Acre
Curto elétrico em computador de posto do INSS em Brasiléia quase incendeia prédio
Graças ao alarme e ação rápida de vigia que acionou Bombeiros, pior não aconteceu
Alexandre LimaUma Central de processamento Único – CPU, de um dos computadores que servia para atendimento no posto do INSS, localizado no mesmo prédio do Núcleo da Ufac em Brasileia, misteriosamente entrou em curto e pegou fogo na noite deste sábado, dia 16.
Segundo foi apurado no local, o posto de atendimento Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), havia sido transferido de local a cerca de uma semana e passou a ocupar uma sala no mesmo prédio onde funciona o Núcleo da Ufac na cidade.
Misteriosamente, o alarme foi acionado disparando a sirene devido uma densa fumaça ter tomado de conta da sala. Foi quando um funcionário da empresa que presta serviço de vigilância, passava pelo local e percebeu que algo estava errado.
Sem muito o que fazer ao perceber a fumaça, arrombou a porta e viu que algo estaria queimando dentro do escritório. Foi quando os bombeiros foram acionados através do 193 e se deslocaram até o local para verificar o ocorrido.
Dentro da sala que estava cheia de uma densa fumaça, encontram uma CPU em curto e iniciando um incêndio. De principio, se pensava que fosse um ‘no-break’, aparelho que possui uma bateria interna ligado na rede elétrica, usado para evitar corte repentino de energia no computado.
O mesmo foi retirado do local e suas chamas apagadas no caminhão dos bombeiros no lado de fora. A sala, ficou completamente tomada pela fuligem, fumaça e um forte odor.
Todos os aparelhos restantes foram desligados das tomadas.
Comentários
Acre
“UAP e FACOP firmam parceria internacional para impulsionar cooperação acadêmica e científica”
Convênios entre universidade boliviana e instituição brasileira promovem intercâmbio de conhecimento, mobilidade estudantil e projetos de pesquisa binacionais

Para a UAP, a iniciativa reforça seu compromisso com a excelência educacional e a integração regional, enquanto a FACOP amplia sua rede de cooperação na América do Sul. Foto: captada
A Universidade Amazônica de Pando (UAP), por meio de sua Direção de Relações Internacionais, deu um importante passo em sua internacionalização ao firmar, nesta semana, dois acordos de cooperação com a Faculdade do Centro-Oeste Paulista (FACOP), de Bauru, Brasil. Os convênios visam fortalecer a colaboração acadêmica, científica e cultural entre as instituições, com programas conjuntos que incluem:
Intercâmbio estudantil e docente
Pesquisas científicas compartilhadas
Desenvolvimento profissional e tecnológico
Atividades de extensão universitária
A parceria permitirá a mobilidade internacional de alunos e professores, além de estimular a produção de conhecimento em áreas de interesse comum.

A parceria permitirá a mobilidade internacional de alunos e professores, além de estimular a produção de conhecimento em áreas de interesse comum. Foto: captada
Para a UAP, a iniciativa reforça seu compromisso com a excelência educacional e a integração regional, enquanto a FACOP amplia sua rede de cooperação na América do Sul.
As instituições já trabalham no planejamento das primeiras ações, que devem beneficiar a comunidade acadêmica de ambos os países ainda neste ano.
Veja vídeo com TVU Pando:
Comentários
Acre
“Cobrança” inusitada: homem com chapéu de corno protesta na Câmara de Cruzeiro do Sul
Manifestante irreverente rouba a cena durante sessão legislativa; identidade e motivos do ato ainda são desconhecidos

Até o momento, a identidade do homem e o motivo exato de seu protesto ainda não foram divulgados. O caso, no entanto, já virou assunto entre os moradores da cidade. Foto: captada
Na noite da última quinta-feira, dia 8, uma cena inesperada chamou a atenção durante a sessão da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul. Um homem, usando um chamativo “chapéu de corno”, adentrou a galeria do público e começou a fazer gestos de cobrança em direção aos vereadores, do outro lado do vidro que separa os espaços.
O tom humorado da manifestação arrancou risadas de funcionários, parlamentares e espectadores, que não esperavam por um momento tão descontraído em meio aos trabalhos legislativos. Apesar do episódio inusitado, a sessão não foi interrompida e seguiu normalmente.

Vereadores e público se surpreendem com manifestação irreverente; sessão seguiu normalmente sem interrupções. Foto: captada
Reações ao ocorrido:
Apesar da natureza incomum do protesto:
A sessão seguiu normalmente sem interrupções
Nenhum parlamentar se manifestou sobre o ocorrido
Funcionários relataram nunca ter visto algo semelhante
O vídeo do incidente viralizou nas redes sociais locais
A identidade do homem e os motivos exatos de sua manifestação continuam desconhecidos. Especialistas em comportamento político avaliam que o episódio reflete novas formas de protesto popular, que combinam humor e crítica social. A Câmara informou que não tomará nenhuma medida sobre o caso, tratando-o como uma manifestação pacífica e inofensiva.
Veja vídeo com Notícias do Juruá:
Comentários
Acre
Governo promove mutirão de atendimentos em neuropediatria, exames e cirurgias em Brasileia
A coordenadora do programa Saúde Itinerante, Rosemary Fernandes, lembra que a ação já possui calendário definido para contemplar todas as regionais do Estado

Equipe envolvida na realização do programa Saúde Itinerante TEA. Foto: Pablo Charif/Sesacre
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou, de 9 a 11 de maio, uma nova edição da ação Saúde + Perto, com atendimentos do programa Saúde Itinerante Multidisciplinar Especializado em Neuropediatria e do Opera Acre, com mutirões de cirurgias de catarata e ginecológicas no Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia.
Somente o Saúde Itinerante TEA atendeu 200 crianças. No entanto, o número de atendimentos ultrapassa essa marca, considerando que a ação engloba múltiplos serviços por paciente, como odontopediatria, enfermagem, terapias e regulação.
Somando-se às ações realizadas nas demais regionais, foram 840 pessoas atendidas, ultrapassando a marca de mil atendimentos. Exames de ultrassonografia também foram ofertados em Brasileia, totalizando 62 exames, inclusive para pacientes indígenas, levados até o hospital com apoio de transporte aéreo.
“Nossos pacientes vieram fazer a ultrassonografia abdominal. Quero agradecer a todo o pessoal de Brasileia, porque fomos muito bem atendidos”, disse Marivânia Manchineri, indígena de Assis Brasil, que compareceu ao local acompanhada de outros sete indígenas, entre crianças e adultos.

Maria José Mota ao lado do filho, Eduardo, de 13 anos. Foto: Agnes Cavalcante/Sesaccre
Moradora da zona rural de Epitaciolândia, Maria José Mota, mãe de Eduardo, de 13 anos, levou o filho pela primeira vez ao atendimento especializado e celebrou o acesso ao serviço mais próximo de casa:
“Desde pequeno eu já percebia algo estranho, mas a professora dizia que era normal. De um tempo pra cá, quando ele mudou de série, a nova professora percebeu e fez um relatório. E eu quero ver o que o médico vai me dizer. Só gratidão por realizarem a ação aqui em Brasileia. É uma bênção, porque facilita muito.”

O número de atendimentos ultrapassa essa marca, considerando que a ação engloba múltiplos serviços por paciente, como odontopediatria, enfermagem, terapias e regulação. Foto: Agnes Cavalcante/Sesaccre
Além de Brasileia, as cirurgias do programa Opera Acre ocorreram simultaneamente:
– No Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, com seis cirurgias ginecológicas;
– No Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard, com 60 cirurgias proctológicas;
– Na Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo, em Rio Branco, com cinco cirurgias vasculares e dez ginecológicas;
– No Hospital Dr. Manoel Marinho Monte, em Plácido de Castro, com 25 atendimentos;
– E no Hospital Abel Pinheiro, em Mâncio Lima, com 120 procedimentos de laqueadura.
O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, reforça que depoimentos como o de Maria José demonstram que o Estado está no caminho certo: “Levar saúde para mais perto das pessoas não é uma tarefa fácil, mas nossa equipe tem se esforçado muito para manter essa ação conjunta, que beneficia toda a população nas regionais. Ver crianças tendo acesso a serviços de qualidade e mantendo consultas e terapias em dia é recompensador”, ressaltou.
A coordenadora do programa Saúde Itinerante, Rosemary Fernandes, lembra que a ação já possui calendário definido para contemplar todas as regionais do Estado:
“Conforme nosso calendário, em setembro iremos retornar ao Alto Acre. Estamos fazendo o caminho inverso, como nos orienta o governador e a gestão da Sesacre: ao invés de os pacientes irem até Rio Branco, levamos os profissionais até onde eles vivem, facilitando o acesso à saúde.”

Pacientes saíram do hospital enxergando, Foto: Pablo Charif/Sesacre
Um novo olhar
Uma das pacientes que passou por cirurgia de catarata foi a aposentada Sebastiana Gomes, de 68 anos, que aproveitou para destacar a excelência do atendimento. “O atendimento foi ótimo. Eu comecei a desconfiar numa consulta, porque meus ‘olho começou a queimar’, arder… e eu disse: ‘O que é isso?’. A médica disse que era catarata.”
Sua xará, Sebastiana Mendes, de 71 anos, também celebrou a nova vida após a cirurgia. “Eu achei uma coisa muito ótima, muito útil, desde a consulta até o atendimento. A gente gastaria muito pra fazer esse processo todo, e agora a gente ganhou tudo na mão. Agradeço a Deus e a toda a equipe.”
Já o oftalmologista Rafael Silva, que integrou a ação, também expressou gratidão pelo trabalho realizado. “São dias muito corridos, muito cansativos, mas a sensação é de dever cumprido. É gratificante, porque às vezes o paciente chega cego, sem enxergar nem meu rosto, e já sai da cirurgia vendo tudo. Pra nós, é emocionante.”
Você precisa fazer login para comentar.