Acre
Corpo de Bombeiros do Acre tem novo comandante-geral
O coronel Charles da Silva Santos assumiu nesta sexta-feira, 1, o cargo de comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC). A cerimônia de passagem de comando ocorreu na sede da corporação, em Rio Branco, e contou com a presença do governador Gladson Cameli.

Coronel Charles Santos é o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom
Santos substitui o coronel Carlos Batista, que ocupava o posto desde outubro de 2017. O novo comandante-geral é acreano de Rio Branco e ingressou às fileiras do CBMAC em 1994, como aluno oficial. Em dezembro de 1996 foi declarado aspirante a oficial e é coronel desde 2018. Atualmente, o militar exercia a função de subcomandante-geral, cargo que passa a ser ocupado pelo coronel Eden Santos.
Em seu discurso, coronel Charles relembrou o início de sua carreira militar, bem como os desafios enfrentados na profissão, que tem como missão primordial salvaguardar vidas. Ao alcançar o posto máximo do CBMAC, Santos declarou ainda que honrará a confiança dada a ele com muita dedicação e responsabilidade.

Cerimônia de passagem de comando contou com a participação do governador Gladson Cameli. Foto: Diego Gurgel/Secom
“Essa é a consagração de uma carreira e temos o dever de continuar servindo da melhor forma possível a população. O governo do Estado tem nos oferecido, dentro das condições possíveis, o aparelhamento necessário para o desenvolvimento dos nossos trabalhos”, declarou.
Ao fazer uso da palavra, o governador Gladson Cameli desejou sucesso ao novo comandante e agradeceu Batista pelos anos à frente do Corpo Bombeiros. Na oportunidade, o gestor falou sobre os esforços do Estado para o fortalecimento da corporação militar.
“Tenho certeza que o coronel Charles fará um excelente trabalho e estou à disposição para ajudar no crescimento do Corpo de Bombeiros. Ao Batista, o meu muito obrigado por todos esses anos de dedicação ao nosso estado. Essa instituição é tratada com prioridade pelo governo. Prova disso é que estamos reestruturando o Corpo de Bombeiros com equipamentos modernos e, ainda este ano, estaremos convocando quase 200 novos soldados”, afirmou Cameli.

Cameli falou dos esforços de sua gestão para assegurar o fortalecimento do CBMAC. Foto: Diego Gurgel/Secom
Após 31 anos de serviços prestados ao Corpo de Bombeiros e à sociedade, coronel Batista anunciou sua ida para a reserva remunerada da instituição. Como forma de reconhecimento, o ex-comandante foi homenageado na cerimônia com a entrega da Medalha Capacete Bombeiro Militar Major Nizomar Araújo Maia.
“Saio com o sentimento de dever cumprido e, em todos estes anos, servi com muita dedicação. Como foi o caso do combate ao incêndio no prédio da Assembleia Legislativa, onde pude ajudar no resgate as pessoas que não conseguiram sair, e também durante a grande enchente do Rio Madeira, em 2014”, enfatizou Batista.
O evento contou ainda com a participação do secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cezar Rocha dos Santos; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo César Gomes; da secretária adjunta de Justiça e Segurança Pública, Márdhia El-Shawa; do chefe da Casa Militar em exercício, coronel Carlos Negreiros; do presidente do Instituto Socioeducativo do Acre, Mário César Freitas; do delegado-geral da Polícia Civil, Josemar Portes; do secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão; do Procurador-Geral do Estado, Marcos Motta; e do deputado federal Alan Rick; entre outras autoridades.
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.

Você precisa fazer login para comentar.