Conecte-se conosco

Flash

Construção da Ponte Frei Paolino Baldassari é ‘um sonho realizado’ para famílias de Sena Madureira

Publicado

em

“Um sonho que se realizou” é uma das frases recorrentes entre os moradores do Segundo Distrito de Sena Madureira, sobre a recém-construída ponte que leva o nome do Frei Paolino Baldassari.

Ponte Frei Paolino Baldassari liga o primeiro ao Segundo Distrito de Sena Madureira. Foto: Neto Lucena/Secom

A construção sobre o Rio Iaco está em fase de acabamento pelo governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), e será inaugurada na próxima terça-feira, 19, com a presença do governador Gladson Cameli.

“Essa ponte vai fortalecer a vida dos moradores de Sena Madureira. Assumimos o compromisso com as pessoas que reivindicavam essa obra há quase um século e que vai ficar para a história dessa cidade”, destacou o governador.

Obra da ponte está em fase de acabamento. Foto: Neto Lucena/Secom

Após a inauguração, a obra facilitará a acessibilidade dos quase 2.500 moradores do Segundo Distrito, além de facilitar o acesso à educação, saúde e segurança das famílias, como a de Francisca Figueiredo e de seu filho Samuel.

Francisca Figueiredo e o filho Samuel moram na região do Segundo Distrito de Sena Madureira. Foto: Neto Lucena/Secom

“A ponte é uma benção”, diz dona Francisca. “Antes a gente tinha que dar a volta ou atravessar de barco, agora ficou mais fácil chegar do outro lado. É um sonho realizado”, completa o filho Samuel.

Ponte Frei Paolino Baldassari tem 232 m de extensão. Foto: Neto Lucena/Secom

Entre os moradores, o sentimento de agradecimento prevalece diante o compromisso com a população, reafirmado pelo governador Gladson Cameli: “Moro aqui há 30 anos. Lembro quando ele [governador] conversou com a gente na Escola Raimundo Magalhães e falou que faria a ponte. E hoje ela está aqui”, observa a moradora Maria Socorro Almeida.

Maria Socorro Almeida está animada para a entrega da ponte. Foto: Neto Lucena/Secom

Moradores e comerciantes do Primeiro Distrito e centro do município também serão beneficiados. A previsão é de melhoria no comércio após a inauguração da obra: “Trabalho aqui há 50 anos. Acho que com a ponte vai ficar melhor”, afirma o comerciante da Feira Livre dos Colonos, Sebastião Alves.

Comerciante Sebastião Alves acredita em melhoria das vendas após inauguração. Foto: Neto Lucena/Secom

“A ponte vai ajudar muitas pessoas, como o Padre Paolino ajudou muita gente aqui na cidade”, compara o comerciante de tabaco Bartolomeu de Oliveira.

Comerciante Bartolomeu Gonzaga atua há 42 anos na Feira Livre dos Colonos. Foto: Neto Lucena/Secom

Por muitos anos, a conexão do Primeiro ao Segundo Distrito de Sena Madureira se deu apenas pelas embarcações, até a construção da Ponte José Nogueira Sobrinho, na gestão do governador Orleir Cameli.

“O caminho para lá é seguir quatro km pela BR-364, passar a ponte e pegar mais quatro km na Estrada Mário Lobão, para chegar ao Segundo Distrito”, explica Bartolomeu.

Obras estão em fase de conclusão nas extremidades da ponte. Foto: Neto Lucena/Secom

No entanto, com celeridade das equipes do governo do Estado, a nova ponte levou menos de dois anos para ficar pronta: “Trabalhamos desde o começo para atuar na construção no inverno e verão. Nos antecipamos às enchentes e agora conseguimos entregar a ponte para a população”, comemora a engenheira responsável, Thalia Kamila Gomes.

Obra levou menos de dois anos para ser concluída. Foto: Pedro Devani/Secom

Em fase final de obras, equipes com quase 130 trabalhadores atuam na pintura, calçamento nas extremidades, drenagem e muro de arrimo em um dos entornos, com o empenho de quem vai usufruir da obra assim que inaugurada.

Senamadureirense encarregado da obra, Benício Miranda tem orgulho de participar da construção. Foto: Neto Lucena/Secom

“Como senamadureirense, é motivo de orgulho, para mim, ter começado e agora finalizar essa obra, que vai ajudar muitas pessoas da cidade”, afirma o encarregado da construção, Benício Costa.

Veja fotos de: Neto Lucena/Secom

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Escola municipal em Assis Brasil registra incêndio após curto no padrão elétrico

Publicado

em

Fogo começou na parte externa do prédio; aulas foram suspensas para avaliação da rede elétrica

Moradores de Assis Brasil registraram na noite desta quarta-feira (4) o início de um incêndio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edilsa Maria Batista, localizada na região central da cidade.

De acordo com relatos e vídeos feitos por populares, o fogo começou após um curto-circuito no padrão de energia elétrica instalado na parte externa do prédio. As imagens mostram o momento em que a caixa de energia apresenta falha e, em seguida, as chamas se iniciam do lado de fora da estrutura.

Moradores acompanharam a situação, mas evitaram qualquer tentativa de intervenção devido ao risco de choque elétrico. O município não conta com unidade do Corpo de Bombeiros; o quartel mais próximo está em Epitaciolândia, a cerca de 120 quilômetros pela BR-317.

Segundo informações repassadas pela Prefeitura, a empresa responsável pelo fornecimento de energia foi acionada e realizou o desligamento da rede, o que ajudou a conter as chamas antes que atingissem o interior da escola. Apesar do susto, não houve danos estruturais.

Uma equipe técnica deve realizar vistoria para apurar as causas do curto-circuito. As aulas estão suspensas temporariamente para avaliação completa da rede elétrica. Não há registro de feridos.

VEJA VÍDEO.

Comentários

Continue lendo

Flash

Tadeu Hassem destaca ações do Deracre e pede melhorias em ramais de Plácido de Castro

Publicado

em

O deputado Tadeu Hassem (Republicanos) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), durante sessão desta quarta-feira (04), para reconhecer o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) em diferentes regiões do estado. O parlamentar destacou as ações realizadas em parceria com as prefeituras e citou como exemplo o município de Brasileia, onde o órgão mantém frentes de trabalho tanto na área urbana quanto na zona rural, mesmo durante o período de inverno amazônico.

Segundo ele, o município enfrentou fortes chuvas nos primeiros meses do ano, o que provocou danos em pontes e bueiros, exigindo atuação conjunta entre o governo estadual e a prefeitura. “Quero fazer um reconhecimento ao trabalho do Deracre em parceria com a prefeitura de Brasiléia, com o prefeito Carlinho do Pelado. Mesmo nesse período invernoso, o Estado está presente com pavimentação de ruas e também na recuperação de pontes e bueiros que foram destruídos pelas chuvas”, afirmou.

Durante o pronunciamento, Tadeu Hassem também apresentou o requerimento nº 242 solicitando providências ao Deracre para melhorias em ramais do município de Plácido de Castro. O parlamentar informou que esteve recentemente na região ao lado de lideranças locais, visitando comunidades e identificando demandas urgentes de infraestrutura.

O pedido inclui a realização de melhorias no ramal Mendes Carlos I, localizado na C-40, quilômetro 90, além da construção de uma ponte de madeira no distrito de São Raimundo, no ramal da Ana. “Estivemos nesses locais e verificamos a necessidade de intervenção. Já existe um trabalho positivo no ramal da Letra, em Plácido de Castro, feito pelo Deracre em parceria com a prefeitura, e queremos que esse mesmo cuidado chegue a esses outros ramais”, destacou.

O deputado concluiu reforçando a importância das visitas às comunidades para identificar as demandas da população e encaminhar providências. “É nas visitas à base que a gente identifica as necessidades reais das pessoas. Por isso apresentamos esse requerimento pedindo melhorias nesses ramais, fundamentais para o deslocamento das famílias e para o escoamento da produção rural”, finalizou.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale

Comentários

Continue lendo

Flash

Carlinhos do Pelado acompanha Defesa Civil Nacional em vistorias a áreas atingidas por enxurrada e locais de futuras moradias em Brasiléia

Publicado

em

Equipe técnica federal avaliou danos estruturais em pontes e bueiros que isolaram mais de 500 famílias em janeiro; projeto prevê construção de 63 casas populares para vítimas da inundação de 2024

A agenda com a equipe da Defesa Civil Nacional foi encerrada no início da noite desta terça-feira (3), no gabinete de trabalho do prefeito, na Prefeitura de Brasiléia. Foto: assessoria 

O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, acompanhou nesta terça-feira (3) a equipe técnica da Defesa Civil Nacional em visitas às áreas da zona rural do município afetadas pela forte enxurrada registrada no final de janeiro. A agenda contou ainda com a participação de técnicos da Defesa Civil Municipal e Estadual.

Durante todo o dia, engenheiros e técnicos vistoriaram os pontos mais críticos atingidos pelas chuvas intensas, que danificaram 13 pontes e 20 linhas de bueiros, deixando, à época, mais de 500 famílias isoladas. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 1,5 milhão. As visitas técnicas foram encerradas na ponte do Ramal Santa Luzia, no km 84, uma das estruturas mais impactadas pela força das águas.

Participaram da vistoria técnica os engenheiros civis da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Ademar Lopes e Lilian Alves, que integraram a missão oficial da Defesa Civil Nacional no município. Os profissionais acompanharam in loco os danos estruturais e dialogaram com a equipe municipal sobre as intervenções necessárias.

Participaram da vistoria técnica os engenheiros civis da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Ademar Lopes e Lilian Alves, que integraram a missão oficial da Defesa Civil Nacional no município. Foto: assessoria 

Construção de moradias

As equipes também avaliaram áreas destinadas à construção de 63 casas populares para famílias atingidas pela grande inundação de 2024, que foi a maior enchente da história do município, quando o Rio Acre atingiu 15,56 metros.

No início de fevereiro, o prefeito decretou situação de emergência no município, medida que foi reconhecida pelo Governo Federal conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU), garantindo respaldo legal para a busca de recursos e apoio técnico.

A vinda da equipe federal ocorreu após agenda do prefeito em Brasília, onde esteve no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional em reunião com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, solicitando apoio para o município.

A vinda da equipe federal ocorreu após agenda do prefeito em Brasília, onde esteve no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional em reunião com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil. Foto: assessoria 

O prefeito destacou a importância da articulação institucional e agradeceu o apoio recebido. “Estamos aqui acompanhados da Defesa Civil Nacional, através de uma ida nossa em Brasília, quando fizemos visita lá em busca de emendas para o nosso município. Lá, conseguimos falar com o secretário nacional de Defesa Civil, que abriu novamente uma oportunidade para que nós de Brasiléia ganhássemos 63 casas populares para serem construídas em decorrência da alagação de 2024. Também vieram visitar in loco tudo o que foi ocasionado durante aquela forte cheia que não atingiu o rio principal, mas os igarapés, no mês de janeiro, quando decretamos estado de emergência”, afirmou.

O gestor municipal também agradeceu ao governo federal pelo reconhecimento da situação de emergência e pelos investimentos destinados ao município, além do apoio do Governo do Estado, na pessoa do governador Gladson Cameli, e da equipe da Defesa Civil Estadual.

As visitas técnicas foram encerradas na ponte do Ramal Santa Luzia, no km 84, uma das estruturas mais impactadas pela força das águas. Foto: assessoria 

Trabalho técnico

O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Sandro, ressaltou que o trabalho técnico é fundamental para garantir agilidade na liberação de recursos e execução das obras emergenciais. “Essa vistoria detalhada com os engenheiros da Defesa Civil Nacional é essencial para consolidarmos os relatórios técnicos, atualizarmos os danos e prejuízos e assegurarmos os recursos necessários para reconstrução das pontes, recuperação dos bueiros e implementação de medidas preventivas. O município está monitorando permanentemente as áreas de risco e fortalecendo o plano de contingência”, destacou.

A agenda com a equipe da Defesa Civil Nacional foi encerrada no início da noite desta terça-feira (3), no gabinete de trabalho do prefeito, na Prefeitura de Brasiléia, onde foram feitos os últimos encaminhamentos técnicos e institucionais, consolidando as demandas apresentadas ao Governo Federal.

A expectativa da gestão municipal é que, com o reconhecimento federal e os laudos técnicos concluídos, os investimentos avancem para restabelecer a trafegabilidade nos ramais e garantir moradia digna às famílias afetadas.

Durante todo o dia, engenheiros e técnicos vistoriaram os pontos mais críticos atingidos pelas chuvas intensas, que danificaram 13 pontes e 20 linhas de bueiros, deixando, à época, mais de 500 famílias isoladas. Foto: assessoria 

Comentários

Continue lendo