Conecte-se conosco

Cotidiano

Copa do Brasil 2025: veja quem está fora das Séries A, B e C e como está briga por vagas

Publicado

em

Corinthians encabeça lista de times, mas ainda tem uma remota chance, caso consiga dar um bom salto na tabela do Brasileiro e contar com ajuda de rivais; entenda

Mirassol ainda tem uma pequena chance de ser campeão da Série B; somente assim vai à Copa do Brasil. Foto: Pedro Zacchi/AGIF

A Copa do Brasil, que reúne 92 times de todas as regiões do país, terá algumas ausências notáveis em 2025. Isso porque 19 clubes das Séries A, B e C não têm presença garantida para o torneio. Alguns ainda têm chance, sendo o principal deles o Corinthians, dono de três títulos, semifinalista na atual edição, e único integrante da elite ameaçado.

Mas há outros times tradicionais também na berlinda.

Ainda não conseguiram vaga na Copa do Brasil:

  • Série A: Corinthians
  • Série B: Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Goiás, Guarani, Ituano, Mirassol e Ponte Preta
  • Série C: ABC, Ferroviária, São Bernardo, Ypiranga-RS, Figueirense, Floresta-CE, Ferroviário-CE, São José-RS, Londrina e Volta Redonda

Apesar do cenário desfavorável, alguns desses clubes ainda têm chances de assegurar uma vaga na Copa do Brasil de 2025, inclusive o Corinthians. A definição dos participantes brasileiros na Libertadores pode abrir espaço para esses times, assim como o título da Série B, em um efeito cascata. Além disso, há estados que dão uma vaga a campeões de taças locais.

O que o Corinthians precisa para jogar a Copa do Brasil 2025?

O Corinthians é o caso mais emblemático entre os times sem vaga na Copa do Brasil. O clube paulista não conseguiu pelo Campeonato Paulista e caiu na semifinal da Copa Sul-Americana diante do Racing, que era sua última esperança de classificação direta, uma vez que o campeão entra na Libertadores.

A Copa do Brasil reserva de sete a nove vagas para os clubes participantes da Libertadores. Caso sejam só sete brasileiros no torneio continental, os dois classificados restantes saem pelo Brasileirão.

A possibilidade de classificação pelo Campeonato Brasileiro para a Copa do Brasil de 2025 agora é remota, pois o Timão ocupa a 15ª posição na tabela, com uma distância significativa do G-6.

Para alcançar a vaga na Copa do Brasil 2025, o Corinthians precisaria garantir sua participação na Libertadores, o que exige, inicialmente, uma das seis primeiras posições no Campeonato Brasileiro. Ou torcer por uma improvável combinação de resultados, aliada à sua escalada na tabela da Série A.

É que existe a possibilidade de o G-6 ser ampliado para G-8, o que pode ocorrer se Botafogo e Flamengo vencerem a Libertadores e a Copa do Brasil, respectivamente, com o Rubro-negro terminando no G-7; ou, se somente um dos dois times cariocas termine como campeão, e o Cruzeiro vença a Sul-americana, ao mesmo tempo terminando a Série A entre os sete primeiros.

Nessa situação, o Corinthians ainda teria que tirar os nove pontos de vantagem e passar o Cruzeiro, que ocupa hoje a oitava posição. Uma última situação possível, que seria um G-9, no caso de Botafogo, Flamengo e Cruzeiro serem campeões. Assim, se a Raposa terminar em oitavo no Brasileiro, o nono colocado fica com uma vaga.

Quem ainda pode alcançar a Copa do Brasil 2025?
  • ABC: na projeção do ranking de federações estaduais da CBF, o Rio Grande do Norte está ultrapassando o Maranhão, assumindo a 14ª colocação e “tomando” uma vaga na Copa do Brasil. Caso isso se confirme ao fim da temporada, a vaga fica com o ABC.
  • São Bernardo e Ponte Preta: dependem da classificação de outros times paulistas para a Libertadores ou do Santos ser campeão da Série B.
  • Mirassol: pode garantir a vaga caso conquiste o título da Série B.
  • Avaí e Chapecoense: para o Avaí, a chance surge caso o Criciúma se classifique para a Libertadores. Já a Chapecoense disputa a Copa Santa Catarina e fica com a vaga se for campeão.
  • Ypiranga-RS e São José-RS: estão na disputa da semifinal da Taça Federação Gaúcha de Futebol (FGF) – quem for campeão fica com a vaga. O São José tem uma outra chance caso Grêmio e Internacional classifiquem para a Libertadores.
  • Floresta-CE e Ferroviário-CE: competem por uma vaga na Copa do Brasil pela Taça Fares Lopes, que ainda não iniciou. Apenas o campeão se classifica.

Outro clube tradicional que pode herdar uma vaga na Copa do Brasil é o Santa Cruz, que está na Série D e depende do Sport ser campeão da Série B.

Confira as 76 equipes com vaga na Copa do Brasil 2025
  • Acre: Independência-AC e Humaitá;
  • Alagoas: CRB, ASA e CSA;
  • Amapá: Oratório e Trem;
  • Amazonas: Amazonas e Manaus;
  • Bahia: Bahia, Vitória e Barcelona de Ilhéus;
  • Ceará: Ceará, Maracanã, Fortaleza e (campeão Taça Fares Lopes);
  • Distrito Federal: Capital-DF e Ceilândia;
  • Espírito Santo: Rio Branco-ES e Rio Branco VN;
  • Goiás: Atlético-GO, Vila Nova e Aparecidense;
  • Maranhão: Sampaio Corrêa e Maranhão;
  • Mato Grosso: União Rondonópolis, Cuiabá e (campeão da Copa FMT);
  • Mato Grosso do Sul: Dourados e Operário-MS.
  • Minas Gerais: Tombense, América-MG, Cruzeiro, Atlético-MG e Athletic Club;
  • Pará: Paysandu, Remo, Tuna Luso e São Francisco-PA;
  • Paraíba: Botafogo-PB e Sousa;
  • Paraná: Athletico-PR, Maringá, Coritiba, Operário-PR e FC Cascavel;
  • Pernambuco: Sport, Retrô e Náutico;
  • Piauí: Altos e Parnahyba;
  • São Paulo: Palmeiras, Santos, Bragantino, Novorizontino, São Paulo e Votuporanguense.
  • Rio de Janeiro: Flamengo, Fluminense, Nova Iguaçu, Vasco, Botafogo e (campeão da Copa Rio);
  • Rio Grande do Norte: América-RN e Santa Cruz-RN;
  • Rio Grande do Sul: Grêmio, Juventude, Internacional, Caxias e (campeão da Copa FGF);
  • Rondônia: Barcelona-RO e Porto Velho;
  • Roraima: São Raimundo-RR e GAS;
  • Santa Catarina: Brusque, Criciúma e (campeão da Copa Santa Catarina).
  • Sergipe: Confiança e Sergipe.
  • Tocantins: União-TO e Tocantinópolis.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Quinari bate o Atlético Xapuriense e é o 2º finalista da Série A

Publicado

em

Foto divulgação: Comissão técnica, jogadores e torcedores comemoram a classificação

Depois de uma vitória por 5 a 4, no tempo normal, e em um empate por 0 a 0, na prorrogação, o Quinari bateu o Atlético Xapuriense por 5 a 3, nas penalidades, nesse sábado, 13, no ginásio Álvaro da Silva Mota, em Xapuri, e garantiu a classificação para a final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A.

Contra Brasileia

O Quinari vai enfrentar Brasileia nas finais do Estadual. A equipe da Fronteira eliminou o Fluminense da Bahia e deixou o futsal de Rio Branco sem representante na decisão

Finais definidas

As finais do Campeonato Estadual estão programadas para os dias 20 e 27 deste mês. O primeiro jogo será disputado em Senador Guiomard e a segunda partida ocorre em Brasileia.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Grêmio Xapuriense vence a AFEX e fica com a taça do Estadual Sub-14

Publicado

em

Fotos Sueli Rodrigues: Grêmio Xapuriense conquistou o último título da temporada 25

O Grêmio Xapuriense venceu a AFEX por 1 a 0 neste sábado, 13, no Tonicão, e conquistou o título do Campeonato Estadual Feminino Sub-14.

“Conseguimos o nosso objetivo. Tivemos uma competição difícil e o mais importante é seguir com esse trabalho com as jovens da região do Alto Acre”, declarou o técnico Tiago Luiz.

11 competições

A decisão entre Grêmio Xapuriense e AFEX marcou o fechamento da temporada de 2025 das competições promovidas pela Federação de Futebol do Acre(FFAC).

“Tivemos um calendário extenso, mas realizamos as competições dentro do programado”, afirmou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.

Grêmio Xapuriense ganhou a competição de maneira invicta

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Inter define Tite como alvo para treinador em 2026

Publicado

em

Clube gaúcho anunciou Abel Braga como diretor técnico e iniciou tratativas com o ex-treinador da seleção brasileira, de acordo com o portal ge

Tite teve passagem vitoriosa pelo Inter entre 2008 e 2009 – Edison Vara/Placar

Placar

O Internacional definiu seu alvo para substituir Abel Braga no comando técnico da equipe para 2026: Tite. O portal ge informou nesta sexta-feira, 12,  que o Colorado fez uma proposta ao ex-treinador de Corinthians, Flamengo e da seleção brasileira e agora espera um retorno até a próxima segunda-feira, 15. Alessandro Barcelos, presidente do Colorado, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira, 12, e falou sobre o interesse em Tite.

Ao ser questionado sobre o interesse em Tite, Barcelos negou uma “busca formal”, mas fez elogios ao treinador gaúcho de Caxias do Sul , que teve passagem vitoriosa pelo Inter, e também no rival Grêmio.

“O Tite é um grande treinador. Evidente que sempre estará na pauta na medida que decidiu voltar ao trabalho. Faz parte das movimentações, mas formalmente não tive esta conversa ainda, porque a gente entende que é necessário construir um ambiente de perfil de treinadores”, comentou o presidente do Inter.

Ainda na coletiva, Barcelos confirmou Abel Braga como diretor técnico do clube. “O Abel não parou de trabalhar desde domingo, tem trabalhado diariamente conosco, já na perspectiva da busca de um novo treinador”, disse o presidente. O mandatário ainda falou que o contrato de Abel será de um ano.

Tite: último trabalho e passagem pelo Inter

O último trabalho de Tite foi no Flamengo, entre outubro de 2023 até setembro de 2024. Sua demissão aconteceu após a eliminação do rubro-negro na Libertadores contra o Peñarol. No Mengão, o treinador conquistou o Campeonato Carioca de 2024 e comandou a equipe em 70 partidas, com 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas.

Tite chegou a acertar seu retorno ao Corinthians, pelo qual conquistou as maiores glórias de sua carreira, no meio desta temporada, mas acabou desistindo alegando problemas de saúde mental.

Tite treinou o Colorado entre junho de 2008 e outubro de 2009. Na ocasião, ganhou a Sul-Americana de 2008, o Campeonato Gaúcho de 2009 e a Copa Suruga de 2009. O treinador comandou o clube em 109 partidas, com 58 vitórias, 24 empates e 27 derrotas.

Comentários

Continue lendo