Cotidiano
Curso preparatório da Ufac para o Enem deve atender mais de 700 alunos da rede pública do AC
Projeto de Extensão #EuNaUfac atende alunos de baixa renda que estudaram em escolas públicas no estado. Este ano, alunos de sete municípios vão se preparar para o Enem por meio do projeto.

Aula inaugural em Rio Branco ocorreu nesta quinta-feira (11), no Campus da Ufac — Foto: Divulgação/Ufac
Por Aline Nascimento, G1 AC
Mais de 700 alunos vão se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com professores de um projeto de extensão da Universidade Federal do Acre (Ufac). O curso preparatório é gratuito e atende alunos da rede pública do estado.
Criado em 2016, o Projeto de Extensão #EuNaUfac prepara alunos para o exame no campus da Ufac em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Em 2019, além de estudantes desses municípios, o projeto vai atender candidatos de Mâncio Lima, Manoel Urbano, Rodrigues Alves, Brasileia e Jordão.
O coordenador do projeto, Enock Pessoa, contou que a aula inaugural na capital acreana ocorreu na última quinta-feira (11). Em Rio Branco, as aulas estão previstas para iniciar nesta segunda (15).
O projeto vai atender candidatos de Mâncio Lima, Manoel Urbano, Rodrigues Alves, Brasileia e Jordão.
“Aqui em Rio Branco vão ser 120 alunos. A aula inaugural em Brasileia deve ser feita na semana que vem. Estamos em Manoel Urbano, onde já fizemos a aula inaugural. São 100 estudantes por cada município, só que em Rio Branco são 120”, frisou.
O coordenador explicou também que em 2016 o projeto atendeu alunos do Baixo e Alto Acre. Nos anos seguintes, os municípios foram alternados, sendo apenas Rio Branco fixo. Pessoa ressaltou que em 2017 cerca de 101 alunos do curso conseguiram ingressar na faculdade.
“É um curso para quem estudou em escolas públicas. A gente ainda dá orientação pós-Enem para saber em qual curso eles [alunos] vão conseguir entrar com facilidade, de acordo com a nota. É uma grande oportunidade que damos para a população de baixa renda para ter uma igualdade”, acrescentou.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.