fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Decisão determina sequestro de valores do Estado para assegurar tratamento médico

Publicado

em

Além do valor relativo a 41 diárias devidas, Estado do Acre deverá oferecer ao requerente passagens aéreas e ajuda de custo até o final do tratamento.

O Juizado Especial de Fazenda Pública determinou o sequestro do valor de R$ 2.870 da conta bancária do Estado do Acre, referente a 41 diárias devidas e não disponibilizadas a S.R.S., para seu tratamento médico fora de domicílio.

A decisão, publicada na edição n° 5.888 do Diário da Justiça Eletrônico (fl. 109), reiterou o acolhimento do pedido formulado no Processo n° 0000603-63.2017.8.01.0070, para condenar o reclamado na obrigação de fazer, oferecendo passagens aéreas, bem como ajuda de custo para o requerente e acompanhante até o final de seu tratamento.

Entenda o caso

O autor padece de doença no aparelho respiratório, com lesão tumoral na fossa nasal direita, com possibilidade de que este seja classificado como “maligno”. Na inicial foi informado que o paciente aguarda pelo tratamento sugerido pelo agente público desde setembro de 2016, “não é razoável que uma pessoa que está sob risco iminente aguarde meses por um diagnóstico definitivo e ainda por um tratamento adequado”.

O demandado demonstrou em sua contestação que diligenciou junto ao setor competente o encaminhamento via TFD para Porto Velho (RO), o que ocorreu em janeiro deste ano e que está no aguardo de designação de data para a cirurgia.

Então, foi apresentado nos autos que o deslocamento não teve ajuda de custo, o que acarretou ao demandante situação de extrema dificuldade.

Decisão

Ao avaliar o mérito, o juiz de Direito apontou que os documentos carreados pelo demandado não contradizem o autor, o que não demonstrou que de fato a ajuda de custo não foi depositada.

No entendimento do magistrado, a tutela adequada do direito vindicado exige não apenas o reconhecimento do dever da parte reclamada de fornecer o tratamento de que necessita o autor, mas, sobretudo, garantir que a referida assistência seja assegurada em sua integralidade, inclusive com o pagamento de ajuda de custo.

O paciente se deslocou para o estado vizinho no dia 18 de abril, logo as diárias referem-se a essa data até o dia de publicação da decisão. Desta forma, foi reafirmada a continuidade do tratamento de saúde do paciente acreano.

Comentários

Continue lendo

Acre

Corpos de trabalhadores são resgatados de caixa d’água após três horas de operação em Rio Branco

Publicado

em

Pintores morreram durante serviço de pintura em reservatório de 30 metros; suspeita é de intoxicação por gases tóxicos em ambiente confinado

Os corpos dos pintores Ruam Roger da Silva Barbosa e Diony Magalhães de Oliveira foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros Militar por volta das 19h30 desta quinta-feira (12), após uma operação de quase três horas. Os trabalhadores morreram dentro de uma caixa d’água de aproximadamente 30 metros de altura, localizada no Condomínio Via Parque, no Bairro Floresta Sul, em Rio Branco (AC).

Segundo as informações repassadas pelos bombeiros, os dois atuavam na pintura do reservatório elevado junto com um terceiro profissional. O grupo estava trabalhando no primeiro pavimento, a cerca de 15 metros de altura, e fazia revezamento a cada cinco minutos devido às condições do local.

Diony teria sido o primeiro a passar mal, apresentando sinais de falta de ar. Ruam desceu para tentar socorrê-lo, mas também passou a sentir os mesmos sintomas. O terceiro trabalhador, ao perceber a situação, tentou ajudar os colegas, mas também se sentiu mal. Ele conseguiu sair a tempo e acionou o socorro.

A suspeita é que os pintores tenham sido intoxicados por gases liberados pela tinta utilizada, em um ambiente confinado e com pouca ventilação. Os dois apresentavam sinais de narcose — estado de adormecimento e inconsciência — no momento do resgate. O reservatório, que estava desativado, continha cerca de um metro de água em seu interior.

Antes do resgate, o Corpo de Bombeiros realizou um levantamento técnico do local e utilizou equipamentos específicos para entrada em espaços confinados. Após a retirada dos corpos, as vítimas foram encaminhadas ao Instituto Médico Legal (IML) de Rio Branco, onde exames irão confirmar a causa das mortes.

As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas.

NOTA DE PESAR

O Condomínio Residencial Via Parque lamenta profundamente o incidente ocorrido com dois trabalhadores da empresa terceirizada responsável pela manutenção preventiva e corretiva dos reservatórios elevados deste condomínio.

Ainda que os fatos estejam sendo apurados, a Administração do condomínio acompanha o caso de perto e se compromete a colaborar com as autoridades competentes.

Manifestamos nossa solidariedade aos familiares e nos colocamos à disposição para os devidos esclarecimentos e providências.

Administração do Residencial Via Parque

Comentários

Continue lendo

Acre

Homem desaparece após cair de embarcação no rio Juruá em Marechal Thaumaturgo

Publicado

em

População se mobiliza nas buscas enquanto ausência de socorro especializado dificulta resgate

Um homem identificado apenas como Nilo está desaparecido desde a manhã desta quinta-feira (12), após cair da embarcação Denilson no município de Marechal Thaumaturgo, interior do Acre. O acidente ocorreu por volta das 10h nas águas do rio Juruá, durante uma viagem entre Cruzeiro do Sul e a cidade.

Segundo testemunhas, Nilo estaria na popa do barco no momento em que caiu repentinamente no rio, possivelmente ao escorregar ou se desequilibrar. Desde então, ele não foi mais visto. Moradores relatam que a forte correnteza e o tráfego intenso de embarcações podem ter contribuído para dificultar um resgate imediato. Há suspeitas de que a vítima tenha sido arrastada para debaixo de outros barcos logo após o incidente.

Sem uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade, a população local se mobilizou de forma voluntária para tentar localizar o homem. Com o uso de barcos pequenos, cordas e redes, grupos realizam buscas desde o momento do desaparecimento, mas, até o momento, sem sucesso.

Circulam informações não confirmadas de que Nilo estaria sob efeito de álcool quando caiu no rio. A Polícia Militar foi informada e acompanha o caso, mas ainda não há confirmação oficial sobre as circunstâncias do acidente.

O desaparecimento causou comoção entre os moradores, que cobram apoio imediato de equipes especializadas, como o Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, para reforçar as buscas com segurança e eficiência.

Até a publicação desta reportagem, Nilo seguia desaparecido. As buscas continuam.

Comentários

Continue lendo

Acre

Investimento na Educação no Campo: Prefeitura de Brasiléia reforma Escola Rural Gesilda de Freitas

Publicado

em

A Prefeitura de Brasiléia está realizando uma reforma na escola Municipal Gesilda de Freitas Paixão, localizada no km 59 + 27 do ramal.

A iniciativa visa garantir um ambiente mais adequado, seguro e acolhedor para os alunos e profissionais da educação que atuam na comunidade.

Os trabalhos envolvem melhorias na estrutura física da escola, com reparos em áreas danificadas e renovação da pintura, tanto interna quanto externa.

A secretária de Educação, Raiza Dias, esteve na comunidade acompanhando de perto o andamento das obras. Durante a visita, ela conversou com moradores, funcionários e pais de alunos, reforçando o compromisso da gestão com a qualidade da educação.

“A educação no campo também merece atenção especial. Essa reforma é uma forma de reconhecer a importância dessa comunidade e oferecer uma escola mais bonita e funcional para nossas crianças e educadores”, destacou Raiza Dias.

Comentários

Continue lendo