De agricultor a dono de uma das maiores redes de móveis do mundo

Mário Gazin conta história de superação

Por Taiane Lima (Foto: Sousa Gomes)

Mário Valério Gazin considerado dono de uma das maiores empresas da rede de móveis do mundo é exemplo e motivação para quem entrar para o mundo do empresariado.

Ele nasceu e cresceu no interior do Paraná, começou a trabalhar muito jovem, ainda criança, com 11 anos já ajudava o pai com o trabalho da roça. Mário Valério Gazin conta orgulhoso sua trajetória, que por mais tenha sido difícil, guarda a certeza que a vida não é fácil para ninguém. “A única coisa que vejo hoje comparando com meu tempo, já tenho 65 anos, é que hoje tem muito mais espaço. Primeiro hoje tem muito mais espaço, tem muito mais dinheiro no mercado, mais economia, o aprendizado é muito melhor, temos faculdades, o Sebrae que nos auxilia, coisa que no passado nós não tínhamos. ”

O empresário relata, ainda, algo interessante de quando começou a trabalhar, naquele período a carga horária de trabalho era de 54 horas, e mesmo assim ele conta que ainda conseguia fazer ‘bicos’. “Meu pai resolveu ir pra cidade, daí quando ele resolveu ir pra cidade ele me conseguiu um emprego de sapateiro, mas eu nunca recebi um salário, o dinheiro ficava com meu pai, com isso eu tive que fazer bico a noite numa padaria para conseguir os meus ‘trocados’”, relatou.

Do trabalho na padaria, Mário conta que era difícil, como tinha apenas 10 anos e tudo era manual, ele tinha que fazer muito esforço para trabalhar com o cilindro. Mesmo assim, o futuro empresário disse que tentava aprender de tudo na padaria, pois pensava em sua ascensão profissional. “Eu pensava assim, uma hora ele vai ter que sair daqui (se referindo ao padeiro e seu chefe) e eu vou deixar de ser ajudante para ser o chefe”.

Após alguns anos, Gazin foi trabalhar na loja de móveis que tinha como dono, o mesmo proprietário da padaria. Ele saiu da loja e foi trabalhar num “armazém de secos e molhados” (uma espécie de mercado da época), retornou aos 14 anos a antiga loja de móveis em que havia trabalhado.

Segundo Mário Gazin foi por volta dos 16, 17 anos, que surgiu a grande oportunidade, mas pra isso teve que convencer o pai a vender o único carro da família para comprar uma loja de secos e molhados de Douradina, interior do Paraná.

Nascia assim o Grupo Gazin que hoje é um grande conglomerado de 270 empresas espalhadas pelo Brasil que atua em vários segmentos. Figurando como a 4ª melhor loja para se trabalhar da América Latina, a 4ª do Brasil e a 1ª do Paraná. Como bom empreendedor, Mário diz que ainda este ano serão inauguradas 20 lojas, “a intenção é chegar em 2019 entre as 200 melhores e maiores empresas do mundo,” finalizou.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima