Conecte-se conosco

Brasil

Corpus Christi: entenda o significado dos tradicionais tapetes

Publicado

em

Corpus Christi: entenda o significado dos tradicionais tapetes
Emanuelly Fernandes

Corpus Christi: entenda o significado dos tradicionais tapetes

Nesta quinta-feira (30), a Arquidiocese de Brasília celebra o Corpus Christi na Esplanada dos Ministérios , a expectativa é reunir cerca de 70 mil pessoas. As atividades começam às 6h com a montagem dos tradicionais tapetes no gramado central, feitos de serragem, sal colorido, areia, flores e borra de café.

O Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa, na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade. Uma das regras da celebração é justamente o dia que é realizada, pois carrega o simbolismo de que a última ceia de Jesus aconteceu em uma quinta. O significado do termo é literalmente “Corpo de Cristo”, símbolo máximo da fé católica, representado pelo Sacramento da Santíssima Eucaristia.

“No dia dessa festa a Igreja comemora a instituição e exaltação do Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia em que sai pelas ruas com o Santíssimo Sacramento exposto no ostensório, em uma demonstração pública da fé”, explica Padre Nilson Faria (SDB).

O significado do tapete

Essa tradição é dedicada à celebração do corpo e do sangue de Jesus Cristo, a fim de honrar sua morte e ressurreição. A data começou a ser comemorada em 1264, no papado de Urbano IV, e passou a fazer parte do calendário brasileiro no século XVI. A celebração se firmou no País através de portugueses que trouxeram para a América os costumes já tradicionais na Europa.

Os tapetes são confeccionados para enfeitar o caminho por onde o Santíssimo irá passar, ou seja, a hóstia que será conduzida pelo sacerdote da celebração. Os fiéis só podem pisar sobre as peças depois da passagem do padre que conduz o ostensório.

Considerados obras de artes, os tapetes são feitos de serragem, café, sal, areia, casca de ovos, tinta, entre outros materiais. Em Brasília, eles são confeccionados por grupos e pastorais da arquidiocese. A montagem inicia às 6h da manhã para que tudo fique preparado para a missa durante a tarde. “Fazer o tapete é uma expressão de carinho com a Santíssima Eucaristia. Em Brasília normalmente é feito por jovens de grupos de várias paróquias”, conta Padre Nilson Faria (SDB).

Em geral, o tapete de Corpus Christi contém alguns símbolos muito importantes dentro da doutrina católica. Os desenhos representam cenas bíblicas, objetos litúrgicos, imagens de Nossa Senhora, e demais símbolos que retratam a fé e a figura de Jesus Cristo, principalmente do sacramento da eucaristia, como: hóstia, ostensório, e pão e vinho.

Outra tradição é a unificação da celebração. Em Brasília, todos os católicos se reúnem na Esplanada para a festa de Corpus Christi, não havendo outras missas nas paróquias. É a união de todos os fiéis em um só lugar. A missa é presidida pelo arcebispo, com a presença de todos os padres, diáconos e seminaristas da capital.

The post Corpus Christi: entenda o significado dos tradicionais tapetes first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Petrobras retoma perfuração na Margem Equatorial após autorização e disputa judicial

Publicado

em

MPF pede suspensão da licença por riscos ambientais; atividade havia sido interrompida após vazamento em janeiro

A Petrobras confirmou a retomada da perfuração exploratória na Margem Equatorial, no bloco FZA-M-59, após reunião realizada na última quarta-feira (18), em Macaé (RJ). A decisão ocorre em meio a disputas judiciais, já que o Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ações na quinta (19) e sexta-feira (20) pedindo a suspensão da licença, sob alegação de riscos ambientais e ausência de consulta a comunidades tradicionais.

A perfuração no poço Morpho havia sido interrompida em 4 de janeiro, após o vazamento de 18,44 m³ de fluido de perfuração de base não aquosa, a cerca de 2,7 mil metros de profundidade, durante operação em um navio-sonda.

A retomada foi autorizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em fevereiro de 2026, condicionada ao cumprimento de protocolos de segurança. Para reiniciar as atividades, a Petrobras apresentou relatórios técnicos e realizou a substituição de equipamentos da sonda.

Em nota, a estatal afirmou que está cumprindo todas as exigências do licenciamento ambiental e que o incidente foi controlado com uso de material biodegradável, com validação da ANP.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Tocantins supera 11 milhões de cabeças de gado e avança na pecuária nacional

Publicado

em

Crescimento de 39,2% em seis anos coloca estado entre os maiores rebanhos do país e amplia exportações de carne

O rebanho bovino do Tocantins cresceu 39,2% entre 2018 e 2024, colocando o estado na sexta posição nacional em expansão, segundo dados do IBGE divulgados pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

Atualmente, o estado soma mais de 11 milhões de cabeças e figura entre os dez maiores rebanhos do país, com crescimento acima de regiões tradicionalmente consolidadas na pecuária.

A produção também avançou. Em 2024, foram abatidos cerca de 1,3 milhão de bovinos, o maior volume já registrado. A projeção mais recente aponta para mais de 1,4 milhão de animais, com produção estimada em 381 mil toneladas de carne, sendo aproximadamente um terço destinado à exportação.

No mercado externo, o Tocantins embarcou cerca de 125 mil toneladas de carne bovina em 2025. Os principais destinos são países da Ásia, além de mercados no Oriente Médio, África, América do Norte e Europa.

Segundo a Adapec, o desempenho é resultado da disponibilidade de áreas, condições climáticas favoráveis e acesso a recursos hídricos, especialmente nas bacias dos rios Tocantins e Araguaia. A adoção de sistemas mais eficientes, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), também tem impulsionado

Comentários

Continue lendo

Brasil

PGR se manifesta a favor de domiciliar para Bolsonaro

Publicado

em

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou nesta segunda-feira (23) a favor da concessão de prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Após novo pedido protocolado pela defesa, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), remeteu os laudos médicos do ex-presidente à PGR (Procuradoria-Geral da República) e solicitou a manifestação. A decisão final, porém, cabe a Moraes.

Na manifestação, Gonet destaca que a “evolução clínica do ex-presidente, nos termos como exposto pela equipe médica que o atendeu no último incidente, recomenda a flexibilização do regime”.

“Ao ver da Procuradoria-Geral da República, está positivada a necessidade da prisão domiciliar, ensejadora dos cuidados indispensáveis ao monitoramento, em tempo integral, do estado de saúde do ex-presidente, que se acha, comprovadamente, sujeito a súbitas e imprevisíveis alterações perniciosas de um momento para o outro”, afirmou.

Bolsonaro cumpre pena por tentativa de golpe de Estado no Complexo da Papudinha, em Brasília. Ele está internado há mais de uma semana em hospital particular após ser diagnosticado com pneumonia.

Até então, Gonet havia se posicionado contra outros pedidos da defesa no mesmo sentido. Desde novembro do ano passado, Moraes rejeitou quatro recursos pela prisão domiciliar humanitária.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente e pré-candidato à Presidência, chegou a se reunir na semana passada com Moraes para reforçar o pedido apresentado pelos advogados de Bolsonaro.

Ao visitar Moraes e endossar o apelo ao ministro, Flávio repetiu o que fizeram, nos últimos meses, o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).

Comentários

Continue lendo