Conecte-se conosco

Acre

Da juventude engajada à corrida ao Senado: Conheça a trajetória de Ney Amorim

Ney é candidato ao cargo de senador pelo Partido dos Trabalhadores (PT)

Publicado

em

Ney Amorim (PT), está no terceiro mandato, foi conduzido por unanimidade à presidência da Assembleia Legislativa pela segunda vez. – Foto: Alexandre Lima

O deputado estadual Ney Amorim, filho de uma professora abnegada ao ensino público – dona Graça –, com um agricultor que tornou-se uma das maiores lideranças políticas que o Acre já teve – o ex-vereador Josué Amorim, cresceu na região da Baixada da Sobral, em meio à luta dos movimentos sociais.

É casado, pai de três filhos e sobre a boa política aprendeu cedo: ainda aos 12 anos. Aos 16, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores, onde sempre exerceu posto de destaque.

Em 2004, colocaria pela primeira vez o seu nome como candidato a vereador de Rio Branco, tendo o total apoio dos amigos do esporte e da comunidade da Baixada, obtendo 1840 votos.

O espírito de união o credenciou a tornar-se candidato a deputado estadual, ao ponto de, em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, ter sido convidado a ser o líder do PT.

Em 2014, foi eleito para o terceiro mandato com a maior votação da história do Acre. Foram incríveis 10.213 votos.

E para a Mesa Diretora, numa eleição igualmente histórica, tornou-se presidente por decisão unânime dos 24 deputados.

O deputado é a mudança, não só de identidade, mas de postura, porque entende que uma nova forma de relacionar-se com a população é perfeitamente possível.

E no seu terceiro mandato consecutivo, o deputado Ney Amorim já consolidou uma trajetória de atuação que renova a esperança por dias melhores.

Na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, a Aleac, ele pôs em prática o que aprendeu com o pai, em anos de caminhadas pela cidade – e pelo interior do estado, ouvindo as pessoas, se sensibilizando com suas causas e procurando sanear cada ranço social em prol do bem-estar da coletividade.

É dele, por exemplo, o projeto de lei que criou a ‘Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down’, além do ‘Programa Estadual de Orientação sobre a Síndrome’ para profissionais das áreas de Educação e Saúde. E não para por aí.

É por meio de outro dispositivo que virou lei na Aleac, que Ney Amorim conseguiu com que as mães de recém-nascidos portadores de Down tenham hoje mais facilidade na realização de exames de eletrocardiogramas em seus bebês e mais rapidez nos diagnósticos.

Num gesto de preocupação com os servidores públicos, o deputado garantiu a execução do maior programa de pós-graduação do Acre, com mais de 10 mil vagas oferecidas, numa parceria com o Instituto InFoco.

Auxilio-bolsa estudo de graduação e pós-graduação aos servidores efetivos do quadro permanente da Aleac e o EducAleac pré-Enem garantem que milhares de pessoas possam ter oportunidade de se preparar para o Enem e, quem sabe, ingressar num curso de nível superior.

Em sua gestão, Ney Amorim vem garantindo o fortalecimento do trabalho das Comissões, com a realização de audiências e reuniões, em Rio Branco e no interior do Estado. Com isso, dá voz à população e leva serviços básicos às comunidades mais afastadas, mas essenciais para as famílias.

E ainda, com uma visão democrática, o parlamentar implantou a TV Aleac, que transmite ao vivo os trabalhos do Legislativo.

Também criou o prêmio de Jornalismo, para valorizar o trabalho da imprensa acreana. Isso tem feito com que seu mandato tenha destaque na Assembleia Legislativa, fato observado pela imprensa e por lideranças políticas, inclusive de oposição.

Ney Amorim é um dos fundadores da Associação das Câmaras Municipais do Acre, apoiando diretamente o trabalho realizado pelo Legislativo dos 22 municípios acreanos.

Ney Amorim é visto como renovação do cenário político federal porque representa uma mudança de valores políticos.

Valores como o respeito, o comprometimento e a lealdade para com as pessoas.

BLOG DO EVANDRO CORDEIRO

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo