Flash
Decreto proíbe permanência de crianças e adolescentes em filas no Acre
Caso o decreto seja desobedecido, o responsável poderá responder criminalmente
Na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (18), o governo do Estado publicou alterações no decreto nº 5.496, de 20 de março de 2020, que estabelece novas medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da doença COVID-19.
Entre as alterações, foi acrescentado ao decreto a proibição da permanência de crianças e adolescentes de até 14 anos, sozinhos ou acompanhados, em filas internas ou externas.
A norma no entanto, destaca que a permanência pode haver, salvo nos casos de atendimento à saúde da própria criança ou adolescente.
Caso o decreto seja desobedecido, o responsável pela criança e/ou adolescente, poderá responder criminalmente nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Fila muito grande de pessoas para conseguir acesso de atendimento na agência da Caixa em Brasiléia – Foto/Facebook
Comentários
Flash
Sindicatos e federações anunciam pontos de bloqueio em Cobija durante protesto de 24 horas em Cobija
Sindicatos e federações anunciam pontos de bloqueio em Cobija durante protesto de 24 horas
Locais estratégicos como pontes, rotatórias e mercados serão bloqueados; protesto visa pressionar por soluções à crise de abastecimento.
Sindicatos e federações de Cobija, na Bolívia, divulgaram os pontos de bloqueio que serão ocupados durante o protesto de 24 horas contra a falta de combustível e o superfaturamento dos preços da cesta básica. Entre os locais estratégicos escolhidos estão pontes, rotatórias, mercados e entradas de terminais de ônibus, com o objetivo de pressionar as autoridades a resolverem a crise que afeta a população.
Os principais pontos de bloqueio incluem:
– 9 de fevereiro
– Parque Piñata
– 29 de julho
– Rotatória 27 de maio
– Baía Bruno Racua
– Ponte 1º de maio
– Rotatória La Amistad
– Km 3
– Mercado e Aeroporto Abasto
– Antigo Arco Iris de Rombol
– Entradas do terminal de ônibus
– Prisão e terminal de ônibus de Villa Busch
– Ponte Internacional
– Ponte La Amistad
– 5 de maio e fronteira
– Entrada do Fundo de Saúde Nicolás Suarez
– Semáforo Nazaria
– Avenida 9 de fevereiro
– Simón Bolívar e Lucho Flores
– Casa de las Corraminas
– Jaguar Amazônico
– 14 de junho
O protesto, organizado por sindicatos e outras federações, visa chamar a atenção para a falta de soluções efetivas para os problemas de abastecimento e o aumento dos preços dos produtos básicos. A população pede medidas urgentes para garantir o acesso a combustível, gás e alimentos, além de melhorias na infraestrutura viária.
Comentários
Flash
Com Governadores da Amazônia Legal, Gladson Camelí participa do lançamento de estratégias para COP30
Em novembro deste ano, o Brasil sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), a COP30. Realizado pela primeira vez no país, o evento promete ser um marco no enfrentamento a crise do clima e na busca por soluções globais para a preservação do meio ambiente.
Nesta quarta-feira, 12, a organização do evento fez o lançamento oficial da Estratégia da COP30. A cerimônia foi realizada na sede do Consórcio Amazônia Legal, em Brasília (DF), e contou a presença da maioria dos governantes da região, entre eles, o governador do Acre, Gladson Camelí.

Governantes da Amazônia Legal lançaram, nesta quarta-feira, 12, em Brasília (DF), a Estratégia COP30. Evento contou a participação do governador Gladson Camelí. Foto: Diego Gurgel/Secom
Entre as novidades está a criação de novos espaços para a realização de palestras e rodadas de negociações com organismos internacionais, contatos diretos com financiadores e governos, além da realizações de painéis estratégicos com temas voltados ao uso da terra, sistemas alimentares, sistemas minerários, adaptação climáticas, transição energética, conservação do ecossistema e justiça climática.
O chefe do Executivo lembrou que o estado acreano é exemplo mundial na proteção da floresta e segue na vanguarda ambiental. Para Camelí, a realização da conferência na Amazônia será uma excelente oportunidade de mostrar ao planeta a importância de se preservar a região e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável.
“Como habitantes da maior floresta tropical do mundo, temos sim o dever de definirmos nosso protagonismo através dos investimentos essenciais em mecanismos que garantam a manutenção e a preservação das nossas florestas e comunidades que nela vivem, e dela sobrevivem”, afirmou.

Gladson Camelí lembrou que o Acre é destaque mundial na preservação do meio ambiente e defendeu o desenvolvimento sustentável da região. Foto: Diego Gurgel/Secom
Camelí também lembrou que o Acre sediará a 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores, que ocorrerá em maio deste ano, em Rio Branco. A iniciativa reunirá autoridades governamentais de vários países, especialistas, pesquisadores, investidores e doadores para definir estratégias e apoios organizacionais para a COP30.
Anfitrião do evento, o governador do Pará e atual presidente do Consórcio Amazônia Legal, Helder Barbalho, destacou a crescente participação do Brasil no debate ambiental internacional e lembrou que o país abriga a maior biodiversidade do planeta, especialmente na Amazônia. O governante definiu como fundamental a participação dos estados na elaboração de políticas públicas para serem defendidas na conferência.
“É fundamental a mobilização dos estados do Brasil e, particularmente, da Amazônia, na construção da agenda que será defendida pelo nosso país na COP30. Os estados subnacionais têm papel decisivo no combate ao desmatamento, ilegalidades ambientais e na construção de soluções que possam conciliar a vocação floresta, mas, acima de tudo, soluções que possam trazer desenvolvimento sustentável”, declarou.

Anfitrião da COP30, o governador Helder Barbalho, do Pará, definiu como fundamental a participação dos estados na construção da agenda que o Brasil defenderá no evento. Foto: Diego Gurgel/Secom
A COP30 será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém, capital do Pará. São esperados mais de 50 mil participantes, entre delegados, representantes de países, organizações não governamentais, cientistas e jornalistas de todo o mundo.
Pelo Acre, também participaram do lançamento o secretário da Representação do Governo em Brasília, Fabio Rueda; e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho.
Comentários
Flash
Vídeo: Motociclista perde parte da perna em grave acidente na estrada Variante, em Cruzeiro do Sul
Abraão da Costa Nascimento, de 24 anos, colidiu com proteção de ferro em alta velocidade; vítima foi encaminhada ao Hospital do Juruá para cirurgia.
Um grave acidente foi registrado na noite desta quarta-feira (12), na estrada Variante, em Cruzeiro do Sul, nas proximidades da BR-364. O motociclista Abraão da Costa Nascimento, de 24 anos, perdeu o controle da moto em alta velocidade e colidiu contra uma proteção de ferro na lateral da pista.
Com o impacto, Abraão sofreu uma lesão grave, resultando na amputação parcial da perna, na altura da canela e do pé. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas e prestaram os primeiros socorros no local, encaminhando a vítima ao Pronto-Socorro do Hospital do Juruá, onde ele passou por cirurgia.
A Polícia Militar esteve presente para organizar o trânsito e iniciar as investigações sobre as circunstâncias do acidente. Até o momento, não há informações oficiais sobre o estado de saúde do jovem.
Você precisa fazer login para comentar.