompanhou a reunião.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Sábado será de tempo instável no Acre, com possibilidade de chuvas fortes

Publicado

em

Previsão indica sol entre nuvens, pancadas a qualquer hora do dia e temperaturas elevadas em todas as regiões do estado.

O sábado, 27, será marcado por tempo instável em todo o Acre, com presença de sol entre nuvens e chuvas a qualquer hora do dia, que podem ser fortes em algumas regiões. A previsão é do portal O Tempo Aqui e aponta que as instabilidades também atingem áreas do sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, além das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.

Nas microrregiões do leste e sul do estado, que incluem Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, a probabilidade de chuvas fortes é alta ao longo do dia. A umidade relativa do ar varia entre 70% e 80% no período da tarde, podendo chegar a 90% ou até 100% nas primeiras horas da manhã. Os ventos devem soprar fracos a calmos, predominando da direção norte, com variações de noroeste e nordeste.

No centro e oeste do Acre, abrangendo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o tempo segue quente e abafado, com sol, aumento de nuvens e chuvas pontuais, que também podem ser intensas em áreas isoladas. Nessa região, a probabilidade de chuvas fortes é considerada média. A umidade mínima varia entre 65% e 75% à tarde, enquanto a máxima fica entre 85% e 95% ao amanhecer. Os ventos permanecem fracos, com predominância do norte.

As temperaturas continuam elevadas em todo o estado. Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, os termômetros devem variar entre 21°C e 23°C nas mínimas e 26°C a 28°C nas máximas. Já em Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus, as máximas podem chegar a 30°C. No Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as temperaturas máximas podem atingir até 32°C, mantendo a sensação de calor e abafamento ao longo do dia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Eduardo Costa é atração principal do show da virada em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Réveillon no Estádio Arena do Juruá terá artistas locais, queima de fogos sem estampido e público estimado em 40 mil pessoas.

O show da virada em Cruzeiro do Sul, marcado para a próxima quarta-feira, 31, terá como atração principal o cantor Eduardo Costa. A programação será realizada no Estádio Arena do Juruá e contará também com apresentações de artistas locais antes e depois do show nacional.

Sobem ao palco os músicos Theo Lins e William Freitas, além do DJ Cleudo, que comandam a festa ao longo da noite. A programação tem início às 21h com os artistas locais. À meia-noite acontece a tradicional queima de fogos, que será realizada sem estampido, e, às 00h30, Eduardo Costa inicia a apresentação principal. A festa segue até as 4h da manhã.

A expectativa da organização é de que cerca de 40 mil pessoas participem do réveillon no Arena do Juruá, consolidando o evento como um dos maiores da região no encerramento do ano.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre atinge cota de transbordamento e mantém Rio Branco em alerta

Publicado

em

Nível do rio chegou a 14 metros na manhã deste sábado (27), causando alagamentos e atingindo áreas vulneráveis da capital acreana.

O Rio Acre atingiu a cota de transbordamento na manhã deste sábado, 27, em Rio Branco. De acordo com boletim da Defesa Civil Municipal, o nível do manancial chegou a 14 metros às 9h, marca considerada crítica e que representa risco de alagamentos em diversas regiões da capital. A informação foi divulgada pelo portal ac24horas Play.

Na primeira medição do dia, realizada às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, ficando a apenas 27 centímetros do limite de transbordo. A elevação rápida do nível manteve os órgãos de monitoramento em estado de atenção ao longo de toda a manhã.

Segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco. Mesmo assim, o volume elevado do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nos dias anteriores, principalmente nas cabeceiras e em municípios do interior, cujas águas continuam desaguando na capital.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, ultrapassada desde a madrugada. O boletim é assinado pelo tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador municipal da Defesa Civil.

Durante a apuração da reportagem, a equipe esteve na Rua Barbosa Lima, no bairro da Base, onde uma residência ocupada por indígenas da etnia Kaxinawá já foi parcialmente invadida pela água, evidenciando a situação de vulnerabilidade enfrentada pelos moradores da região.

Comentários

Continue lendo