Acre
Decreto de situação de emergência do Acre é aceito pelo governo federal
Da redação, com ANA
O governo do Estado publicou na edição do Diário Oficial do Acre desta quinta-feira, 27, o decreto n° 7.093, que trata da situação de emergência decretada pelo governador Tião Viana. A Defesa Civil Nacional, órgão pertencente ao Ministério da Integração, já sinalizou positivamente à aceitação do decreto, que permite ao governo do Acre a tomada de decisões em caráter extraordinário.
A medida foi tomada por Tião Viana ainda na tarde de ontem e visa evitar prejuízos maiores à população do Acre em virtude da repentina elevação do nível das águas do Rio Acre e em decorrência da maior enchente já registrada do Rio Madeira, o que provocou interdição parcial da BR-364.
Márcia Regina, chefe da Casa Civil, disse que a medida se fez necessária para garantir que a população do estado não sofra ainda mais com os transtornos e assegurar o auxílio do governo federal. “O governador Tião Viana tem mantido o diálogo com a Defesa Civil Nacional e isso nos traz segurança. O governo não está parado, estamos monitorando a situação”, disse.
Resgate de acrenos em Rondônia
O governo do Estado garantiu apoio aos acreanos que, por conta da cheia do Rio Madeira, não puderam seguir viagem de volta ao Acre. Alguns deles retornaram a Rio Branco, na última terça-feira, 25, quando vice-governador César Messias esteve, pessoalmente, na rodoviária de Porto Velho para verificar a situação.
Representantes do governo do Acre mantém diálogo permanente com autoridades rondonienses e empresas de transporte. Estima-se que cerca de 40 pessoas estejam aguardando que o nível das águas volte ao normal para voltar à capital acreana.
Uma das alternativas estudadas pelo governo e empresários para trazer de volta os acreanos, seria colocar em circulação um veículo mais alto que pudesse circular pelos trechos alagados da BR-364.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre segue em queda e permanece abaixo da cota de alerta em Rio Branco
Mesmo com registro de chuvas nas últimas 24 horas, manancial apresenta tendência de vazante
Comentários
Acre
Governo do Acre cria gratificação para profissionais de TI do Judiciário
Nova lei prevê incentivo financeiro para retenção de servidores e fortalecimento dos serviços tecnológicos
Comentários
Acre
Acre convoca professores para educação escolar indígena
A Secretaria de Estado de Administração (Sead) e a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) publicaram nesta quarta-feira, 25, o edital de convocação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de professores da Educação Escolar Indígena.
Entre os municípios contemplados estão Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Porto Walter, Santa Rosa do Purus e Tarauacá, com professores selecionados para diversos segmentos de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo disciplinas como Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens.
A lista completa de todos os aprovados e suas respectivas pontuações está disponível nos diários oficiais e nos editais das secretarias.
Os candidatos convocados devem apresentar documentação completa até o dia 6 de abril de 2026, das 7h30 às 13h30, nos endereços das secretarias nos municípios listados, como Assis Brasil, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Manoel Urbano, Jordão, Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Rodrigues Alves.
Entre os documentos exigidos estão: foto 3×4, documentos de identificação, CPF, título eleitoral, certificado de reservista, diplomas e certificados escolares, certidões de nascimento ou casamento, comprovantes de endereço, declarações de aptidão legal e autodeclaração étnico-racial, além de atestado médico pré-admissional. As declarações podem ser acessadas eletronicamente no site da Sead:https://sead.ac.gov.br/comunicado/.
Para mais informações sobre o Processo Seletivo Simplificado, os candidatos podem entrar em contato com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) pelo telefone (68) 3213-2331 ou com a Secretaria de Estado de Administração (Sead) pelo e-mail [email protected].
Os secretários Paulo Roberto Correia da Silva (Sead) e Aberson Carvalho de Sousa (SEE) reforçam a importância da presença de todos os convocados para garantir o início das atividades nas escolas indígenas do Acre.
