Acre
Contraprova de caso suspeito de sarampo em criança de 4 anos no Acre deve sair em até 20 dias
Saúde Estadual informou que amostra deve ser enviada à Fiocruz para contraprova nesta segunda-feira (9). Menina de 4 anos que apresentou sintomas da doença está isolada em casa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/m/n/jBEdGHQqCNtX2QBssIlg/whatsapp-image-2022-05-06-at-10.21.07.jpeg)
Com suspeito de sarampo em Assis Brasil, equipe da Sesacre fez mutirão de vacinação na cidade na sexta (6) e sábado (7) — Foto: Arquivo/Sesacre
As amostras coletadas de uma menina de 4 anos que mora em Assis Brasil, no interior do Acre, e está com suspeita de sarampo ainda vão ser encaminhadas, nesta segunda-feira (9), para contraprova na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A previsão, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, é que o resultado saia entre 15 e 20 dias.
Conforme a técnica do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), Renata Meirelles, as coletas de sangue, swab e urina foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Rio Branco, e, seguindo protocolo do Ministério da Saúde, serão enviadas à Fiocruz, no Rio de Janeiro, para nova testagem e contraprova.
“A criança está evoluindo bem, realmente foi um caso notificado, apresentou sintomas para sarampo, febre, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse e coriza. Todas as ações diante de um caso suspeito de sarampo foram tomadas, como a notificação, bloqueio vacinal, e essa criança hoje está isolada, porque ainda está em período de transmissibilidade, caso seja confirmado. Nós realizamos a investigação junto ao município, também junto às autoridades sanitárias do Peru, já que é uma região de fronteira, e no final de semana, uma equipe do PNI Estadual fez um mutirão de vacinação”, informou Renata.
Durante o mutirão foram aplicadas mais de 300 doses de vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, em pessoas de 6 meses a 39 anos. Somando com as doses contra a Covid-19 e Influenza, foram mais de 700 doses de vacinas aplicadas na ação.
Sobre a criança que foi notificada com suspeita de sarampo, Renata informou que ela tem as duas doses da vacina tríplice viral, por isso, o cenário epidemiológico é “favorável” para o estado acreano.
“Além disso, no Peru não temos casos confirmados de sarampo e nem no estado do Acre. Os nossos últimos casos confirmados de sarampo foram no ano de 2000 e no Brasil só temos casos confirmados no Amapá e em São Paulo no ano de 2022.”
Os últimos casos confirmados de sarampo no Acre ocorreram no ano de 2000, com o registro de três casos no município de Acrelândia, um em Mâncio Lima, um em Plácido de Castro e seis em Rio Branco, totalizando 11 casos.
Conforme dados do PNI Estadual, ao analisar uma série histórica dos últimos 8 anos dos casos notificados de sarampo, nota-se uma regularidade no número de notificações, mantendo uma média entre dois e cinco casos notificados. O ano de 2015 não apresenta essa similaridade, já que não houve nenhum caso notificado no decorrente ano.
No ano de 2018, o Acre relatou 64 casos distribuídos nos municípios de Plácido de Castro, Rio Branco, Capixaba, Acrelândia, Senador Guiomard e Tarauacá, sendo todos descartados por critério laboratorial. O município de Rio Branco apresentou o maior número de notificações, totalizando 51 casos.
Já em 2019, 11 casos foram registrados no estado, pelos municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó, Plácido de Castro e Rio Branco, sendo que todos também foram descartados por critério laboratorial, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. E nos anos de 2020 e 2021, não houve notificações de sarampo.
O sarampo é uma doença viral e imunoprevenível, ou seja, a melhor forma de prevenção é através da vacinação, no qual confere imunidade a 95% da população que recebe as duas doses da vacina tríplice viral, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
No Acre, no ano de 2021 a cobertura vacinal do tríplice viral com a 1ª dose foi de 58,62%, com um total de 9.543 doses aplicadas e de 25,32% da 2ª dose, o que corresponde a 4.122 pessoas imunizadas.
Para o ano de 2022, o Acre já recebeu cerca de 54 mil doses de vacina contra o sarampo para imunizar crianças. Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde desde o início da campanha, no dia 4 de abril. No último sábado (29), as equipes de Saúde da capital acreana, Rio Branco, realizaram o ‘Dia D’ de imunização e atenderam em vários pontos.
Conforme o PNI, ainda não há números sobre a vacinação contra o sarampo no estado, em virtude de atualização a nível de sistema.
Colaborou Kelton Pinho, da Rede Amazônica Acre.
Comentários
Acre
Governo do Acre lança programa para formar 40 empresas importadoras e fortalecer comércio exterior
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), apresentou na última sexta-feira, 6, uma estratégia inédita de formar empresas para atuação no comércio exterior. A iniciativa, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Federacre), qualificará 40 micros e pequenas empresas para a atividade de importação. O encontro reuniu representantes de 11 associações comerciais, além de diretores e técnicos. A proposta é estruturar uma nova cultura empresarial voltada à inserção internacional.
Durante a apresentação, o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou que o programa vai criar um ambiente prático de formação. “A meta é qualificar 40 empresas importadoras, realizando desde a capacitação até a importação efetiva. Queremos proporcionar ao empresário a experiência real da sua primeira operação, para que ele possa transformar isso em um novo negócio. Importação e exportação representam uma oportunidade estratégica para ampliar margens e diversificar mercados. Vamos alcançar empresários de todos os municípios do estado”.

A presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola (Acisa), Patrícia Dossa, enfatizou o impacto prático da capacitação para o setor empresarial. “São parcerias essenciais para o crescimento das associações e dos empresários que estão na ponta. Aprender a importar e, depois, conseguir andar com as próprias pernas vai fazer muita diferença. Adquirir produtos diretamente do mercado internacional amplia competitividade e reduz custos. Esse curso facilitará o acesso dos empreendedores das cidades do interior a orientações técnicas e bem especializadas”.
Para o diretor de Projetos da Federacre, Clóvis Console, o programa simboliza a aproximação concreta entre poder público e iniciativa privada. “Vamos beneficiar empresários de todo o estado, inclusive de municípios onde ainda estamos estruturando entidades representativas. A formação de grupos de importadores permitirá compras mais competitivas e fortalecerá a economia local. Trazer dinheiro novo para o Acre, por meio do comércio exterior, é uma estratégia para lá de assertiva que vai impactar diretamente na vida da nossa população com mais variedades e outros”.

Na avaliação da presidente da Associação Comercial e Empresarial de Acrelândia (Aceac), Daiane Figueiredo, a iniciativa fortalecerá o empresariado com qualificação. “Se você não investe no empresário, não tem resultado. Estou empolgada porque essa é uma oportunidade de crescermos juntos, iniciativa privada e poder público. Quem está na ponta são as associações, então isso é mais que necessário. Com incentivo e apoio, a chance de dar certo é muito maior”, concluiu, reforçando a importância da interiorização das políticas de desenvolvimento do setor.
Além da capacitação, também haverá um amplo acompanhamento especializado para que as empresas realizem a primeira operação de importação. A proposta inclui assessoria completa em todas as etapas do processo, desde a negociação internacional até os trâmites legais aduaneiros. Um dos diferenciais será a possibilidade de utilização de um contêiner compartilhado, modelo que reduz custos logísticos e dilui riscos entre os participantes. A estratégia permite que micro e pequenos empresários tenham acesso ao mercado externo com investimento inicial acessível.
The post Governo do Acre lança programa para formar 40 empresas importadoras e fortalecer comércio exterior appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Rio Acre mantém tendência de vazante e marca 10,43 metros ao meio-dia em Rio Branco
Boletim da Defesa Civil confirma queda gradual do nível do manancial e ausência de chuvas nas últimas 24 horas

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acidente de motocicleta deixa jovem ferido na AC-40, em Senador Guiomard
Motociclista perdeu o controle após pneu furar na Curva das Mangueiras e foi transferido para o Pronto-Socorro de Rio Branco
O jovem Felipe Sousa Baratela, de 20 anos, ficou ferido após sofrer um acidente de motocicleta na rodovia AC-40, conhecida como Estrada do Quinari, no trecho da Curva das Mangueiras, no sentido Senador Guiomard/Rio Branco.
De acordo com informações apuradas no local, Felipe trafegava em uma motocicleta Honda Fan 150 quando o pneu do veículo furou, fazendo com que ele perdesse o controle da direção ao contornar a curva e caísse sobre a pista.
Uma ambulância de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Senador Guiomard foi acionada e realizou os primeiros atendimentos ainda na rodovia, encaminhando a vítima ao Hospital Geral Dr. Ary Rodrigues.
Em razão da gravidade dos ferimentos, o motociclista foi transferido posteriormente para o Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco, onde permaneceu sob cuidados do setor de traumatologia para avaliação especializada.
Felipe apresentou múltiplas escoriações pelo corpo e suspeita de fratura no punho direito. O estado de saúde é considerado estável. As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.













Você precisa fazer login para comentar.