Conecte-se conosco

Acre

CRAS retoma suas atividades de Convivências em Epitaciolândia

Além de cursinhos profissionalizantes serão oferecidos ainda cursinhos de Violão e arte para crianças e jovens que fazem parte dos programas sociais.

Publicado

em

A Secretaria de Assistência Social realizou um encontro para a retomada das atividades destinada ao CRAS nesta segunda dia 19, na ocasião estiveram presentes o Prefeito Em Exercício Raimundão, a Vereadora Preta, o Secretário de Assistência Social e Cidadania Valdemir Monteiro, Assistentes Sociais, Psicólogos, a Diretora do CRAS Jucilene da Silva e funcionários, além de pais e crianças beneficiárias.

Em uma atividade simples que marcou o reinício de convivência com famílias beneficiárias dos programas sociais do Governo Federal, Estadual e Municipal o prefeito Raimundão falou da importância desses programas para as famílias de baixa renda. “Temos que criar condições sociais para famílias de baixa renda, para que elas possam ter seus direitos garantidos através desses programas, além disso, a prefeitura vai trazer cursos profissionalizantes para que possam melhorar sua renda e sua qualidade de vida. ” Concluiu o prefeito Raimundão.

O Secretário de Assistência Social Valdemir Monteiro, falou das expectativas de trabalho à frente da Secretária e dos programas que serão implantados no decorrer desse ano visando melhorar a qualidade de vida das famílias de baixa renda que é o foco da SEMCIAS. “Vamos desenvolver um trabalho de base para fortalecer as famílias que vivem em constante risco, oferecendo assistência social para todas que necessitarem, além disso, vamos implementar cursinhos profissionalizantes para que assim os pais e mães possam melhorar sua renda familiar.”

Além de cursinhos profissionalizantes serão oferecidos ainda cursinhos de Violão e arte para crianças e jovens que fazem parte dos programas sociais.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Mais de mil bolsas integrais e parciais do Prouni estão disponíveis no Acre

Publicado

em

© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Programa Universidade para Todos (Prouni) abre neste primeiro semestre de 2026 a oferta de 1.684 bolsas de estudo no estado do Acre. Dessas, 1.026 são integrais, garantindo educação gratuita, e 658 são parciais, com desconto de 50% na mensalidade.

A capital, Rio Branco, concentra a maior parte das oportunidades, com 1.323 bolsas, sendo 754 integrais e 569 parciais. A lista completa de bolsas por município está disponível no site do Prouni, na seção “Consulta de bolsas”.

Entre os cursos com mais vagas no estado, Administração lidera com 146 bolsas (85 integrais e 61 parciais), seguido por Direito, com 139 oportunidades (53 integrais e 86 parciais), e Gestão Pública, com 120 bolsas (62 integrais e 58 parciais). Outros cursos com destaque são Gestão de Recursos Humanos (99 bolsas), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (85 bolsas) e Gestão Comercial (64 bolsas).

As inscrições serão gratuitas e realizadas entre os dias 26 e 29 de janeiro, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da seleção ocorrerá em duas chamadas, nos dias 3 de fevereiro e 2 de março.

O Prouni, criado pela Lei nº 11.096/2005, é voltado a estudantes sem diploma de nível superior e oferece oportunidades em cursos de graduação e sequenciais em instituições privadas de ensino superior.

Comentários

Continue lendo

Acre

Tempo instável marca esta sexta-feira no Acre, com risco de chuvas fortes em todas as regiões

Publicado

em

Alta umidade mantém possibilidade de pancadas intensas ao longo do dia; temperaturas variam entre 20 °C e 31 °C no estado.

O tempo segue instável em todo o Acre nesta sexta-feira (23), com possibilidade de chuvas pontuais a qualquer hora do dia, que podem ser intensas em algumas localidades. A condição climática é provocada pela elevada umidade do ar e também atinge áreas do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de regiões da Bolívia (planícies) e do Peru (selva).

De acordo com o portal O Tempo Aqui, há risco de chuvas fortes em pontos isolados, o que pode causar transtornos à população, especialmente em áreas urbanas e de vulnerabilidade.

No leste e sul do estado, que incluem as microrregiões de Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira, o cenário é de sol entre muitas nuvens, com chuvas passageiras ao longo do dia. A probabilidade de precipitações intensas é considerada alta. A umidade relativa do ar varia entre 65% e 75% no período da tarde e pode chegar a 100% ao amanhecer. Os ventos sopram fracos a calmos, predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste.

No centro e oeste acreano, abrangendo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o tempo apresenta características semelhantes, com instabilidade, presença de sol, muitas nuvens e pancadas de chuva pontuais, algumas delas fortes. A umidade do ar e o comportamento dos ventos seguem o mesmo padrão observado nas demais regiões do estado.

As temperaturas permanecem amenas nas primeiras horas do dia e sobem moderadamente à tarde. Em Rio Branco e municípios vizinhos, as mínimas variam entre 20 °C e 22 °C, com máximas de até 28 °C. No interior, como Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul, os termômetros podem alcançar até 31 °C, mantendo o clima abafado.

A recomendação é que a população fique atenta às mudanças no tempo e evite áreas sujeitas a alagamentos durante os períodos de chuva mais intensa.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre segue em declínio, mas permanece acima da cota de transbordo

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre apresentou ligeira queda nesta sexta-feira, 23, em Rio Branco, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do município. Às 5h19, a medição registrou 14,57 metros, e às 9h, 14,51 metros, mantendo-se acima da cota de transbordo de 14 metros e da cota de alerta, que é de 13,50 metros.

Nas últimas 24 horas, a chuva acumulada na capital acreana foi de 2,00 mm, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil.

O órgão segue acompanhando diariamente a situação do rio e emitindo boletins para orientar moradores sobre possíveis medidas de prevenção.

Comentários

Continue lendo