Cotidiano
“Da cela para o altar: 4 detentos abandonam facções e se convertem ao cristianismo em presídio do Acre”
Trabalho evangelístico transforma vidas no Evaristo de Moraes; detentos gravam vídeos de arrependimento e serão batizados

O pastor Toim Apolinário é um dos pregadores da palavra dentro do presídio. “Inicialmente, foram feitos 12 vídeos dos reeducandos. Em seguida mais 10 e agora 04 reeducandos. Foto: cedida
O presídio Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, foi palco de uma transformação incomum no último final de semana: quatro reeducandos anunciaram publicamente sua ruptura com as facções criminosas para seguir os caminhos da fé cristã. A decisão, descrita por eles como uma “virada da água para o vinho”, é resultado de anos de trabalho evangelístico dentro da unidade prisional.
Com autorização da Justiça, pastores evangélicos realizam cultos semanais nos pavilhões, levando a mensagem bíblica a detentos. O projeto já rendeu frutos: além dos quatro mais recentes convertidos, outros 22 apenados gravaram depoimentos em vídeo renunciando ao crime.
Arrependimento e Nova Vida
Em um dos registros emocionantes, o reeducando Fernando de Souza Almeida pede perdão às vítimas e alerta os jovens sobre a ilusão do crime: “Hoje, quero uma nova vida. Peço perdão àqueles que magoei. O que tenho para falar para os jovens é que essa vida é de ilusão”, declarou.
Bloco da Bênção: Uma Nova Chance
Os convertidos são transferidos para o “Bloco da Bênção”, setor que abriga ex-detentos que abandonaram as facções. Lá, ficam isolados da influência de organizações criminosas e participam de atividades religiosas.
O pastor Toim Apolinário, um dos líderes do trabalho evangelístico, comemora os resultados: “Graças a Deus, essas almas estão sendo alcançadas. Agradecemos ao Judiciário e à direção do presídio pelo apoio. E fazemos um apelo às famílias: não desistam deles!”
O próximo passo será o batismo dos quatro reeducandos nas águas, marcando simbolicamente o início de suas novas vidas. A iniciativa reforça o debate sobre a importância de programas de ressocialização baseados em apoio espiritual e psicológico no sistema prisional.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.