Conecte-se conosco

Geral

CPI da Energisa em RO comunica que vem ao Acre acompanhar investigações

Publicado

em

Rondônia assim como o Acre tem consumidores desesperados com os valores cobrados

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga abusos e desmandos da Empresa Energisa, informou durante reunião extraordinária, que seus os membros devem ir ao estado do Acre para visitar o parlamento estadual e conhecer o andamento da CPI instalada naquela Casa de Leis, que investiga as mesmas ações da companhia fornecedora de energia elétrica.

“Sabemos que o problema não acontece só em Rondônia, recebemos relatos de deputados do Acre, Mato Grosso e da Paraíba sobre esses abusos das concessionárias de energia elétrica, com aumento abusivo no valor da tarifa, cortes de forma irregular e demora na religação da energia elétrica”, frisou.

O deputado informou que em Rondônia tem centenas de consumidores desesperados com os valores cobrados, e com plena confiança de que a CPI trará respostas para esse problema. “Essa visita técnica servira para nós auxiliar nos procedimentos, pois teremos mais subsídios e ferramentas para atuar de forma eficaz em nosso Estado”.

Alex Redano ressaltou que uma CPI é um instrumento com muitos poderes. As ações convocatórias podem ser feitas de acordo com as necessidades da Comissão, e se quiser saber de algo e a Energisa negar, tem até o poder de polícia para ter acesso às informações. “Essa CPI, vai cumprir o papel de defesa dos direitos da população”, destaca o parlamentar.

Segurança Pública

Por conta de fatos relatados por diversos consumidores de que a Energisa chega à casa do cidadão acompanhado pela polícia, a Comissão vai ouvir na segunda-feira (7), às 17 horas, através de convite, representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Rondônia, e o delegado Geral da Policial Civil, na intenção de saber a veracidade dos fatos.

Os consumidores destacam que a Energisa apreende os relógios e já alega que tem furto de energia. A CPI quer esclarecimentos e saber os números dessas ações. Se de fato, existe essa atitude dos técnicos e o real motivo de constranger o cidadão. Além disso, saber quantos cidadãos fizeram boletim de ocorrência contra a empresa.

O deputado Redano fez questão de destacar que a CPI veio para somar, e que precisa da união de todos os poderes, para mostrar toda a transparência da atuação da Comissão. “ Essa transparência nos dará força”.

Câmara de Vereadores

Outro ponto aprovado pela Comissão é para que as Câmaras de Vereadores dos 52 municípios de Rondônia, atuem como parceiras da CPI, e sirvam de base para o recebimento de denúncias dos moradores, para que nenhum município fique sem ser ouvido. A Comissão vai editar um ato determinando prazo para o recebimento destas denúncias. Esse comunicado deve ser enviado tanto as Câmaras, quanto a União das Câmaras de Vereadores de Rondônia.

Redano enfatizou que a CPI irá receber denúncias contra a Energisa até o dia 31 de outubro, pois a Comissão terá um prazo para análise e elaboração do relatório final. A comunidade poderá fazer denúncias usando um único canal, a ser criado pela Ouvidoria da Casa de Leis, provavelmente um número de telefone, para uso do WhatsApp, onde podem receber imagens e vídeos das denúncias

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.

Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.

Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.

Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.

Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Publicado

em

Foto: TJAC/assessoria

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.

A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.

O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.

Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.

 

Fonte: Ascom/TJAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco

Publicado

em

Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.

Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.

O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.

A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.

Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo