Cotidiano
Cresce no Acre número de ciclistas e a venda de bikes para prática de esporte: “Minha saúde é outra”
“Tinha dificuldade para dormir, tomava remédio para conseguir acalmar minha ansiedade, e hoje não preciso mais fazer uso de nenhuma medicação”

Grupo de senamadureirenses que praticam o ciclismo e chegam a percorrer 80 km em um só dia/Foto: Reprodução
POR EVERTON DAMASCENO
Os pesos e esteiras de academias não são mais as únicas possibilidades de praticar exercício físico no Acre. O ciclismo está cada vez mais ganhando espaço como esporte e/ou competição entre aqueles que preferem movimentar toda a musculatura do corpo e estimular o cérebro sem as formas convencionais.
Uma dessas pessoas é a enfermeira acreana Keyla Roberta, que há pouco mais de 1 mês descobriu sua paixão por pedalar. A bicicleta foi a única maneira possível, por conta do tempo dedicado ao combate à pandemia, de cuidar da própria saúde.
“Como não tinha tempo para ir à academia, eu e minha companheira decidimos comprar duas bicicletas e começamos a pedalar. Depois de um tempo, entramos para o grupo Jandaia e participamos de competições com eles, pedalando semanalmente”, contou à reportagem.
Neste último fim de semana, a enfermeira venceu um campeonato estadual de ciclismo.

Keyla descobriu o amor pelo ciclismo há poucos dias/Foto: Arquivo pessoal
“Parei de tomar medicação. Minha saúde é outra”
Keyla disse que já perdeu peso desde que iniciou a atividade, mas deixa claro que as suas maiores conquistas têm a ver com a melhoria do sono e da ansiedade.

Neste último fim de semana, a enfermeira venceu um campeonato estadual de ciclismo/Foto: Reprodução
“Eu perdi peso desde que comecei a pedalar. Minha saúde é outra. Tinha dificuldade para dormir, tomava remédio para conseguir acalmar minha ansiedade, e hoje não preciso mais fazer uso de nenhuma medicação. Durmo tranquila e bem”, comentou.
“Descobri um esporte que me deixa satisfeito e que me ajuda a perder peso”
O senamadureirense Edeclan Damasceno também foi um dos que se interessaram pelo esporte nos últimos meses. Ele explica que o ciclismo tem contribuído de forma considerável para o processo de emagrecimento.

Edeclan diz que encontrou um esporte que auxilia no processo de emagrecimento e lhe dá disposição/Foto: Reprodução
Damasceno, que já perdeu 23 kg em 8 meses, integra um grupo de pelo menos 8 pessoas que pedalam semanalmente na BR-364, percorrendo até 80 km em um só dia. Disposição é o que não falta para os amantes dos pedalos, que chegam a acordar às 3h da manhã para iniciarem os trabalhos.
“Encontrei um esporte que me deixa satisfeito e motivado, que ajuda no processo de emagrecimento e me dá disposição. Me sinto outra pessoa, com a saúde renovada e um sono mais tranquilo”, destacou.

Os senamadureirenses chegam a percorrer 80 km em um só dia/Foto: Reprodução
“O nosso grupo tem muita disposição. Acordamos, muitas vezes, 3h da manhã para pedalar. Nos divertimos muito com os encontros e ainda cuidamos da saúde. É um combo perfeito”, finalizou.
“A procura por bicicletas cresceu absurdamente em 2021”
Nossa reportagem procurou a loja AC Bikes, em Rio Branco, especializada na venda e conserto de bicicletas, para saber como está a procura pelos veículos de duas rodas.
“Tivemos um crescimento absurdo na procura por bicicletas durante a pandemia, especialmente nesse ano de 2021. Com as academias fechadas ou com restrições, as pessoas optaram por outras formas de praticar exercício, um delas é o ciclismo”, disse o vendedor Felipe de Lima.
A loja chegou a ter seu estoque de bikes esgotado em meses passados. “Eram tantas pessoas procurando por bicicleta que o nosso estoque já chegou a esgotar. Teve um dia que conseguimos vender 20 bicicletas em poucas horas”, concluiu.
Comentários
Cotidiano
Prefeito Jerry Correia acompanha andamento de projetos estratégicos para Assis Brasil em Rio Branco
O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, esteve na tarde desta quarta-feira em Rio Branco, cumprindo uma importante agenda institucional na AMAC. O objetivo da visita foi revisar projetos que já estão em andamento, outros em fase de elaboração e alguns que se encontram em análise, além de tratar sobre demandas relacionadas a equipamentos, veículos e maquinários destinados ao município.
De acordo com o prefeito, todas essas pautas passam pela AMAC, o que torna essencial a presença constante do gestor municipal para acompanhar de perto, cobrar ajustes e agilizar os processos. A atuação direta tem como foco principal garantir que os recursos destinados ao município sejam aplicados com rapidez e eficiência, resultando em benefícios concretos para a população de Assis Brasil.
Antes da agenda na AMAC, Jerry Correia esteve no escritório do engenheiro Sérgio Nakamura, responsável pela elaboração de dois projetos estruturantes para o município. Ambos estão vinculados ao DERACRE, que adotou as propostas e contratou um escritório especializado para o desenvolvimento técnico.
Um dos projetos já concluídos é o canal do Igarapé Cascata, considerado um sonho antigo da população de Assis Brasil. Segundo o prefeito, o próximo passo será a busca por recursos para viabilizar a execução da obra, que em breve será apresentada oficialmente à comunidade.
O segundo projeto é o da Estrada Parque, que ainda se encontra em fase de elaboração. A ideia já foi apresentada ao senador Márcio Bittar, que demonstrou interesse em contribuir para a iniciativa. Apesar de ainda não estar finalizado, o prefeito destacou a importância do avanço institucional já alcançado.
“O mais importante é que o primeiro passo foi dado: o Deracre acreditou na ideia, adotou o projeto e contratou um escritório especializado. Isso dá segurança técnica e fortalece a busca por recursos”, ressaltou Jerry Correia.
A gestão municipal segue empenhada em acompanhar de perto cada etapa, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento de Assis Brasil e com a melhoria da qualidade de vida da população.
Comentários
Cotidiano
Palmeiras se despede do goleiro Weverton com homenagem; confira
O Alviverde utilizou as redes sociais para se despedir do ídolo, que conquistou diversos títulos pelo clube
Fim da trajetória de um ídolo palmeirense. Nesta quarta-feira (14/1), o Palmeiras utilizou as redes sociais para se despedir do goleiro Weverton, que conquistou diversos títulos com a camisa do Alviverde. Segundo o clube, o arqueiro, que está próximo do Grêmio, “sempre será lembrado pela Família Palmeiras”.
Além das despedidas nas redes sociais, Weverton foi homenageado antes do clássico diante do Santos, na Arena Barueri, na noite desta quarta-feira (14/1). Ele ganhou uma placa da presidente Leila Pereira, ao lado de sua família. A cerimônia ocorreu longe da torcida por conta da chuva.
Weverton é o goleiro que mais ganhou títulos na história do clube, além de ser o terceiro arqueiro com mais vitórias e o segundo com mais partidas sem sofrer gols. Pelo Palmeiras, o profissional jogou 454 jogos. Ele estreou em 11/03/2018, na vitória por 3 x 0 diante do Ituano, no Campeonato Paulista. O último jogo foi contra o Red Bull Bragantino, em outubro de 2025, pela Série A do Brasileirão.
Ao lado de Gustavo Gomez, Marcos Rocha, Mayke, Dudu, Ademir da Guia e Junqueira, Weverton conquistou 12 títulos pelo Alviverde: Campeonato Paulista (2020, 2022, 2023e 2024), Série A do Brasileirão (2018, 2022 e 2023), Supercopa do Brasil (2023), Libertadores (2020 e 2021), Recopa Sul-Americana (2022) e Copa do Brasil (2020).
Weverton próximo do Grêmio
Como o Metrópoles apurou anteriormente, Weverton pediu para deixar o Palmeiras após o Grêmio oferecer um contrato de três anos e mais valores atrativos para o goleiro. Após o Alviverde liberar o arqueiro, ele está próximo de assinar com o Tricolor Gaúcho.
Comentários
Cotidiano
Deracre revisa maquinário e organiza suporte aos municípios para o verão
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), intensifica a revisão do maquinário e a organização de insumos para garantir suporte aos municípios durante o período de estiagem.
Mesmo com as chuvas, os trabalhos seguem na Usina de Asfalto, no Distrito Industrial de Rio Branco, vistoriada nesta quarta-feira, 14, pela presidente da autarquia, Sula Ximenes, que destacou a importância da manutenção preventiva para assegurar o funcionamento das frentes de serviço, evitando interrupções durante o verão.
“O que a gente faz agora é cuidar do que é nosso. Máquina revisada é serviço que acontece lá na ponta”, afirmou,

As equipes realizam a revisão de tratores, caminhões e outras máquinas que serão utilizadas nos serviços do período de estiagem.
Paralelamente, o Deracre organiza insumos e materiais asfálticos para atender as prefeituras do interior, garantindo que os municípios continuem recebendo suporte de forma regular, mesmo durante o inverno amazônico. O órgão mantém sete usinas de asfalto em operação, o que assegura produção contínua para pavimentação e recuperação de estradas.
Para a presidente, essa estrutura faz diferença no ritmo de trabalho. “Não depender de uma única usina nos dá mais autonomia e mais agilidade para atender as demandas dos municípios”, explicou.

As usinas estão instaladas em Cruzeiro do Sul, Feijó, Brasileia, Rio Branco e Sena Madureira, todas adquiridas com recursos próprios do Estado. A unidade móvel mais recente amplia a capacidade de atendimento e reforça o trabalho de manutenção das rodovias estaduais.
Mesmo durante o período chuvoso, equipes de emergência permanecem de prontidão para atender ocorrências, atuando em pontos críticos e auxiliando na liberação de trechos quando necessário. “Nosso compromisso é não deixar ninguém sem resposta, mesmo nas situações mais difíceis”, afirmou Sula Ximenes.

Com as máquinas revisadas e os materiais organizados, o Deracre se prepara para intensificar as frentes de serviço com a chegada do verão. “O trabalho aqui começa cedo e não para. O Acre não pode parar e este é o ano das entregas”, disse a presidente.
The post Deracre revisa maquinário e organiza suporte aos municípios para o verão appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE













Você precisa fazer login para comentar.