Conecte-se conosco

Cotidiano

Cruzeiro do Sul é a segunda cidade do Acre com mais mortes por Covid-19 desde 2023

Publicado

em

Boletim da Saúde aponta 77 óbitos no estado no período; capital Rio Branco lidera com 42 mortes, enquanto seis municípios não registraram nenhum falecimento

De acordo com o boletim, o Acre confirmou 16.403 casos positivos da doença e 77 mortes entre 2023 e 2025. Foto: captada 

Um levantamento da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) coloca Cruzeiro do Sul como o segundo município com o maior número de óbitos por Covid-19 desde o início de 2023. O boletim epidemiológico, atualizado até 16 de agosto de 2025, registra 10 mortes na cidade, atrás apenas da capital Rio Branco, que contabilizou 42 óbitos.

No total, o estado confirmou 16.403 casos positivos e 77 mortes pela doença no período. Enquanto seis municípios — Acrelândia, Jordão, Porto Acre, Senador Guiomard, Santa Rosa do Purus e Porto Walter — não registraram nenhum óbito, outros apresentaram números significativos, como Tarauacá e Sena Madureira (4 cada), Feijó, Xapuri e Marechal Thaumaturgo (2 cada).

Panorama municipal
Maiores registros de óbitos (2023-2025):
  • Rio Branco: 42 mortes

  • Cruzeiro do Sul: 10

  • Tarauacá: 4

  • Sena Madureira: 4

  • Feijó: 2

  • Xapuri: 2

  • Marechal Thaumaturgo: 2

Já cidades como Bujari, Capixaba, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Mâncio Lima e Rodrigues Alves registraram ao menos uma morte no mesmo intervalo.

No estado, a taxa de letalidade ficou em 0,5%, e o coeficiente de mortalidade alcançou 8,6 óbitos por 100 mil habitantes. Bujari apresentou os maiores índices proporcionais, com 7,5% de letalidade e 28,8 mortes por 100 mil habitantes.

Segundo a Sesacre, 67,5% das mortes ocorreram em pessoas acima de 60 anos, sendo que 64,9% dos óbitos estavam associados a comorbidades como hipertensão, cardiopatias e diabetes. Outros 35,1% não apresentavam registro de doenças prévias.

Municípios sem mortes registradas:

Acrelândia, Jordão, Porto Acre, Senador Guiomard, Santa Rosa do Purus e Porto Walter.

Perfil das vítimas
  • Faixa etária: 67,5% tinham mais de 60 anos

  • Comorbidades: 64,9% apresentavam doenças pré-existentes (hipertensão, cardiopatias, diabetes)

  • Saúde prévia: 35,1% não tinham registro de comorbidades

Dados epidemiológicos
  • Total de casos: 16.403 confirmados no período

  • Taxa de letalidade no estado: 0,5%

  • Coeficiente de mortalidade: 8,6 óbitos por 100 mil habitantes

  • Maior letalidade: Bujari registrou 7,5% (maior índice proporcional)

Alertas da Sesacre:

A secretaria reforça a importância da dose de reforço para idosos e imunossuprimidos, além de manter vigilância para possíveis novas variantes.

O relatório destaca que a campanha de imunização e a manutenção de medidas preventivas foram decisiva nos casos graves em comparação com 2020-2022. Foto: captada 

O estudo revela que a grande maioria das mortes (67,5%) ocorreu em pessoas acima de 60 anos, e a presença de comorbidades como hipertensão e diabetes foi um fator relevante em 64,9% dos óbitos. A Sesacre atribui a redução de casos graves e mortes, especialmente em comparação com o início da pandemia, à efetividade da vacinação e às medidas de prevenção.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Craques do Futuro faz despedida do Brasileiro Sub-20 contra o Botafogo

Publicado

em

A equipe das Craques do Futuro enfrenta o Botafogo neste domingo, 5, a partir das 13 horas(hora Acre), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e fecha a participação no Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20. As meninas acreanas irão tentar marcar o primeiro ponto na competição e o Botafogo, atual campeão Brasileiro, entra em campo classificado para a próxima fase.

Realidades diferentes

A técnica Neila Rosas, comandante das Craques do Futuro, comentou a respeito das realidades diferentes para outros adversários do grupo.

“Disputamos uma competição contra equipes fortíssimas e com trabalhos de base. Precisamos entender a participação no Brasileiro como um aprendizado e tentar projetar o futuro de uma outra maneira”, avaliou Neila Rosas.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rolim de Moura e Galvez jogam pela liderança do grupo A1

Publicado

em

Rolim de Moura e Galvez se enfrentam neste domingo, 5, a partir das 15 horas(hora Acre), no estádio Cassolão, em Rolim de Moura, Rondônia, pela 3ª rodada da fase de classificação do grupo A1 do Campeonato Brasileiro A3.

A equipe rondoniense lidera a chave com 4 pontos e as Imperatrizes estão na vice-liderança somando 3.

Galvez

A zagueira Lorena, com problemas particulares, é desfalque no Galvez e Joana, ex-Vila Nova, deve ser a escolhida para atuar no setor defensivo.

Renato Paulo estreia

O técnico Renato Paulo estreia no comando do Galvez. O novo comandante trabalhou durante toda a semana e deve manter a base da vitória contra a Desportiva Itapuense.

Trio de arbitragem

Um trio de Rondônia comanda Rolim de Moura e Galvez. Esthedne Willian Cardoso apita e os auxiliares serão Valdebrânio da Silva e Tiago Ferreira.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Estaduais Sub-11 e 15 começam com 6 partidas no CIE

Publicado

em

Começa neste sábado, 4, a partir das 13h45, no Centro de Iniciação ao Esporte(CIE), os Estaduais Sub-11 e 15. Os torneios marcam a abertura da temporada da Federação Acreana de Futsal(Fafs).

“Conseguimos manter o planejamento inicial e os torneios irão iniciar dentro do programado. Nossa meta é elevar o nível das competições nesta temporada”, afirmou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.

Partidas do Sub-15

Preventório x Capixaba

Café com Leite x AME

Epitaciolândia x Villa

Fluminense da Bahia x PSC

Jogos do Sub-11

Fluminense da Bahia B x Café com Leite

Fluminense da Bahia x Villa

Comentários

Continue lendo