Conecte-se conosco

Geral

Crescimento na geração de empregos comprova retomada da economia acreana pós-pandemia

Publicado

em

Após uma fase extremamente atípica para o comércio e setor produtivo, o estado voltou a se destacar na geração de novos postos de trabalho. O saldo contabilizado entre 2019 e 2021 foi de 12 mil empregos. Destaque para 15 cidades acreanas que contribuíram diretamente para alcançar este resultado.

Nesta série comparativa, 2021 apresentou os melhores resultados. Enquanto em 2019 menos de mil empregos foram consolidados, em 2021 o saldo ultrapassou oito mil postos formais com carteira assinada.

Acre apresentou saldo positivo na geração de empregos formais entre 2019 e 2021, aponta Caged. Foto: Neto Lucena/Secom

Artes, cultura, esporte e recreação; atividades administrativas e serviços complementares; atividades profissionais, científicas e técnicas; comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas; construção civil; eletricidade e gás; indústria de transformação; informação e comunicação; e saúde humana e serviços sociais foram os setores que mais empregaram nos últimos três anos.

Quando comparado aos demais estados da Região Norte do país, o Acre ocupa posição de destaque. Em 2020, registrou o segundo maior crescimento e, no ano passado, ficou atrás somente de Tocantins e Rondônia.

Governo do Estado faz sua parte pelo desenvolvimento do Acre

Nos últimos três anos e meio, o governo tem contribuído com o fortalecimento da economia. Por meio de contratação de novos servidores, prioridade às empresas locais em compras governamentais, criação de programas voltados para a geração de empregos, incentivo ao agronegócio e execução de grandes pacotes de obras públicas, o Estado não mede esforços em favor do desenvolvimento do Acre.

“Nosso governo entende que é preciso criar as condições necessárias para que o estado cresça. Temos feito isso desde o início da nossa gestão e os frutos começam a aparecer. Continuaremos trabalhando ainda mais para que as pessoas tenham mais oportunidades”, comentou o governador Gladson Cameli.

Governador Gladson Cameli está na Europa em busca de investidores internacionais para contribuir com o desenvolvimento do Acre. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Durante esta semana, o chefe de Estado cumpre agenda em Genebra, na Suíça, onde participa da 110ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e em Londres, no Reino Unido. O principal objetivo da viagem ao continente europeu é apresentar as potencialidades da região e atrair investidores internacionais para o Acre.

“Temos uma posição extremamente privilegiada em relação ao Oceano Pacífico e países andinos. Nossas terras são excelentes para o agronegócio sustentável e o mundo inteiro tem o desejo de conhecer a Amazônia. O Acre tem tudo para se desenvolver muito nos próximos anos e temos pressa para que isso aconteça”, enfatizou Cameli.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Publicado

em

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia

O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.

O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio

Publicado

em

Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada 

O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.

De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.

A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.

O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.

“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.

Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Comentários

Continue lendo