Conecte-se conosco

Brasil

Corpos de vítimas da queda de avião começam a ser retirados em Gramado

Publicado

em

Corpo de Bombeiros e peritos devem continuar com o trabalho durante a noite, para a localização de todos os restos mortais

Forças de segurança trabalham durante todo o dia para conter o incêndio, resgatar sobreviventes e retirar as vítimas

Os primeiros fragmentos de corpos das vítimas do acidente aéreo que vitimou 10 pessoas em Gramado começaram a ser retirados no início da noite deste domingo. A remoção se iniciou logo após liberação dos peritos, enquanto as autoridades ainda buscam o acesso à maior parte dos destroços, onde também estão localizados a maioria dos corpos.

De acordo com o coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Maurício Ferro Corrêa, os primeiros restos mortais estavam na entrada da loja em que aeronave parou e explodiu. “Depois da liberação da perícia, os corpos encontrados tiveram todos os fragmentos recolhidos. Eles vão agora para perícia, para termos certeza que todas as pessoas que estavam na aeronave foram encontradas e, também, para descartar a possibilidade de alguma vítima não identificada em solo”, explicou em coletiva de imprensa.

Corrêa pontua que, por conta do estado dos corpos, não foi possível precisar a quantidade de vítimas já retiradas. “Pela natureza do acidente, envolvendo um avião com bastante velocidade e por ter ocorrido uma explosão, é comum que os corpos não sejam encontrados integralmente. Assim, tudo aquilo que é encontrado, corpos inteiros ou não, é colocado em sacos e, a partir daí, levado para a identificação”, detalhou.

A partir da retirada dos primeiros fragmentos das vítimas, o Corpo de Bombeiros informou que seguirá, agora, na retirada de todas as estruturas, para que o Instituto-Geral de Perícias (IGP) tenha acesso à fuselagem da aeronave, passando, também, a ter acesso total aos corpos. “Nossa preocupação é garantir a segurança do trabalho da perícia, para que eles façam uma investigação adequada”, acrescentou o coronel. Ele informou, ainda, que as equipes seguirão no local, mesmo durante a noite, até que todas as vítimas sejam removidas.

Apesar do forte cheiro de combustível nas imediações do acidente, está descartado o risco de que uma nova explosão possa acontecer Equipes da Petrobras e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) chegaram a vistoriar a área. Ainda assim, uma equipe dos Bombeiros seguirá perfilada para atuar no caso de um novo foco de incêndio.

Além disso, devido ao risco de desabamento pelo comprometimento da estrutura, a pousada atingida será interditada pelo Corpo de Bombeiros. Todos os hóspedes e funcionários foram retirados ainda durante a manhã.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Vivi Fernandez passa Natal em Nova York durante nevasca histórica

Publicado

em

A atriz e influenciadora Vivi Fernandez está em Nova York para as celebrações de Natal e acompanhou de perto a forte tempestade de neve que atingiu a cidade nos últimos dias e ganhou destaque no noticiário internacional.

Durante a estadia, Vivi presenciou os efeitos do fenômeno climático, que transformou a paisagem urbana e criou o cenário característico do inverno nova-iorquino. Em declaração, ela afirmou que a experiência representou a realização de um sonho antigo.

Leia também

“Me senti privilegiada”

“Estar presente na maior tempestade de neve, depois de tantos anos, foi mágico. Me senti privilegiada. Vivi meu sonho de passar o Natal e viver essa magia, com muita neve”, disse.

A artista registrou ruas, parques e pontos turísticos cobertos de branco, além do clima natalino que tomou conta da cidade. As imagens mostram a combinação entre a intensidade do inverno e o encanto típico das festas de fim de ano em Nova York.

Vivi Fernandez passa Natal em Nova York durante nevasca histórica - destaque galeria10 imagensVivi Fernandez está em Nova YorkVivi Fernandez está em Nova YorkVivi Fernandez está em Nova YorkVivi Fernandez está em Nova YorkVivi Fernandez está em Nova YorkFechar modal.MetrópolesVivi Fernandez está em Nova York1 de 10

Vivi Fernandez está em Nova York

Reprodução/Redes sociais.Vivi Fernandez está em Nova York2 de 10

Vivi Fernandez está em Nova York

Reprodução/Redes sociais.Vivi Fernandez está em Nova York3 de 10

Vivi Fernandez está em Nova York

Reprodução/Redes sociais.Vivi Fernandez está em Nova York4 de 10

Vivi Fernandez está em Nova York

Reprodução/Redes sociais.Vivi Fernandez está em Nova York5 de 10

Vivi Fernandez está em Nova York

Reprodução/Redes sociais.Vivi Fernandez está em Nova York6 de 10

Vivi Fernandez está em Nova York

Reprodução/Redes sociais.Vivi Fernandez está em Nova York7 de 10

Vivi Fernandez está em Nova York

Reprodução/Redes sociais.Vivi Fernandez está em Nova York8 de 10

Vivi Fernandez está em Nova York

Reprodução/Redes sociais.Vivi Fernandez está em Nova York9 de 10

Vivi Fernandez está em Nova York

Reprodução/Redes sociais.Vivi Fernandez está em Nova York10 de 10

Vivi Fernandez está em Nova York

Saiba mais

De acordo com o serviço de rastreamento de voos FlightAware, ao menos 1,5 mil voos foram cancelados e outros 6.883 sofreram atrasos no nordeste dos Estados Unidos.

A governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, decretou situação de emergência em razão da tempestade de inverno que atinge a região. O estado de Nova Jersey também enfrenta as mesmas condições climáticas.

Fonte: Conteúdo republicado de METRÓPOLES

Comentários

Continue lendo

Brasil

CGU vê “falhas graves” no Mais Médicos e diz que impacto é limitado

Publicado

em

Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou falhas estruturais, insuficiência de transparência e fragilidade na comprovação de resultados no Programa Mais Médicos para o Brasil, uma das principais iniciativas federais de provimento de profissionais na atenção básica.

A auditoria, publicada na quarta-feira (24/12), conclui que, apesar da ampliação da presença de médicos em áreas vulneráveis, a política teve efeito apenas parciais na redução das desigualdades regionais em saúde, mesmo após mais de uma década de execução e R$ 25,8 bilhões empenhados entre 2013 e 2024.

Segundo o documento, embora tenha ocorrido aumento da oferta de profissionais em regiões de maior vulnerabilidade, “a desigualdade regional não apresentou redução significativa, e os resultados de saúde continuam inferiores nessas localidades”. Para a CGU, o Ministério da Saúde carece de instrumentos eficazes para demonstrar o impacto real do programa sobre a saúde da população.

Leia também

O relatório também destaca que “o ato normativo que regulamenta os artigos 19-A e 19-B da Lei nº 12.871/2013 está em tramitação” e que, até o momento, “as indenizações previstas ainda não foram pagas administrativamente”. De acordo com a CGU, essa lacuna prejudica a atratividade da iniciativa e expõe a execução a riscos de inconformidades.

A auditoria ressalta ainda que o regulamento necessário para viabilizar os pagamentos permanece pendente, e o próprio Ministério da Saúde reconheceu que nenhuma indenização foi concedida até hoje. Situação semelhante ocorre com o recesso anual dos médicos: embora o afastamento seja concedido na prática, “a regulamentação complementar ainda está em tramitação”, o que, segundo o órgão de controle, compromete a segurança jurídica do programa.

Falta de transparência na coordenação

A CGU também identificou deficiências graves de transparência ativa na Coordenação Nacional do Mais Médicos. Dados essenciais — como a composição do colegiado, duração dos mandatos, existência de vacâncias e agendas de deliberação — não estão disponíveis nos canais oficiais.

Para o órgão de controle, essa ausência de informações viola os princípios da publicidade e da transparência administrativa, além de dificultar o controle social e o acompanhamento das decisões estratégicas da política. O Ministério da Saúde reconheceu a falha, mas não informou prazos para sanar o problema.

Fonte: Conteúdo republicado de METRÓPOLES

Comentários

Continue lendo

Brasil

Flamengo perde e PSG é eleito o time do ano pelo Globe Soccer Awards

Publicado

em

Campeão do Intercontinental de Clubes contra o Flamengo, o Paris Saint-Germain venceu o time Rubro-Negro de novo e foi eleito o melhor clube do ano, neste domingo (28/12), durante o Globe Soccer Awards.

Além do título de caráter mundial, o time francês conquistou a Champions League, Ligue 1, Copa da França e Supercopa da França na temporada 2024/25. Na atual, a 2025/26, a equipe treinada por Luis Enrique conquistou a Supercopa da Uefa e o Intercontinental.

Flamengo perde e PSG é eleito o time do ano pelo Globe Soccer Awards - destaque galeria3 imagensSafanov defendeu quatro pênaltis contra o Flamengo na final do IntercontinentalFlamengo concorria como melhor time do anoFechar modal.MetrópolesDembélé também conquistou a Bola de Ouro e oThe Best1 de 3

Dembélé também conquistou a Bola de Ouro e oThe Best

Kristy Sparow – UEFA/UEFA via Getty ImagesSafanov defendeu quatro pênaltis contra o Flamengo na final do Intercontinental2 de 3

Safanov defendeu quatro pênaltis contra o Flamengo na final do Intercontinental

Tnani Badreddine/DeFodi Images/DeFodi via Getty ImagesFlamengo concorria como melhor time do ano3 de 3

Flamengo concorria como melhor time do ano

Tnani Badreddine/DeFodi Images/DeFodi via Getty Images

O PSG também dominou os prêmios individuais, com melhor jogador (Ousmane Dembélé), melhor jogador emergente (Désiré Doué), melhor meio-campista (Vitinha) e melhor treinador: Luis Enrique.

Leia também

Veja os principais vencedores da Globe Soccer Awards:

  • Melhor clube: PSG
  • Melhor clube feminino: Barcelona
  • Melhor jogador: Ousmane Dembélé
  • Melhor jogador emergente: Désiré Doué
  • Melhor meio-campista: Vitinha
  • Melhor atacante: Lamine Yamal
  • Melhor treinador: Luis Enrique
  • Melhor jogadora: Aitana Bonmatí
  • Melhor jogador de LaLiga: Raphinha
  • Melhor jogador do Oriente Médio: Cristiano Ronaldo
  • Retorno do ano: Paul Pogba

Fonte: Conteúdo republicado de METRÓPOLES

Comentários

Continue lendo