Acre
Corpo de Bombeiros alerta para riscos de incêndio e importância de equipamentos de prevenção
Visando a segurança e integridade da população acreana, o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) alerta para os riscos e divulga algumas orientações que devem ser seguidas frente a possíveis situações de incêndio comuns no dia a dia.
O coronel Charles Santos, comandante do CBMAC, destaca que além das ações de combate direto contra o fogo, a corporação trabalha na conscientização da sociedade sobre a importância de medidas preventivas e manutenção regular. Ele também ressalta a importância dos treinamentos e do uso de equipamentos preventivos frente a oscilações de energia.

Santos ressalta que situações de incêndio são comuns e estão sujeitas a ocorrerem. “A gravidade de um acidente é proporcional à prevenção adotada. A energia exala calor, e com o aumento da temperatura ambiente, o risco de acidentes aumenta. Isso vale não apenas para incidentes ambientais, mas também para as nossas residências”, alertou.
Segundo o coronel, é essencial que todos, tanto em suas residências quanto em locais de trabalho, estejam equipados com os dispositivos mínimos de prevenção, como extintores de incêndio, hidrantes ou iluminação de emergência. Ele também aponta a necessidade de verificar a carga elétrica e o uso adequado de equipamentos na voltagem correta. Assim como, o perigo de conectar vários dispositivos na mesma tomada, o que pode sobrecarregar o circuito elétrico, levando a quedas de energia e, em casos extremos, incêndios.
“Devemos adotar precauções mínimas para evitar incêndios, especialmente com a variação de temperatura que estamos enfrentando. A energia pode ocasionar um calor adicional, potencializando o risco de acidentes”, destacou o coronel.
Atuação rápida
Na manhã da última segunda-feira, 20, o CBMAC honrou seu lema “Vidas alheias e riquezas a salvar” com uma rápida resposta na contenção de um incêndio nas dependências do Colégio Adventista, em Rio Branco.

O incidente teve início no servidor de tecnologia da informação do colégio e foi prontamente controlado devido à rápida intervenção dos funcionários da instituição, por meio da utilização de extintores e hidrantes. A devida evacuação de emergência dos alunos e funcionários também foi de extrema importância para a garantia de segurança de todos.
Ao chegar ao local, a equipe de bombeiros acionada acessou o foco do incêndio e identificou a origem das chamas, onde agiu na finalização do combate ao fogo, suprimindo na sala do foco inicial, ao mesmo tempo em que eram realizadas ventilações táticas nas demais dependências afetadas pela dispersão da fumaça.
Quanto à situação, o coronel parabenizou os funcionários da instituição de ensino e os oficiais do CBMAC pela atuação exemplar, que evitou fatalidades. “Os funcionários estavam devidamente treinados para dar a primeira resposta, garantindo o tempo necessário para que os bombeiros chegassem e agissem de maneira apropriada”, afirmou Santos.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Vereadora propõe isenção parcial e parcelamento ampliado do IPTU em Assis Brasil
Na sessão legislativa desta terça-feira, 6 de maio de 2025, a vereadora Antônia Alves Pereira Cavalcante (PP) apresentou o Anteprojeto de Lei nº 002/2025, que propõe a isenção de 50% do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os proprietários, possuidores ou titulares de domínio útil de imóveis urbanos em Assis Brasil. O valor restante poderá ser parcelado em até 60 vezes, com parcelas mensais, iguais e sucessivas.
O objetivo da proposta, segundo a vereadora, é promover justiça tributária, estimular a adimplência dos contribuintes e incentivar a regularização imobiliária no município. “Queremos alinhar a arrecadação municipal à realidade econômica da nossa população, que em grande parte enfrenta dificuldades financeiras. Essa medida é uma forma de dar fôlego aos cidadãos e, ao mesmo tempo, garantir que o município continue arrecadando de forma justa”, explicou Antônia Cavalcante.
A parlamentar ressaltou que a economia local tem sido impactada por limitações estruturais e pela instabilidade da atividade produtiva regional. Nesse contexto, o projeto representa um alívio fiscal necessário, que poderá beneficiar diretamente famílias de baixa renda e contribuir para a valorização da função social da propriedade.
Outro ponto destacado é que a medida pode colaborar para o aumento da base de contribuintes adimplentes, a redução de processos judiciais de cobrança e o fortalecimento da arrecadação municipal nos próximos anos.
O Anteprojeto de Lei foi encaminhado para análise da Comissão Permanente de Constituição, Justiça, Redação Final, Orçamento, Finanças, Educação, Cultura e Deporto, Saúde Pública e Assistência Social (CCJ), onde será avaliado quanto à sua constitucionalidade, viabilidade orçamentária e impacto social.
A vereadora Antônia Cavalcante finalizou seu pronunciamento solicitando o apoio dos demais parlamentares para a aprovação do projeto, que, segundo ela, “representa um avanço na relação entre o Fisco Municipal e o cidadão de Assis Brasil”.
A proposta deve ser discutida nas próximas sessões antes de ser transformada em Projeto de Lei para votação definitiva no plenário da Câmara Municipal.
Comentários
Acre
Acre terá quinta de calor e chuvas pontuais em todo o estado

Foto: Sérgio Vale
O tempo quente e abafado será a marca desta quinta-feira, 8, em todo o estado do Acre. A previsão aponta predomínio de sol entre nuvens e possibilidade de chuvas rápidas e isoladas, típicas do período de transição entre o fim da estação chuvosa e o início da seca.
No leste e sul do estado, que abrange as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o calor será intenso ao longo do dia. O sol aparece entre nuvens e há chance de chuvas pontuais, embora com baixa probabilidade de temporais. A umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 50% nas horas mais quentes da tarde, e pode alcançar até 100% nas primeiras horas da manhã. Os ventos sopram fracos, predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste.
Já no centro e oeste do estado, incluindo as regiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a previsão é semelhante. O dia será de muito calor, com possibilidade de chuvas rápidas e isoladas, principalmente entre o fim da tarde e início da noite. A umidade mínima durante a tarde deve ficar entre 50% e 60%, com máximas ao amanhecer também entre 90% e 100%. Os ventos seguem fracos, vindos do norte e com variações de noroeste.
Comentários
Acre
Acre tem o menor número de antenas 5G do país, mostra levantamento

Bairro 6 de Agosto, em Rio Branco I Foto: Whidy Melo/ac24horas
O Acre é o estado com menor número de antenas 5G do país e um dos que menos avançaram na atualização das leis municipais que viabilizam a instalação da nova tecnologia, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (07). O estado tem apenas 169 antenas da nova tecnologia e está entre os que menos avançaram na regulamentação local. Das cinco cidades acreanas com sinal 5G, somente duas atualizaram sua legislação municipal para permitir a instalação adequada da estrutura exigida pela nova geração de rede móvel.
O levantamento, conduzido pelo Movimento ANTENE-SE, será apresentado em evento na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília, no próximo dia 13 de maio. A coalizão, criada em 2021, acompanha o avanço das cidades na modernização das chamadas “leis de antenas”, normas que definem os critérios para instalação de torres, mastros e demais equipamentos de telecomunicações.
A ausência de uma legislação moderna tem impactos diretos sobre a qualidade da conectividade. Cidades que atualizaram suas leis concentram hoje 85% das estações 5G do país, cerca de 41 mil antenas. Já os municípios sem regulamentação operam com apenas 15% dessas estruturas, mesmo com o sinal já disponível.
A diferença é expressiva nas cidades com legislação adequada, há em média 77 Estações Rádio Base (ERBs) por município. Já nas que não atualizaram suas normas, a média cai para apenas 7,5 antenas. No contexto nacional, o estado de São Paulo lidera com 622 cidades com leis atualizadas e mais de 10 mil antenas instaladas.
A solenidade de celebração das mil cidades com leis de antenas será realizada no dia 13 de maio, das 9h às 11h, na sede da Anatel, em Brasília. O evento contará com a presença de autoridades federais, especialistas em telecomunicações e representantes das entidades que integram o Movimento ANTENE-SE.
Você precisa fazer login para comentar.