Conecte-se conosco

Extra

Crise política no Peru chega na fronteira com o Acre com destruição de pedágio e bloqueios de estrada

Publicado

em

A crise politica após o afastamento do ex-presidente do Peru, Pedro Castillo, que foi preso após tentar dissolver o parlamento do país na última quarta-feira (7), vem gerando protestos por todo o País. Dias atrás, conflitos em algumas regiões terminou em mortes.

Nas eleições do País em 2021, Pedro Castillo surpreendeu e venceu Keiko Fujimori, que é filha do ex-presidente Alberto Fujimori, por uma margem pequena de votos.

Antes mesmo de assumir o cargo, ainda na campanha, Castillo já havia dado declarações polêmicas, ameaçando fechar o Congresso se os parlamentares não aceitassem os planos dele, fato esse que gerou pedidos de impeachment pelo Parlamento, onde maioria é oposição.

O presidente deposto do Peru, Pedro Castillo, foi escoltado ao ser transferido para uma base da polícia — Foto: Renato Pajuelo / AP Photo

Após alguns conflitos internos e com o Parlamento, Pedro Castillo perdeu a queda-de-braço sendo aprovado seu afastamento e foi preso, sendo levado para uma base militar da Diretoria de Operações Especiais da polícia, no distrito de Ate, onde deve permanecer por até 15 dias, sob investigação.

Nesta quarta-feira (14), imagens foram divulgadas de bloqueios de pontes e protestos em algumas comunidades localizadas na estrada que liga o Peru partindo da cidade de Iñapari, situada na divisa com o município de Assis Brasil, no estado do Acre, até a cidade de Maldonado.

Um dos postos de pedágio a pouco quilômetros da fronteira, foi atacado por manifestantes, sendo ateado fogo nas casas e guichês de cobrança. Não se tem informações de feridos até o momento, mas, que o clima seria de tensão entre simpatizantes e contrários o presidente afastado.

Posto de pedágio localizado na Estrada Interoceânica Maldonado/Iñapari foi destruído.

Autoridades do Brasil e do Peru na fronteira com o Acre, aconselha aos turistas brasileiros e estrangeiros que queriam passar para o lado peruano, tomem precauções extremamente necessárias, para que não corram riscos pelas estradas, uma vez que, avisaram que os bloqueios tendem a aumentar nos próximos dias.

* Entenda a seguir a crise que resultou na prisão de Pedro Castillo:

  • O líder peruano foi eleito em 2021 após uma eleição extremamente polarizada. Pedro Castillo surpreendeu e venceu Keiko Fujimori, que é filha do ex-presidente Alberto Fujimori, por uma margem pequena de votos.
  • A candidata derrotada foi à Justiça Eleitoral para questionar o resultado das eleições, o que causou uma série de manifestações feitas por apoiadores de Castillo e Fujimori.
  • Keiko Fujimori só aceitou os resultados das urnas mais de um mês após o segundo turno das eleições.
  • Antes mesmo de assumir o cargo, ainda na campanha, Castillo já havia dado declarações polêmicas,ameaçando fechar o Congressose os parlamentares não aceitassem os planos dele.
  • Com o parlamento dominado pela oposição,a primeira crise do governo aconteceu dois meses depois da posse, quando o primeiro-ministro do país e todo o gabinete ministerial renunciaram aos cargos.
  • Em dezembro de 2021, Castillo sofreu o primeiro pedido de impeachment, que acabou sendo derrubado. Outros dois foram abertos, sendo que o último resultou no afastamento do presidente, nesta quarta.
  • Pedro Castillo já foi acusado de “incapacidade moral” para seguir no poder e “falta de rumo”.
  • Nesta quarta-feira, o presidente fez uma transmissão pública para anunciar a dissolução do Congresso e convocar novas eleições, em resposta ao último pedido de impeachment que sofreu.
  • Durante o anúncio de dissolução do Congresso, Castillo afirmou que iria instituir um governo de exceção, declarando estado de emergência.
  • A manobra de Castillo não funcionou. O Parlamento ignorou a dissolução e se reuniu para aprovar o pedido de impeachment do presidente.
  • As Forças Armadas também não apoiaram o presidente e afirmaram que o Castillo só poderia dissolver o Congresso se os parlamentares tivessem derrubado todos os ministros do governo, o que não aconteceu.
  • A Suprema Corte do Peru classificou a atitude de Castillo como golpe de Estado e determinou que a vice, Dina Boluarte, assuma a Presidência.
  • O Congresso também convocou Dina Boluarte para ser empossada como presidente, ainda nesta quarta. Em uma rede social, ela escreveu que Pedro Castillo rompeu a ordem constitucional.
  • Castillo foi preso momentos depois, enquanto se preparava para deixar o palácio do governo.

 

* Por G1

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE SUSPENSÃO

Publicado

em

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

AVISOS E PUBLICAÇÕES

AVISO DE SUSPENSÃO

PREGÃO ELETRÔNICO N° 020/2025 – COMPRAS.GOV 90020/2025

Comunicamos a suspensão da licitação supracitada, publicada no D.O.U nº 49 de 13/03/2026. Pregão Eletrônico nº 90020/2025 (UASG 980105). Objeto: Aquisição de equipamentos de informática, tecnologia e comunicação. Motivo: Em razão de recebimento de pedido de esclarecimento e impugnação faz-se necessário maior prazo para análise e resposta da Equipe.

Brasiléia/AC, 24 de março de 2026.

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Pregoeira

Comentários

Continue lendo

Extra

Assaltantes armados invadem posto de combustível no centro de Rio Branco

Publicado

em

Criminosos renderam funcionários, roubaram celulares e dinheiro e fugiram sem serem localizados

Três assaltantes armados invadiram um posto de combustível da rede Bons Amigos na madrugada desta segunda-feira (23), na rua Sergipe, região central de Rio Branco, nas proximidades do Terminal Urbano.

De acordo com a Polícia Militar, acionada pelo Centro de Operações (Copom), os criminosos chegaram ao local a pé e renderam os funcionários. Durante a ação, as vítimas foram trancadas no banheiro, estratégia usada para evitar reação e dificultar a identificação dos suspeitos.

Os assaltantes levaram aparelhos celulares e cerca de R$ 300 em dinheiro antes de fugirem em direção desconhecida.

Guarnições realizaram buscas na região, mas até o momento ninguém foi preso.

O caso foi registrado na Delegacia de Flagrantes (Defla) e será investigado pela Polícia Civil de Rio Branco.

Comentários

Continue lendo

Extra

Gabriela de Paiva é eleita governadora de Pando e faz história na Bolívia

Publicado

em

Engenheira de 32 anos é a primeira mulher a comandar o departamento que faz fronteira com o Acre

A engenheira eletromecânica Gabriela de Paiva Padilla foi eleita governadora do departamento de Pando, na Bolívia, nas eleições realizadas no domingo (22). Aos 32 anos, ela se torna a primeira mulher a ocupar o cargo e uma das mais jovens líderes regionais do país.

De acordo com o Sistema de Resultados Preliminares (Sirepre), do Tribunal Supremo Eleitoral boliviano, com 96% das urnas apuradas até a noite da votação, Gabriela obteve 47% dos votos válidos, garantindo a vitória ainda no primeiro turno. A principal adversária, Eva Luz Humérez, ficou com 25% dos votos.

O cenário eleitoral foi impactado pela desclassificação do partido FSUTCP, ligado ao empresário Rodolfo Añez, poucos dias antes do pleito. Ainda assim, Gabriela já figurava entre as favoritas, com destaque em debates e propostas voltadas à realidade local, especialmente com apelo entre o público jovem.

Com apoio do partido Libre, a nova governadora construiu uma base eleitoral diversificada, alcançando tanto áreas urbanas quanto rurais. Sua ligação familiar com o setor agrícola também contribuiu para o fortalecimento da candidatura nas regiões produtoras.

A eleição marca um momento histórico na política boliviana, ao consolidar a primeira mulher eleita democraticamente para governar o departamento de Pando. Gabriela de Paiva comandará a região no período de 2026 a 2031.

Em sua primeira manifestação após a vitória, ela agradeceu o apoio da população e afirmou que trabalhará para corresponder à confiança depositada nas urnas.

Comentários

Continue lendo