Acre
Defensores podem entrar em greve nesta quinta-feira, 28
Os defensores públicos do Acre podem entrar em greve a partir de quinta-feira, 29, por tempo indeterminado. A manifestação será decidida em assembleia geral amanhã, 27, com a categoria. Os defensores querem pressionar o governo a garantir mais investimentos. Neste ano, a Defensoria Pública do Acre teve redução de 25% no Orçamento.
O órgão, que deveria ter recursos para garantir a defesa das pessoas que não podem pagar um advogado, sofre até com o atraso no pagamento dos aluguéis de todos os imóveis utilizados para atender a população.
Em Cruzeiro do Sul, a defensoria fechou as portas por tempo indeterminado pela falta de condições de oferecer atendimento à população. Lá, o órgão prestava atendimento a quatro municípios com apenas uma defensora.
O presidente da Associação dos Defensores Públicos do Acre, Celso Rodrigues, diz que a falta de profissionais resulta na nomeação de advogados que cobram do governo a tabela da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), resultando em um gasto que chega a representar quase todo o orçamento dedicado para o órgão.
Caso a greve seja deflagrada, os defensores planejam atender apenas os casos de urgência que inclui pedidos de habeas corpus, audiências de réus presos e de menores infratores, medidas cautelares, mandado de segurança, contestação.
Por Ana Paula Batalha
Comentários
Acre
Presidente da Câmara de Epitaciolândia vistoria pontes em risco no ramal do Saraiva
Antonio Rosiclei e secretário de Obras avaliam condições de estruturas precárias; moradores cobram soluções urgentes

A inspeção teve como objetivo avaliar a viabilidade de intervenções emergenciais e buscar soluções junto ao Executivo Municipal. Foto: cedida
O presidente da Câmara Municipal de Epitaciolândia, vereador Antonio Rosiclei (Solidariedade), vistoriou na manhã desta quarta-feira (7) as pontes deterioradas no ramal do Saraiva, após reclamações de moradores sobre o risco à mobilidade local. Acompanhado do secretário de Obras, Amarildo Ribeiro, o parlamentar inspecionou o local para buscar soluções emergenciais.
“Estamos aqui para ouvir a população e garantir que as áreas mais distantes recebam atenção”, afirmou Rosiclei. Ribeiro acrescentou que a prefeitura fará um levantamento técnico para viabilizar reparos.

O secretário Amarildo destacou que a Secretaria de Obras irá fazer um levantamento técnico e buscar meios para viabilizar as melhorias o quanto antes. Foto: cedida
Moradores, que aguardam melhorias há meses, esperam ações rápidas para garantir segurança no trajeto diário. A prefeitura ainda não definiu um prazo para as intervenções e a expectativa agora é que o poder público consiga intervir o quanto antes para garantir a segurança e o acesso das famílias que dependem diariamente das pontes para se locomover.

Acompanhado do secretário de Obras, Amarildo Ribeiro, o parlamentar percorreu o trecho afetado para verificar de perto os problemas relatados. Foto: cedida
Comentários
Acre
Escola suspende aulas após onça ser vista em ramal na zona rural de Feijó
Secretaria de Educação do Acre decidiu interromper atividades na Escola Antônio Simplício até sexta-feira para garantir a segurança de cerca de 100 alunos e servidores.

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) decidiu suspender temporariamente as aulas na Escola Estadual Antônio Simplício, localizada no Ramal Novo Berlim, zona rural de Feijó, após uma onça ser avistada nas proximidades da unidade de ensino. A medida vale até a próxima sexta-feira (9) e visa garantir a segurança da comunidade escolar.
O episódio ocorreu na manhã de terça-feira (6), quando alunos que seguiam para a escola registraram em vídeo o animal caminhando pelo ramal e atravessando uma ponte. O flagrante rapidamente gerou preocupação entre pais, professores e autoridades locais.
Em nota oficial, o secretário de Educação e Cultura em exercício, Reginaldo Luís Pereira Prates, afirmou que a suspensão das aulas foi necessária. “A suspensão se dá para garantir a integridade de alunos, professores e demais participantes da comunidade escolar após o avistamento de uma onça nas proximidades do ramal de acesso à unidade”, explicou.
A SEE informou ainda que a gestão da escola está em contato com órgãos competentes para que sejam adotadas medidas que possibilitem o afastamento seguro do animal e o retorno das atividades escolares com segurança.
Comentários
Acre
Abastecimento de água é suspenso em Assis Brasil após rompimento de rede
O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) comunicou a interrupção temporária do abastecimento de água no município de Assis Brasil, em razão do rompimento de uma rede de distribuição localizada na rua João José do Bonfim.
De acordo com o Saneacre, equipes de manutenção já foram acionadas para realizar os reparos necessários.
A previsão é que os serviços sejam concluídos até as 14h desta quarta-feira, 7.
A partir de então, o fornecimento de água será restabelecido gradualmente.
O diretor de operações do Saneacre, Alan Ferraz, informou que a autarquia está empenhada em resolver a situação o mais rápido possível para minimizar os transtornos à população.
Você precisa fazer login para comentar.