Flash
CRM parabeniza médicos do Acre eleitos como presidente e secretária Geral do CFM: ‘Orgulho’
O Conselho Regional de Medicina do Acre parabeniza os médicos José Hiran da Silva Gallo e Dilza Teresinha Ambrós Ribeiro, que foram eleitos como presidente e diretora da Secretaria Geral do Conselho Federal de Medicina, respectivamente, para o biênio 2022/2024. A nova diretoria do CFM tomou posse nesta sexta-feira (1º) e a solenidade foi transmitida pela Internet.
Doutor José Hiran nasceu na cidade de Xapuri, no interior do Estado do Acre e exerce sua profissão em Rondônia. O médico graduou-se pela Faculdade Estadual de Medicina do Pará, com especialização em tocoginecologia, possui doutorado e pós-doutorado em Bioética pela Universidade de Porto, onde participa como docente voluntário.
Ele contribui como membro efetivo da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, da Academia de Medicina de Rondônia, da Sociedade Brasileira de Mastologia e do CFM, onde atua desde 1999. O profissional também relatou importantes resoluções sobre reprodução assistida e autonomia da paciente.
Em 2018, doutor Hiran foi homenageado pelo governo do Acre com o recebimento da insígnia da Ordem da Estrela do Acre, no grau de comendador. A entrega das insígnias representa o reconhecimento de valores para a medicina e para a sociedade acreana e brasileira.
Já doutora Dilza é natural de Passo Fundo (RS), mas atua no Estado acreano há quase quatro décadas e foi a primeira representante dos médicos do Acre a assumir um lugar na diretoria do CFM, em outubro de 2019.
A médica é doutora em bioética pela Universidade do Porto, especialista em pediatria e administração hospitalar, membro da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação e da Academia Acreana de Medicina, conselheira regional e federal de medicina pelo estado do Acre. Além disso, é médica da Universidade Federal do Acre (Ufac) e assessora técnica do Hospital Regional do Juruá.
No CFM, é diretora da Secretaria Geral, coordenadora da Comissão de Integração de Médicos de Fronteira, membro da Câmara Técnica de Pediatria e das Comissões de Humanidades Médicas e de Bioética. Também representa o CFM no Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas (Conselhão) e no Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (Conselhinho).
*Presidente do CRM-AC acompanha posse*
A presidente do CRM-AC, Leuda Dávalos, esteve em Brasília para acompanhar a posse da nova diretoria do CFM e destacou a importância do trabalho desenvolvido pela doutora Dilza que, em sua trajetória, dedicou-se à medicina do Acre e hoje sua contribuição ultrapassa os muros do regional. A presidente lembrou ainda dos projetos encabeçados pela conselheira federal que já foram implantados e os que estão em fase de implantação, que promovem a integração e modernização de todos os conselhos.
Dra. Leuda também ressaltou a atuação do novo presidente do CFM, Dr. José Hiran e agradeceu pelo trabalho em prol da classe médica brasileira e de incentivo aos projetos de âmbito do Acre, que vão da educação médica continuada à melhor estruturação física das atividades do Conselho.
“Estamos muito felizes e honrados por termos dois médicos tão importantes para o Acre à frente do CFM, é um orgulho. Doutor Hiran é filho dessa terra e, mesmo não vivendo em nosso Estado, sempre demonstrou cuidado e amor por nossa gente, ao incentivar nossos projetos e ações em prol dos médicos acreanos e da sociedade. E doutora Dilza, com tantos anos de atuação e dedicação ao Acre, é sim uma acreana de coração e que tanto nos inspira. Gostaria de parabenizá-los e desejar sabedoria e sucesso nesse desafio e dizer que estamos à disposição para contribuir com essa gestão”, disse a presidente do CRM.
Comentários
Flash
vídeo: Câmeras flagram dupla armada tentando executar jovem no Bairro da Base, em Rio Branco
Criminosos mortos em confronto com a PM foram registrados atirando contra André Luiz Souza da Silva; vítima sobreviveu ao atentado.
Imagens de câmeras de monitoramento de uma residência flagraram o momento em que dois criminosos armados tentaram executar um jovem no Beco Brasileia, no bairro da Base, em Rio Branco. A tentativa de homicídio ocorreu na noite do último sábado (10).
Nas gravações, é possível ver a dupla caminhando pela região. Ao perceberem a presença de uma pessoa, os criminosos voltam, sacam armas de fogo e efetuam vários disparos contra André Luiz Souza da Silva, de 20 anos.
Mesmo com os tiros à curta distância, André foi atingido por apenas dois disparos — um na mão direita e outro na perna direita — e sobreviveu ao ataque. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao pronto-socorro de Rio Branco, onde permanece internado em estado estável.
Os autores do atentado foram identificados como V. G, S. R, de 16 anos, e um comparsa conhecido como Andrio. Ambos morreram ou desapareceram durante confronto com a Polícia Militar horas após o crime. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Comentários
Flash
Assis Brasil celebra seus 49 anos com programação especial
Assis Brasil está em clima de festa pelos seus 49 anos de emancipação política. A semana de comemoração começou ainda na semana passada, com diversos eventos que vêm movimentando a cidade e reunindo a população em momentos de celebração.
Na manhã desta segunda-feira (12), foi realizada a tradicional cerimônia de hasteamento dos pavilhões em frente à Prefeitura Municipal, contando com a presença de alunos, professores, servidores, vereadores e autoridades como a Polícia Militar e o Exército Brasileiro. O ato cívico reforça o sentimento de pertencimento e orgulho por nossa cidade.
A programação segue nos próximos dias com uma série de eventos que se estendem até depois do dia 14 de maio — data oficial do aniversário do município — celebrando o progresso, a história e o povo de Assis Brasil.
A Prefeitura convida toda a população a continuar participando dessa festa que é de todos nós!
Comentários
Flash
Judiciário leva projeto de combate à violência doméstica aos municípios de Epitaciolândia e Brasiléia
Com apoio das prefeituras, TJAC propõe criação de grupos reflexivos para homens autores de violência, visando à prevenção e redução da reincidência no interior do estado.
Dando continuidade à política de interiorização do combate à violência doméstica, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), visitou, nos dias 8 e 9 de maio, os municípios de Epitaciolândia e Brasiléia. O objetivo foi apresentar propostas de implantação dos Programas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e Intrafamiliar às câmaras municipais.
A comitiva foi liderada pela juíza Andréa Brito, coordenadora da Comsiv, que esteve acompanhada de magistrados locais, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, representantes do Legislativo e do Executivo. Em Epitaciolândia, a reunião ocorreu na quinta-feira (8) com o prefeito Sérgio Lopes, que se comprometeu a enviar à Câmara o Projeto de Lei para criação de um grupo reflexivo com foco na reeducação de agressores. “É um passo importante na prevenção à reincidência de crimes. Vamos trabalhar de forma integrada com o Judiciário, o MP e a Defensoria”, declarou o prefeito.
Já na sexta-feira (9), em Brasiléia, a reunião contou com a presença da desembargadora Waldirene Cordeiro, supervisora do Núcleo Permanente de Justiça Restaurativa (Nujures), e do juiz Guilherme Miotto. O prefeito Carlinhos do Pelado também confirmou que encaminhará o projeto à Câmara Municipal. “Foi um encontro produtivo. Queremos implementar essa política no município o quanto antes”, afirmou.
Durante os encontros, a juíza Andréa Brito realizou a entrega simbólica da minuta da lei e apresentou a Resolução nº 254 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Política Judiciária Nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres. A magistrada destacou a importância da interiorização da política dos grupos reflexivos: “É um trabalho educativo e preventivo, e os dados comprovam sua eficácia. A receptividade das prefeituras e câmaras foi extremamente positiva.”
Desde o início da política de interiorização, em 2021, o projeto foi apresentado em 11 municípios. Sete cidades já aprovaram a legislação, como Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Jordão, Assis Brasil, Manoel Urbano e Cruzeiro do Sul.
Os grupos reflexivos vêm apresentando resultados expressivos. O “Homens em Transformação”, criado pela Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (VEPMA) em 2018, atendeu 749 homens e registrou apenas 8% de reincidência. Outros programas similares desenvolvidos pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), via Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP) e Unidade de Monitoramento Eletrônico (UMEP), atenderam juntos mais de 670 homens.
A proposta visa não apenas punir, mas reeducar e evitar que novos episódios de violência se repitam. Segundo a juíza Andréa Brito, o trabalho busca transformar a cultura que perpetua a violência doméstica: “A prevenção e o diálogo com as autoridades locais são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e segura para as mulheres.”
Você precisa fazer login para comentar.