Acre
De 63 candidaturas a prefeito em municípios do Acre, só 8 são mulheres

Por Leônidas Badaró
As mulheres são “cabeças de chapa” com Leila Galvão (MDB), em Capixaba com Sara Frank (MDB), Cruzeiro do Sul onde a ex-deputada federal Jéssica Sales é candidata (MDB), Terezinha disputa a prefeitura de Feijó pelo PL, Professora Nagela é candidata em Jordão pelo Podemos e em Porto Acre, a Professora Keila é candidata pelo PSDB. Duas mulheres que são atualmente prefeita disputam a reeleição: Rosana Gomes em Senador Guiomard pelo PP e Maria Lucinéia em Tarauacá pelo PDT.
Entre os anos 2000 e 2024, a quantidade de candidatas no pleito praticamente diminuiu pela metade no Acre, já que na eleição passada, 15 mulheres disputaram as prefeituras.
Em relação a todo país, a fundadora e presidente do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) Tania Ziulkoski avalia que o percentual ainda está muito baixo, considerando que as mulheres representam 52% da população brasileira.
“É fundamental mais mulheres eleitas para a construção de políticas atentas às necessidades que afetam diretamente a nós, mulheres. Fatores que, historicamente, são apontados pelas gestoras que conseguiram ser eleitas na política são a dificuldade em conciliar a dupla e, às vezes, tripla jornada imposta socialmente para a maioria das mulheres, que, além da dedicação à vida política, precisam ainda cuidar de afazeres domésticos, da família e do trabalho.”
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.