Conecte-se conosco

Cotidiano

De prostituta a comerciante: ponte sobre o Madeira aflige quem faz negócio em torno da balsa

Publicado

em

Por Tião Maia

A ponte sobre o Rio Madeira, em Rondônia, cuja inauguração deve ocorrer no próximo dia 7 de maio, se trará vantagens para a economia regional, causará enormes prejuízos e dores de cabeça para quem vive de negócios no entorno da balsa que faz a travessia de veículos. Além de pelo menos 50 pessoas que trabalham na balsa e que perderão seus empregos quando a ponte for inaugurada, gente como o pequeno comerciante Valmir Melo, de 42 anos, duas filhas e divorciado, vai perde a fonte de renda.

Valmir é natural do Mato Grosso e é dono de uma pequena mercearia às margens da BR-364, nas proximidades da balsa. Seu comércio é uma espécie de parada obrigatória para quem deseja atravessar para o outro lado do rio.

A travessia de balsa custa em média uma hora, tempo suficiente para o viajante fazer refeições e suprir outras necessidades como o uso de banheiros, mediante pagamento, claro. É desta forma que Valmir ganha em média três salários mínimos por mês.

“A partir do mês que vem, quando acontecer a inauguração, eu serei mais um dos milhões de desempregado deste país”, resumiu o pequeno comerciante.”Eu estou procurando outro ponto. Quero continuar trabalhando as margens da BR.Tenho a esperança de que, mesmo com a ponte inaugurada, minha clientela continue me procurando”, acrescentou.

Helena Barbosa/Foto: ContilNet

Em situação como a de Valmir estão pelo menos outras 50 pessoas. Toda preocupadas com o desemprego, principalmente porque a ponte foi construída a cerca de meio quilômetro de distância do ponto onde funciona a balsa.”Eu acho que, por causa desse desvio, quem trabalha aqui perto da balsa vai passar fome”, disse outra comerciante da localidade, Helena Barbosa, de 40 anos, mãe de três filhos, dona de de uma pequena pensão na margem do Rio Madeira.

Situação parecida é vivida por Rosana Rodrigues dos Santos, de 40 anos, natural de Altamir (PA), casada e mãe de quatro filhos. Ela trabalha como empregada de uma lanchonete na cabeceira do porto onde atraca a balsa e ganha por comissão de vendas de salgados, o que a permite ganhar uma média de um salário minimo por mês. Seu marido, Luís Carlos de Araújo Barbosa, que é funcionário a empresa operadora da balsa, também vai ficar desempregado. Eu espero que o dono da empresa nos leve para outro lugar da Amazônia onde haja outras balsas”, disse o piloto marítimo.

É o caso também de outro piloto marítimo, como são chamados os que tocam os rebocadores da balsa, Francisco de Araújo Barbosa, de 44 anos, outro natural de Altamira, que também é operário da empresa administradora da balsa. “Não sei o que vou fazer com a minha família. Talvez eu tenha que ir embora para Belém em busca de emprego”, disse.

Francisco também vive de comércio em torno do Madeira/Foto: ContilNet

A inauguração da ponte impõe reflexos econômicos e sociais na região inclusive para quem faz negócios pouco ortodoxos, como a prostituição, por exemplo. Algumas dessas pessoas, como Marina Pires, de 40 anos, uma bela mulher nascida em Epitaciolândia, no Alto Acre, que vive de serviços sexuais aos motoristas que param no local, a vida vai mudar radicalmente. “Sem clientes, a vida não rola né?”, ela pergunta.

Comentários

Cotidiano

Patrícia Maciel termina na 19ª colocação na semifinal do Crossfit Games

Publicado

em

A acreana Patrícia Maciel fechou a participação na semifinal do Crossfit Games neste domingo, 28, na Arena Carioca, no Rio de Janeiro, com a 18ª colocação. As 30 melhores atletas da América do Sul estiveram durante todo o fim de semana competindo em busca de duas vagas na fase final do torneio, programada entre os dias 1º e 6 de agosto em Madison, capital do Wisconsin, nos Estados Unidos.

“Estou muito feliz com a minha participação. Estive em um evento grandioso e a motivação aumenta para seguir disputando esses grandes torneios”, declarou a acreana.

7000 atletas

Segundo Patrícia Maciel, 7000 atletas iniciaram as disputas do Crossfit Games na América do Sul e isso mostra a grandiosidade do evento.

“Fui semifinalista da maior competição mundial. Esse resultado é fantástico”, comentou Patrícia Maciel.

Próximo torneio é o TCB

O próximo desafio de Patrícia Maciel será a seletiva do Campeonato Brasileiro nos dias 8 e 9 de julho em São Paulo.

“Volto aos treinos nessa semana. Tem o TCB e meu objetivo é garantir uma vaga nas finais”, afirmou a atleta.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá empata com a Tuna Luso e se complica na Série D

Publicado

em

Foto Jhon Silva: O atacante Índio recebeu uma marcação forte dos jogadores da Tuna Luso

Humaitá empatou com a Tuna Luso, do Pará, na tarde deste sábado, 27, no Florestão, em duelo válido pela primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D e se complicou na disputa por uma vaga na próxima fase do torneio nacional. Aldair abriu o placar para o Tourão e Enzzo deixou tudo igual para os paraenses.

A equipe acreana ocupa a 5ª colocação no grupo 1 com 4 pontos, fora da zona de classificação.

Humaitá dominado

O Humaitá fez 1 a 0 no placar em uma penalidade duvidosa marcada pelo árbitro Raimundo José Chagas, do Maranhão. Na segunda etapa, a Tuna Luso dominou a partida e poderia ter conquistado a virada.

Humaitá enfraquecido

As mudanças no Humaitá estão ocorrendo desde o fim do Estadual e a qualidade do elenco vem diminuindo a cada dispensa e contratação. Pelo segundo ano consecutivo, o Humaitá garante calendário no Estadual, mas diminui investimento na Série D e não deve lutar por classificação.

Volta na segunda

O elenco do Humaitá terá uma folga neste domingo, 28, e volta aos treinos na segunda, 29, no período da tarde no campo B da Federação de Futebol. O próximo compromisso do Humaitá será o duelo acreano contra o São Francisco no domingo, 4 de junho, no Florestão.

Nacional ganha fora

No outro jogo do grupo A neste sábado, o Nacional derrotou o Trem por 1 a 0 em Macapá, no Amapá, e assumiu a liderança do grupo 1 com 9 pontos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Santos joga mal e perde para o RB Bragantino no Brasileirão

Publicado

em

Braga foi melhor que o Santos em duelo pelo Brasileirão (Foto: Divulgação/ Santos)

Toro Loko foi muito superior e quebrou o tabu de cinco anos sem ganhar do Peixe

O Santos perdeu a chance de encostar nos primeiros colocados do Brasileirão,na noite deste domingo (28), ao ser derrotado pelo RB Bragantino, por 2 a 0, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), pela oitava rodada.

Além de quebrar um tabu de cinco anos sem vencer o Peixe, o RB Bragantino chegou ao quinto jogo invicto e subiu para o décimo lugar, com 13 pontos, deixando para trás o próprio Santos, que estacionou nos 11 e aparece na 12ª colocação.

Jogo de um time só
O Santos até que começou bem a partida, assustando com Ângelo e Lucas Lima, mas aos poucos o RB Bragantino foi assumindo o controle e abriu o placar aos 30 minutos. Eduardo Sasha cruzou e a bola encontrou Vitinho, que dominou e finalizou rasteiro.

A vantagem do Toro Loko só não foi maior no primeiro tempo porque João Paulo fez pelo menos duas grandes defesas. Na melhor delas, Eric Ramires, de frente para o gol, encheu o pé e parou no goleiro santista.

As alterações feitas por Odair Hellmann não surtiram efeito e o panorama continuou o mesmo no começo do segundo tempo, com o RB Bragantino empilhando chances e esbarrando em João Paulo. O Santos não conseguia ficar com a bola nos pés, o que irritou a torcida que foi ao Nabi Abi Chedid.

O segundo gol do RB Bragantino era questão de tempo e ele saiu aos 31 minutos. Luan Patrick cruzou e Juninho Capixaba deu um leve desvio de cabeça. A bola tocou na trave antes de entrar. Sem forças para reagir, o Santos não conseguiu criar mais nada até o apito final do árbitro.

Próximos jogos
Pela nona rodada do Brasileirão, o RB Bragantino encara o Fluminense no próximo domingo (4), às 16h (de Brasília), no Maracanã, e o Santos recebe o Internacional no sábado (3), às 21h (de Brasília), na Vila Belmiro.

Antes, o Peixe vai até Salvador (BA), na quarta-feira (31), encarar o Bahia, às 19h (de Brasília), pela Copa do Brasil. No jogo de ida das oitavas de final, os times empataram sem gols na Vila Belmiro.

FICHA TÉCNICA
RB BRAGANTINO 2 X 0 SANTOS
Local –
Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Data e horário – domingo (28), às 18h30 (de Brasília)
Árbitro – Anderson Daronco (FIFA – RS)
Auxiliares – Bruno Boschilia (FIFA – PR) e Maira Mastella Moreira (RS)
Árbitro de vídeo – Rafael Traci (SC)

Gols – Vitinho, aos 30’/1T, e Juninho Capixaba, aos 31’/2T (RB Bragantino)

RB BRAGANTINO – Cleiton; Hurtado, Léo Realpe, Luan Patrick e Juninho Capixaba; Matheus Fernandes (Jadsom), Eric Ramires (Gustavinho) e Lucas Evangelista; Helinho (Mosquera), Eduardo Sasha e Vitinho (Sorriso depois Borbas). Técnico: Pedro Caixinha.

SANTOS – João Paulo; Gabriel Inocêncio, Messias, Joaquim e Lucas Pires (João Lucas); Rodrigo Fernández (Camacho), Dodi e Lucas Lima; Ângelo (Patati), Deivid Washington (Bruno Mezenga) e Soteldo (Daniel Ruiz). Técnico: Odair Hellmann.

Comentários

Continue lendo

Em alta