fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Conheça Pucallpa, a cidade que quer se aproximar do Acre

Publicado

em

A movimentação de pessoas na rua é intensa (dia e noite). Estabelecimentos permanecem abertos no período noturno – praticamente não se ouve relatos sobre violência. A receptividade do povo para com os estrangeiros é surreal.

Por Thais Farias

Bastam alguns minutos em Pucallpa para criar uma série de dúvidas e certezas. Dúvidas se ainda se trata de uma cidade pequena e certeza de que, definitivamente, não é uma cidade pequena. Confuso? Talvez, mas combina com o turbilhão de informações que a capital do Departamento de Ucayali oferece aos visitantes. É esta a cidade que está buscando se ligar economicamente a Cruzeiro do Sul, no Acre.

Uma cidade de gente simples e dezenas de cassinos. Lugar de feirinha à beira do rio e grandes fábricas. Há lojinhas de chocolates artesanais e franquias americanas. Pucallpa tem mais de 250 mil habitantes e aproximadamente 80 mil motocar – o famoso tuk tuk.

A movimentação de pessoas na rua é intensa (dia e noite). Estabelecimentos permanecem abertos no período noturno – praticamente não se ouve relatos sobre violência. A receptividade do povo para com os estrangeiros é surreal.

O Departamento de Ucayali, na província de Coronel Portillo, é mais um a sonhar com a integração Acre-Peru. Uma ligação extremamente forte, comercialmente falando, que promete alavancar a economia dos dois estados.

O Vale do Juruá e seus municípios estão no projeto que favorece o comércio exterior nesse lado do Peru. Durante dois dias no Encontro Empresarial, centenas de autoridades públicas políticas e empresários alinharam o desejo de ligar as duas capitais (Pucallpa e Cruzeiro do Sul) e efetivar a importação e exportação de produtos.

Alguns empresários acreanos retornaram ao Acre após o evento com data de retorno marcada para Pucallpa. Negócios já começam a ser fechados e tomar rumo com essa região do Peru. A cidade sobrevive do comércio. As margens do imponente rio Ucayali que o diga.

Aos finais de tarde, centenas de pessoas se encontram para compra e venda de produtos, principalmente alimentícios.

Mesmo geograficamente próxima ao Acre e parecida, devido à Amazônica peruana, as peculiaridades de Pucallpa são únicas. Costumes de uma cultura regida pelo compartilhamento em grupo.

Apesar de ser um lugar que ainda respira as tradições de seus povos, Pucallpa é uma cidade peruana se desenvolve numa velocidade invejável através do agronegócio e da indústria. Conheça mais por meio das fotografias de Sérgio Vale.

A cidade sobrevive do comércio. As margens do imponente rio Ucayali que o diga. Aos finais de tarde, centenas de pessoas se encontram para compra e venda de produtos, principalmente alimentícios.

Comentários

Continue lendo

Geral

Vídeo: Justiça decreta prisão preventiva de jovem preso com drogas e arma de fogo

Publicado

em

Bruno de Arruda da Costa, de 22 anos, foi flagrado com entorpecentes e escopeta em Rio Branco

A Justiça do Acre decretou a prisão preventiva de Bruno de Arruda da Costa, de 22 anos, após audiência de custódia realizada na tarde deste sábado (1), no Fórum Criminal de Rio Branco. A decisão foi proferida pelo juiz da Vara Estadual das Garantias.

Bruno foi detido em flagrante na noite de sexta-feira (31) por policiais militares da Força Tática do 1º Batalhão, durante uma abordagem na Rua Boa Vista, no bairro Bom Futuro.

Com ele, os agentes encontraram uma escopeta calibre 12, porções de skunk e cocaína, além de balança de precisão e material para embalar drogas.

Com a prisão em flagrante, a Polícia Civil tem o prazo de 10 dias para concluir o inquérito e encaminhar o caso ao Poder Judiciário.

Comentários

Continue lendo

Geral

PM prende homem com mandado de prisão durante ocorrência de perturbação do sossego em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Os militares contataram que entre as pessoas que estavam no ambiente havia um indivíduo com mandado de prisão. Foi dado voz de prisão sendo encaminhado para a Delegacia de Polícia para ficar à disposição do Poder Judiciário.

Polícia Militar cumpriu mandado de prisão durante ocorrência de perturbação do sossego em Cruzeiro do Sul 

Com PM Juruá
Durante a noite do dia 01 de fevereiro de 2025, a Polícia Militar prendeu um indivíduo que havia em seu desfavor um mandado de prisão.
Por voltas 23 horas, a polícia militar foi acionada para deslocar em uma ocorrência de perturbação do sossego no bairro Telégrafo em Cruzeiro do Sul.
Quando os policiais militares terminaram de mediar a ocorrência e solicitar que o som fosse abaixado, os militares contataram que entre as pessoas que estavam no ambiente havia um indivíduo com mandado de prisão para dar o devido cumprimento. Foi dado voz de prisão sendo encaminhado para a Delegacia de Polícia para ficar à disposição do Poder Judiciário.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar prende em flagrante delito autor de furtos em Marechal Thaumaturgo

Publicado

em

“Os policiais militares continuaram realizando operações de preservação da ordem pública em Marechal Thaumaturgo com o objetivo de identificar. Após a Operação Paz Celeste, os policiais militares continuaram as buscas do criminoso”

O indivíduo ainda é suspeito de ter cometido diversos crimes nos estabelecimentos comerciais da cidade nos meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Foto: cedida 

Com PM/Juruá
Durante este domingo (02/02), a Polícia Militar prendeu em flagrante delito o autor de furtos no Município de Marechal Thaumaturgo. O indivíduo ainda é suspeito de ter cometido diversos crimes nos estabelecimentos comerciais da cidade nos meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025.
Além disso, o criminoso confessou aos policiais militares pertencer à Organização Criminosa Comando Vermelho local.
“Os policiais militares continuaram realizando operações de preservação da ordem pública em Marechal Thaumaturgo com o objetivo de identificar. Após a Operação Paz Celeste, os policiais militares continuaram as buscas do criminoso. Neste dia, a ação rápida dos militares conseguiu capturar o suspeito e preso por mais um delito de furto. Uma prisão bastante importante feita pelos policiais militares de Marechal Thaumaturgo, principalmente, devido ao suspeito confessar aos militares atuar em organização criminosa. Agora, ele está sendo apresentado à justiça que decidirá sobre a manutenção da prisão ou se responderá em liberdade”, comentou o Comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar, Capitão PM Daniel Santos.

Comentários

Continue lendo