Acre
Decretos emergenciais podem ser suspensos pelo Tribunal de Contas
No último dia do prazo dado pelo Tribunal de Contas do Estado para a entrega dos relatórios dos gastos com os decretos de urgência administrativa e financeira, apenas dois dos cinco municípios que assinaram o decreto entregaram os documentos.
Os prefeitos de Porto Acre e Brasileia foram pessoalmente entregar as notas dos gastos, depois que forram notificados pelo TCE. A nova forma dos prefeitos e se livrarem das licitações vem assustando os Tribunais de Contas de todo pais.
O decreto abre, na contabilidade do município, a oportunidade de compra direta, só que esse tipo de modalidade tem regras específicas. Os gastos só podem ser efetuados em situações emergências, como a limpeza da cidade, e, isso, por um pequeno espaço de tempo.
O TCE Acre desconfia que há prefeito abusando do decreto, que nem precisa passar pela Câmara de Vereadores, por isso requer a prova de todos os gastos.
No Estado, cinco municípios adotaram a emergência administrativa, e apenas dois entregaram os documentos aos TCE. Para Sena Madureira e Capixaba, o prazo acaba na noite desta segunda-feira, 18. Já Jordão, o quinto município, o TCE ainda não conseguiu notificar o prefeito.
Técnicos do Tribunal estão esperando os relatórios das prefeituras para comparar se os gastos foram realmente com programas emergenciais. Existe a denúncia que os prefeitos estão aplicando recursos em obras que poderiam esperar.
Sem licitação, aumentam as chances de superfaturamento e desvios de recursos. Só que o projeto dos prefeitos pode gerar um problema futuro, se estiver ilegal. Na quinta-feira, 21, os conselheiros se reúnem em sessão para decidir quem pode continuar comprando sem licitação ou que terá o decreto suspenso.
Com agazeta.net
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre apresenta queda e permanece abaixo da cota de alerta em Rio Branco
Defesa Civil registrou 8,23 metros na medição desta quinta-feira e apenas 1 mm de chuva nas últimas 24 horas

Comentários
Acre
Governo do Acre atualiza regras da política de Governo Digital
Decreto reforça oferta de serviços públicos online, transparência e integração entre sistemas da administração estadual
Comentários
Acre
Governo do Acre divulga resultado definitivo de perícia médica para candidatos PCD da Educação
Lista confirma candidatos considerados aptos no seletivo simplificado da rede estadual de ensino



Você precisa fazer login para comentar.