Conecte-se conosco

Acre

Contabilidade Macabra: em menos de quinze dias, Acre registra quase 30 mortes de forma violenta

Publicado

em

 

 

Onze homicídios foram registrados no Acre somente na primeira semana de janeiro de 2018.

O número alarmante vai na contramão das expectativas da Secretaria de Segurança Pública do Acre.

Da Redação oaltoacre Marcus José com Salomão Matos Contilnet

Avança sem tréguas o número de assassinatos registrados no Estado do Acre somente nas duas primeiras semanas de janeiro de 2018, e na “contabilidade Macabro” nada menos que 29 pessoas já foram mortas em menos de 15 dias no estado. Mesmo com a onda crescente da violência sem controle no Estado, o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, continua na sua pré-campanha para vice-governador, enquanto a população vive apavorada sob o signo do medo e o governador Tião Viana descansa de férias na Europa.

E bom lembrar em evento realizado pela Frente Popular do Acre (FPA) na manhã da terça-feira (28) de novembro 2017, o secretário de segurança pública, Emylson Farias (PDT) foi lançado como vice do pré-candidato ao governo do Acre, Marcus Alexandre (PT).

Emylson Farias será o vice de Marcus Alexandre/Foto: Andreia Oliveira

A coletiva aconteceu no auditório da Biblioteca Pública, por volta das 8h30min. O governador Tião Viana (PT), o presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Luíz Thê, e alguns dirigentes dos partidos ligados a FPA, estiveram presentes e comemoraram a chapa escolhida e de acordo com o Marcus Alexandre, Emylson foi o escolhido para trilhar o caminho de luta em prol do bem estar dos acreanos.

“Foi escolhido um guerreiro para essa luta. Emylson lutará junto comigo para fazer diferença no governo do Acre, temos respeito por todos os partidos. Essa questão da segurança precisa de muita responsabilidade. O controle das fronteiras e a entrada das drogas é um assunto que precisa de muita atenção e ações de planejamento. Emylson terá muito a contribuir pois já é da área. Nós vamos apresentar à população, durante a campanha, estratégias sobre a segurança pública e sobre o desenvolvimento econômico, desburocratizando certas produções do Estado, principalmente nas áreas do interior acreano” ressaltou Marcus Alexandre na coletiva.

“Um guerreiro para essa luta. Emylson lutará junto comigo para fazer diferença no governo do Acre”, disse Tião.

O atual governador do Acre, Tião Viana, aproveitou o momento para falar da alegria de ver o crescimento da frente popular no estado e a confiança na chapa escolhida para concorrer as eleições de 2018.

_____________________________

“Sei que não será fácil, mas acredito que Marcus Alexandre, junto com Emylson, estão preparados para isso – referindo-se a eleição de 2018”, enfatizando Viana. O governador também anunciou que seguirá com sua carreira médica, após a saída do cargo.

_____________________________

O anunciado vice, afirmou durante o evento que é “ameaçado todos os dias” e que “não foge dos desafios”. “A força policial está no limite dela, fazendo o que é possível e impossível. Chegou a hora da política ajudar a segurança pública nesse Estado e nesse país. Refirmando que iria lutar todos os dias para promover uma cultura de paz no Acre. Temos convicção de que só a política pode melhorar a situação da segurança no Brasil”, declarou Farias na coletiva que aconteceu no auditório da Biblioteca Pública no dia 28/11/2017.

Em um breve resumo, pesquisando na página da rede social da jornalista policial Lilia Camargo, que acompanha diariamente a onda de assassinatos no Estado, deu para ver a situação que se encontra os acreanos nos primeiros 15 dias de 2018.

Confira número de homicídios:

Lista de mortes violentas nas duas primeiras semanas do mês de janeiro de 2018.

Esta semana tivemos 14 mortes violentas, sendo 12 delas por arma de fogo e duas por arma branca. Com exceção de uma mulher, os demais mortos são todos do sexo masculino com idades entre, 18 e 47 anos.

Na semana passada, tivemos 13 mortes violentas, sendo 9 por arma de fogo e quatro por arma branca. Todas as vítimas eram do sexo masculino e tinham idades entre 15 e 52 anos.

Juntando as duas semanas, pelo menos 28 mortes foram registradas em menos de 15 dias.

Segue a lista e fotos de algumas das vítimas:

Mortes Violentas – Janeiro de 2018

PRIMEIRA SEMANA – 01/01 ao dia 07/01

Segunda-feira – 01/01

1 – Josué Souza de Araújo, morto a facadas, Transacreana

2 – Izomar Vieira de Andrade (47), Ramal da Uga, Belo Jardim, morto a facadas.

Terça-feira – 02/01

3 – Alan Lima Leite (25) – Ramal Bom Jesus, morto a tiros.

4- Francisco da Silva Soares (52), Ramal Menino Jesus, Taquari, morto a tiros.

Vítima caiu e morreu ao lado da bicicleta em que vendia seus salgados/Foto: Equipe Folha do Acre

Quinta-feira – 04/01

5 – David Rodrigues da Silva, Rua Flamengo, Laélia Alcântara

Sexta-feira – 05/01

6 – Francisco Cleuderson Sales de Oliveira (33), Jorge Lavocat, morto a tiros.

7 – Venilson Cruz dos Anjow (29), Rua das Mangueiras, Boa União, morto a tiros.

8 – Jamisson da Silva Marques (27), bairro Remanso, Cruzeiro do Sul, morto a tiros.

9 – José Esmael Pereira da Silva (31), sofreu tentativa de homicídio em Feijó dia 26 e morreu em Cruzeiro do Sul. Alvo de tiros.

Sábado 06/01

10 – John Wesley, 15 anos, Cidade do Povo, morto a tiros.

11- Roseane Dantas da Costa (14), Tarauacá, degolada.

Domingo 07/01

12 – Herlem Moraes da Silva, Estrada do Calafate, morto a facadas (Autor preso)

13 – Josué de Almeida Pontes (20 anos), Travessa Cerâmica, Alto Alegre, morto a tiros.

corpo de Josué de Almeida foi encontrada dentro de uma residência. De acordo com informações de policiais militares (Foto Ac24horas)

SEGUNDA SEMANA – 08/01 a 14/01

Segunda-feira 08/01

14 – Altevir Rodrigues de Oliveira (61), km 10, morto a tiros, Porto Acre (Latrocínio)

15 – Mateus Souza Gomes (19), Tucumã, morreu em troca de tiros com a polícia.

16 – Alisson Pereira (23), Tucumã, morreu em troca de tiros com a polícia

Alisson Pereira (esq.) e Mateus Gomes trocaram tiros com a polícia na noite de segunda (8) (Foto: Arquivo pessoal)

17- Raimundo Venâncio de Souza (47), morreu no PS, golpes de paulada em briga generalizada na estrada do Calafate, domingo (7).

Terça-feira (9)

18 – Auricio da Silva Brito (30), Montanhês, morreu no PS após levar um tiro.

Quarta-feira 10/01

19 – Geris da Silva Ângulo (29), assassinado a tiros, bairro Taquari.

20 – Karlison da Silva Braga (19), assassinado a tiros, Santa Inês.

21 – Odair de Souza Silva (21), morto a tiros, Boa União (Sobral).

Sexta-feira 12/01

22 – Rubens Damásio da Silva (22) morto a facadas no município de Feijó.

Sábado 13/01

23 – Débora Freitas Bessa (19), morta a facadas, Caladinho/Tancredo.

A informação era de que Déborah havia pegado um mototáxi até a entrada do bairro Caladinho e lá foi abordada por criminosos que a arrastaram para dentro da mata (Foto: intenet)

24 – Marcley Cunha Marques (34), morto a tiros, Quinari.

25 – Alexandre da Silva Nazaré (32) e Antônio da Rocha Viana, mortos a tiros.

A morte de Alexandre da Silva Nazaré, de 32 anos, na noite de sábado (13), aconteceu em um bar localizado na Antônio da Rocha Viana (Foto: reprodução)

26 – Wesley de Araújo (18), Ramal do Mutum/Alto Alegre, morto a tiros.

27 – Jardel Filgueiras Gadelha (33), Seringal Barra da Colônia, Xapuri, morto a tiros.

Segunda-feira 15/01

28 – Junior César Pontes (19). Assassinado a tiros no Bairro das Placas em Rio Branco.

29 – Igor Cândido Ribeiro, disparo de arma de fogo na cabeça, na Rua 7 de dezembro, no Estrada da Sanacre, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

Já na noite de domingo, Jovem leva tiro na cabeça enquanto voltava da casa da namorada na Baixada da Sobral

Moradores disseram à PM-AC que Igor Cândido Ribeiro voltava da casa da namorada quando foi baleado, em Rio Branco.

O jovem Igor Cândido Ribeiro, de 19 anos, levou um tiro na cabeça na noite de domingo (14), na Rua 7 de dezembro, Estrada da Sanacre, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

Região da Baixada da Sobral, em Rio Branco (Foto: internet)

Populares falaram para a Polícia Militar do Acre (PM-AC) que Ribeiro voltava da casa da namorada quando foi atingido pelo disparo. A assessoria de comunicação da PM-AC informou que o jovem morreu na manhã desta segunda-feira (15) no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), mas o Instituto Médico Legal (IML) disse que ainda não tinha recebido nenhum chamado com o nome da vítima.

A PM-AC falou que Ribeiro estava de bicicleta quando foi abordado por dois suspeitos em uma motocicleta. O jovem perdeu parte da massa cefálica e ainda chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

No local, os moradores não passaram detalhes dos suspeitos e ninguém foi preso.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Professora implora cirurgia neurológica urgente a governador Gladson Cameli e relata risco de morte após espera de um ano por procedimento no Acre

Publicado

em

Cremilda Lopes Rodrigues, de 58 anos, professora aposentada, aguarda desde fevereiro de 2025 a realização de uma angioplastia com implante de stent intracraniano para tratamento de aneurismas cerebrais, em Rio Branco. Segundo laudos médicos apresentados pela paciente, o caso é considerado urgente devido ao risco de ruptura.

O procedimento foi solicitado pelo médico neurologista Rogério Ivan Ortiz. No entanto, a cirurgia não está sendo realizada no Hospital Santa Juliana, unidade onde executa os atendimentos cirúrgicos do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Estado.

Cremilda gravou um vídeo relatando a situação e pedindo apoio das autoridades. No apelo, afirmou viver sob constante preocupação enquanto aguarda a marcação do procedimento.

“Eu tô aqui como mãe, como vó, pedindo misericórdia das autoridades. Faça alguma coisa, porque não é fácil viver assim. Eu preciso que o governador do Estado do Acre compre stents para que essa cirurgia seja menos invasiva.”

Segundo a professora, o primeiro laudo médico foi emitido há cerca de um ano e encaminhado ao Ministério Público. Um novo documento, entregue há aproximadamente um mês, reforçou o pedido de urgência.

“Segundo o neurocirurgião, eu corro um alto risco de vida desses aneurismas sangrarem. Se sangrar, minha chance de sobreviver é de cerca de 2%.”

A paciente também relata que, pelo método cirúrgico convencional, existe risco de perda de visão, pois o aneurisma estaria comprimindo um nervo óptico. Enquanto aguarda a cirurgia, ela afirma que precisou mudar de residência com a família por conta da situação de saúde.

De acordo com Cremilda, ao longo do período ela recebeu promessas de apoio, mas nenhuma medida efetiva foi adotada até o momento. A apreensão aumenta à medida que o procedimento não é agendado e o risco apontado em laudo médico permanece.

O espaço permanece aberto para manifestação dos órgãos de saúde responsáveis.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco cobra repasses federais para a Assistência Social do Acre na 36ª Reunião da CIT SUAS

Publicado

em

A reunião teve como um dos principais focos a cobrança de recursos para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

Com o objetivo de cobrar os recursos prometidos para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na manhã desta quarta-feira (11), o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, esteve presente na 36ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), realizada na Esplanada dos Ministérios, Bloco F, 9º andar, Sala 902, em Brasília/DF.

O encontro teve como um dos principais focos a cobrança de recursos para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, que, até o momento, não foram repassados pelo governo federal, apesar de promessas anteriores.

João Marcos Luz, que também atua como gestor da política de assistência social no estado do Acre, enfatizou as dificuldades enfrentadas pela região, especialmente diante do aumento no fluxo de imigrantes e dos danos causados pelas alagações.

O gestor apontou que os repasses, previstos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), ainda não chegaram, o que tem gerado um grande prejuízo para a ampliação das ações de apoio a quem mais precisa, como as políticas voltadas para pessoas em situação de rua.

Além de cobrar a liberação dos recursos, Luz pediu especialmente o envio de verbas para os municípios de Rio Branco, Epitaciolândia e Assis Brasil, que enfrentam grandes desafios no atendimento à população vulnerável, como idosos e mulheres vítimas de violência.

Ele destacou a importância de o governo federal honrar seus compromissos financeiros, especialmente em um cenário de crescente demanda por serviços públicos de assistência social.

“Estamos em uma situação muito difícil no Acre, e não podemos ficar de braços cruzados. A prefeitura de Rio Branco, por exemplo, está arcando com 80% dos custos dessas ações sociais, utilizando recursos do IPTU, que deveriam ser destinados a outras áreas. O governo federal precisa assumir sua responsabilidade e garantir que os recursos cheguem aos municípios, onde as necessidades são urgentes”, afirmou João Marcos Luz.

A falta de repasses tem impactado diretamente o planejamento e a execução das políticas públicas em diversas frentes, prejudicando a qualidade do atendimento à população em situação de risco.

Luz finalizou seu discurso reforçando que não se pode esperar mais tempo pela liberação dos valores prometidos, uma vez que a situação no estado requer respostas imediatas.

O encontro na CIT SUAS é um dos muitos espaços em que gestores municipais buscam cobrar a atuação do governo federal para garantir o adequado financiamento e execução das políticas sociais em todo o Brasil.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Sejusp firma parceria para garantir economia de recursos públicos

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, realizou na manhã desta quarta-feira, 11, reunião de alinhamento para discutir importações diretas de tecnologias de segurança e armamentos.

Reunião foi realizada para discutir importações diretas de tecnologias de segurança e armamentos. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

Com objetivo de adquirir equipamentos de ponta para os operadores de segurança e garantir a máxima economicidade do recurso público, a Sejusp realiza uma parceria com o Banco do Brasil. Essa parceria visa apoio especializado em contratos de câmbio, garantir que o fluxo de pagamentos acompanhe o ritmo das necessidades da segurança pública no Acre e a redução da burocracia nas transações internacionais.

Parceria representa um passo para melhores condições de investimento público.Foto: Mariana Moreira/Sejusp

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, reitera que essa parceria representa um passo para melhores condições de investimento público. “O Estado está comprando produtos de alta performance com custos significativamente reduzidos, então temos equipamentos de melhores condições de trabalho para as forças de segurança, para proteger o cidadão acreano”. 

Chefe do financeiro da Sejusp, Eric Oliveira. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

“Evitando as margens de lucro de revendedores nacionais, a Sejusp consegue fazer o orçamento render mais, revertendo essa economia em mais equipamentos e melhores condições de trabalho para as forças de segurança”, destacou o chefe do setor financeiro da Sejusp, Eric Oliveira. 

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo