Conecte-se conosco

Cotidiano

Copa do Brasil 2025: veja quem está fora das Séries A, B e C e como está briga por vagas

Publicado

em

Corinthians encabeça lista de times, mas ainda tem uma remota chance, caso consiga dar um bom salto na tabela do Brasileiro e contar com ajuda de rivais; entenda

Mirassol ainda tem uma pequena chance de ser campeão da Série B; somente assim vai à Copa do Brasil. Foto: Pedro Zacchi/AGIF

A Copa do Brasil, que reúne 92 times de todas as regiões do país, terá algumas ausências notáveis em 2025. Isso porque 19 clubes das Séries A, B e C não têm presença garantida para o torneio. Alguns ainda têm chance, sendo o principal deles o Corinthians, dono de três títulos, semifinalista na atual edição, e único integrante da elite ameaçado.

Mas há outros times tradicionais também na berlinda.

Ainda não conseguiram vaga na Copa do Brasil:

  • Série A: Corinthians
  • Série B: Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Goiás, Guarani, Ituano, Mirassol e Ponte Preta
  • Série C: ABC, Ferroviária, São Bernardo, Ypiranga-RS, Figueirense, Floresta-CE, Ferroviário-CE, São José-RS, Londrina e Volta Redonda

Apesar do cenário desfavorável, alguns desses clubes ainda têm chances de assegurar uma vaga na Copa do Brasil de 2025, inclusive o Corinthians. A definição dos participantes brasileiros na Libertadores pode abrir espaço para esses times, assim como o título da Série B, em um efeito cascata. Além disso, há estados que dão uma vaga a campeões de taças locais.

O que o Corinthians precisa para jogar a Copa do Brasil 2025?

O Corinthians é o caso mais emblemático entre os times sem vaga na Copa do Brasil. O clube paulista não conseguiu pelo Campeonato Paulista e caiu na semifinal da Copa Sul-Americana diante do Racing, que era sua última esperança de classificação direta, uma vez que o campeão entra na Libertadores.

A Copa do Brasil reserva de sete a nove vagas para os clubes participantes da Libertadores. Caso sejam só sete brasileiros no torneio continental, os dois classificados restantes saem pelo Brasileirão.

A possibilidade de classificação pelo Campeonato Brasileiro para a Copa do Brasil de 2025 agora é remota, pois o Timão ocupa a 15ª posição na tabela, com uma distância significativa do G-6.

Para alcançar a vaga na Copa do Brasil 2025, o Corinthians precisaria garantir sua participação na Libertadores, o que exige, inicialmente, uma das seis primeiras posições no Campeonato Brasileiro. Ou torcer por uma improvável combinação de resultados, aliada à sua escalada na tabela da Série A.

É que existe a possibilidade de o G-6 ser ampliado para G-8, o que pode ocorrer se Botafogo e Flamengo vencerem a Libertadores e a Copa do Brasil, respectivamente, com o Rubro-negro terminando no G-7; ou, se somente um dos dois times cariocas termine como campeão, e o Cruzeiro vença a Sul-americana, ao mesmo tempo terminando a Série A entre os sete primeiros.

Nessa situação, o Corinthians ainda teria que tirar os nove pontos de vantagem e passar o Cruzeiro, que ocupa hoje a oitava posição. Uma última situação possível, que seria um G-9, no caso de Botafogo, Flamengo e Cruzeiro serem campeões. Assim, se a Raposa terminar em oitavo no Brasileiro, o nono colocado fica com uma vaga.

Quem ainda pode alcançar a Copa do Brasil 2025?
  • ABC: na projeção do ranking de federações estaduais da CBF, o Rio Grande do Norte está ultrapassando o Maranhão, assumindo a 14ª colocação e “tomando” uma vaga na Copa do Brasil. Caso isso se confirme ao fim da temporada, a vaga fica com o ABC.
  • São Bernardo e Ponte Preta: dependem da classificação de outros times paulistas para a Libertadores ou do Santos ser campeão da Série B.
  • Mirassol: pode garantir a vaga caso conquiste o título da Série B.
  • Avaí e Chapecoense: para o Avaí, a chance surge caso o Criciúma se classifique para a Libertadores. Já a Chapecoense disputa a Copa Santa Catarina e fica com a vaga se for campeão.
  • Ypiranga-RS e São José-RS: estão na disputa da semifinal da Taça Federação Gaúcha de Futebol (FGF) – quem for campeão fica com a vaga. O São José tem uma outra chance caso Grêmio e Internacional classifiquem para a Libertadores.
  • Floresta-CE e Ferroviário-CE: competem por uma vaga na Copa do Brasil pela Taça Fares Lopes, que ainda não iniciou. Apenas o campeão se classifica.

Outro clube tradicional que pode herdar uma vaga na Copa do Brasil é o Santa Cruz, que está na Série D e depende do Sport ser campeão da Série B.

Confira as 76 equipes com vaga na Copa do Brasil 2025
  • Acre: Independência-AC e Humaitá;
  • Alagoas: CRB, ASA e CSA;
  • Amapá: Oratório e Trem;
  • Amazonas: Amazonas e Manaus;
  • Bahia: Bahia, Vitória e Barcelona de Ilhéus;
  • Ceará: Ceará, Maracanã, Fortaleza e (campeão Taça Fares Lopes);
  • Distrito Federal: Capital-DF e Ceilândia;
  • Espírito Santo: Rio Branco-ES e Rio Branco VN;
  • Goiás: Atlético-GO, Vila Nova e Aparecidense;
  • Maranhão: Sampaio Corrêa e Maranhão;
  • Mato Grosso: União Rondonópolis, Cuiabá e (campeão da Copa FMT);
  • Mato Grosso do Sul: Dourados e Operário-MS.
  • Minas Gerais: Tombense, América-MG, Cruzeiro, Atlético-MG e Athletic Club;
  • Pará: Paysandu, Remo, Tuna Luso e São Francisco-PA;
  • Paraíba: Botafogo-PB e Sousa;
  • Paraná: Athletico-PR, Maringá, Coritiba, Operário-PR e FC Cascavel;
  • Pernambuco: Sport, Retrô e Náutico;
  • Piauí: Altos e Parnahyba;
  • São Paulo: Palmeiras, Santos, Bragantino, Novorizontino, São Paulo e Votuporanguense.
  • Rio de Janeiro: Flamengo, Fluminense, Nova Iguaçu, Vasco, Botafogo e (campeão da Copa Rio);
  • Rio Grande do Norte: América-RN e Santa Cruz-RN;
  • Rio Grande do Sul: Grêmio, Juventude, Internacional, Caxias e (campeão da Copa FGF);
  • Rondônia: Barcelona-RO e Porto Velho;
  • Roraima: São Raimundo-RR e GAS;
  • Santa Catarina: Brusque, Criciúma e (campeão da Copa Santa Catarina).
  • Sergipe: Confiança e Sergipe.
  • Tocantins: União-TO e Tocantinópolis.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos

Publicado

em

Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo