Cotidiano
Copa do Brasil 2025: veja quem está fora das Séries A, B e C e como está briga por vagas
Corinthians encabeça lista de times, mas ainda tem uma remota chance, caso consiga dar um bom salto na tabela do Brasileiro e contar com ajuda de rivais; entenda

Mirassol ainda tem uma pequena chance de ser campeão da Série B; somente assim vai à Copa do Brasil. Foto: Pedro Zacchi/AGIF
A Copa do Brasil, que reúne 92 times de todas as regiões do país, terá algumas ausências notáveis em 2025. Isso porque 19 clubes das Séries A, B e C não têm presença garantida para o torneio. Alguns ainda têm chance, sendo o principal deles o Corinthians, dono de três títulos, semifinalista na atual edição, e único integrante da elite ameaçado.
Mas há outros times tradicionais também na berlinda.
Ainda não conseguiram vaga na Copa do Brasil:
- Série A: Corinthians
- Série B: Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Goiás, Guarani, Ituano, Mirassol e Ponte Preta
- Série C: ABC, Ferroviária, São Bernardo, Ypiranga-RS, Figueirense, Floresta-CE, Ferroviário-CE, São José-RS, Londrina e Volta Redonda
Apesar do cenário desfavorável, alguns desses clubes ainda têm chances de assegurar uma vaga na Copa do Brasil de 2025, inclusive o Corinthians. A definição dos participantes brasileiros na Libertadores pode abrir espaço para esses times, assim como o título da Série B, em um efeito cascata. Além disso, há estados que dão uma vaga a campeões de taças locais.
O que o Corinthians precisa para jogar a Copa do Brasil 2025?
O Corinthians é o caso mais emblemático entre os times sem vaga na Copa do Brasil. O clube paulista não conseguiu pelo Campeonato Paulista e caiu na semifinal da Copa Sul-Americana diante do Racing, que era sua última esperança de classificação direta, uma vez que o campeão entra na Libertadores.
A Copa do Brasil reserva de sete a nove vagas para os clubes participantes da Libertadores. Caso sejam só sete brasileiros no torneio continental, os dois classificados restantes saem pelo Brasileirão.
A possibilidade de classificação pelo Campeonato Brasileiro para a Copa do Brasil de 2025 agora é remota, pois o Timão ocupa a 15ª posição na tabela, com uma distância significativa do G-6.
Para alcançar a vaga na Copa do Brasil 2025, o Corinthians precisaria garantir sua participação na Libertadores, o que exige, inicialmente, uma das seis primeiras posições no Campeonato Brasileiro. Ou torcer por uma improvável combinação de resultados, aliada à sua escalada na tabela da Série A.
É que existe a possibilidade de o G-6 ser ampliado para G-8, o que pode ocorrer se Botafogo e Flamengo vencerem a Libertadores e a Copa do Brasil, respectivamente, com o Rubro-negro terminando no G-7; ou, se somente um dos dois times cariocas termine como campeão, e o Cruzeiro vença a Sul-americana, ao mesmo tempo terminando a Série A entre os sete primeiros.
Nessa situação, o Corinthians ainda teria que tirar os nove pontos de vantagem e passar o Cruzeiro, que ocupa hoje a oitava posição. Uma última situação possível, que seria um G-9, no caso de Botafogo, Flamengo e Cruzeiro serem campeões. Assim, se a Raposa terminar em oitavo no Brasileiro, o nono colocado fica com uma vaga.
Quem ainda pode alcançar a Copa do Brasil 2025?
- ABC: na projeção do ranking de federações estaduais da CBF, o Rio Grande do Norte está ultrapassando o Maranhão, assumindo a 14ª colocação e “tomando” uma vaga na Copa do Brasil. Caso isso se confirme ao fim da temporada, a vaga fica com o ABC.
- São Bernardo e Ponte Preta: dependem da classificação de outros times paulistas para a Libertadores ou do Santos ser campeão da Série B.
- Mirassol: pode garantir a vaga caso conquiste o título da Série B.
- Avaí e Chapecoense: para o Avaí, a chance surge caso o Criciúma se classifique para a Libertadores. Já a Chapecoense disputa a Copa Santa Catarina e fica com a vaga se for campeão.
- Ypiranga-RS e São José-RS: estão na disputa da semifinal da Taça Federação Gaúcha de Futebol (FGF) – quem for campeão fica com a vaga. O São José tem uma outra chance caso Grêmio e Internacional classifiquem para a Libertadores.
- Floresta-CE e Ferroviário-CE: competem por uma vaga na Copa do Brasil pela Taça Fares Lopes, que ainda não iniciou. Apenas o campeão se classifica.
Outro clube tradicional que pode herdar uma vaga na Copa do Brasil é o Santa Cruz, que está na Série D e depende do Sport ser campeão da Série B.
Confira as 76 equipes com vaga na Copa do Brasil 2025
- Acre: Independência-AC e Humaitá;
- Alagoas: CRB, ASA e CSA;
- Amapá: Oratório e Trem;
- Amazonas: Amazonas e Manaus;
- Bahia: Bahia, Vitória e Barcelona de Ilhéus;
- Ceará: Ceará, Maracanã, Fortaleza e (campeão Taça Fares Lopes);
- Distrito Federal: Capital-DF e Ceilândia;
- Espírito Santo: Rio Branco-ES e Rio Branco VN;
- Goiás: Atlético-GO, Vila Nova e Aparecidense;
- Maranhão: Sampaio Corrêa e Maranhão;
- Mato Grosso: União Rondonópolis, Cuiabá e (campeão da Copa FMT);
- Mato Grosso do Sul: Dourados e Operário-MS.
- Minas Gerais: Tombense, América-MG, Cruzeiro, Atlético-MG e Athletic Club;
- Pará: Paysandu, Remo, Tuna Luso e São Francisco-PA;
- Paraíba: Botafogo-PB e Sousa;
- Paraná: Athletico-PR, Maringá, Coritiba, Operário-PR e FC Cascavel;
- Pernambuco: Sport, Retrô e Náutico;
- Piauí: Altos e Parnahyba;
- São Paulo: Palmeiras, Santos, Bragantino, Novorizontino, São Paulo e Votuporanguense.
- Rio de Janeiro: Flamengo, Fluminense, Nova Iguaçu, Vasco, Botafogo e (campeão da Copa Rio);
- Rio Grande do Norte: América-RN e Santa Cruz-RN;
- Rio Grande do Sul: Grêmio, Juventude, Internacional, Caxias e (campeão da Copa FGF);
- Rondônia: Barcelona-RO e Porto Velho;
- Roraima: São Raimundo-RR e GAS;
- Santa Catarina: Brusque, Criciúma e (campeão da Copa Santa Catarina).
- Sergipe: Confiança e Sergipe.
- Tocantins: União-TO e Tocantinópolis.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.