Acre
Conheça a letra do Hino Oficial de Rio Branco, escolhida em concurso
A cerimônia ocorreu em frente à Prefeitura de Rio Branco, em um evento que atraiu grande público e foi marcado por apresentações artísticas e homenagens.

Paulo disse ainda o sentimento de vencer o concurso foi a maior sensação de felicidade da vida dele. Foto: captada
O Hino Oficial de Rio Branco foi escolhido durante a final do concurso que reuniu cinco finalistas. Os vencedores foram Paulo Arantes e Graça Gomes, autores da letra, e Chico Chagas, responsável pela melodia do Hino.
À reportagem, Paulo Arantes contou que foi informado do concurso e o edital, que já determinava como deveria ser a letra. “Isso foi difícil para uma criação poética, mas por outro lado, foi benéfico, porque, na verdade, um hino precisa ter algumas coisas cívicas. Foram dois meses de pesquisa para elaborar essa letra e colocar na melodia”, explicou.
Segundo Paulo, foram feitos vários ensaios com o coral e depois com a banda da Polícia Militar. “Foram vários ensaios até a gente chegar em alguma coisa satisfatória, porque é difícil. Fomos os únicos concorrentes a apresentar um coral, com oito elementos, os outros concorrentes foi cantor solo”, explicou.

Paulo Arantes é um dos compositores da letra. Foto: Cedida
Graça Gomes também disse que ficou responsável pelo refrão, mas a montagem foi feita aos poucos. “A gente mudou muita coisa muitas vezes. A gente olhava o edital para ver se a gente tinha colocado tudo que eles estavam pedindo. Esse processo foi bem demorado. O Chico Chagas fez a melodia e a gente foi se inspirando para escrever. Ficou uma letra bem poética”, disse.
A compositora disse ainda que os ensaios foram feitos durante meses com uma equipe de 8 pessoas. “Nossa ideia sempre foi fazer em coro, então buscamos nossos colegas cantores para que pudessem fazer com a gente. No total, foram 8: nosso grande amigo Franklin Pinheiro, Gorete Souza, Maria Rita, Lurdes, Aida, Graça Gomes, Paulo Arantes e Sávio. Nós fizemos ensaios só nós para pegar a melodia e fizemos também um ensaio com a banda da Polícia Militar”, explicou.

O coral contou com oito cantores. Foto: Cedida
Para Graça, a notícia de que venceram o concurso ainda está ‘caindo a ficha’. “A gente entrou para a história. Nosso nome vai ficar na história de Rio Branco. Uma sensação maravilhosa de dever cumprido, de deixar o nome marcado. É uma grande honra poder fazer parte da história da minha cidade”, disse.
Paulo disse ainda o sentimento de vencer o concurso foi a maior sensação de felicidade da vida dele. “Nós entramos na história de Rio Branco. Eu sempre falo que daqui 150 anos nós não vamos mais estar aqui, e quando o hino for apresentado, o nosso nome vai estar lá. Foi uma alegria. A receptividade do público foi muito boa”, finalizou.

Graça Gomes também é uma das compositoras da letra/Foto: Cedida
Chico Chagas, responsável pela melodia, também contou como se deu o processo criativo para o hino. “Eu fui criado dentro da banda de música, meu pai era da banda da PM, então eu assistia formaturas antes de ir para a aula e depois eu ia para a banda. Isso foi minha infância praticamente toda. Fui criado com músicas do repertório da banda de música, além dos hinos. Eu sou muito familiarizado com a sonoridade da banda de música, porque eu gosto muito. A ideia original da composição da melodia foi toda minha, inclusive os arranjos. Eu diria que o processo não foi tão complicado porque já estou inserido nesse gênero de música”, disse.

Paulo e Graça com o troféu/Foto: Cedida
O músico disse ainda que foi uma surpresa vencer o concurso. “Foi muito gratificante para mim. Foi uma surpresa agradabilíssima e fiquei muito feliz em cravar meu nome na história da minha terra nata”, finalizou.

O músico Chico Chagas é responsável pela melodia do Hino. Foto: Cedida
CONHEÇA A LETRA:
Hino de Rio Branco
Chico Chagas, Paulo Arantes e Graça Gomes
Abraçado pela mata
Nosso rio viu nascer
Uma Vila encantada
Uma vida a florescer
Luz, a quem vem chegando
Chuva, para o chão brotar
Céu, nos abençoando
Rio Branco é o nosso lar
Capital da natureza
Um sinal, de encanto e sedução
Ela nasceu cercada de belezas
Do estado é o coração
Nossos povos da floresta
Seiva, vida pra ganhar
Algumas noites são de festa
E a sanfona a sanfonar
Refrão –
Seringueiros vão à guerra
Brasileiros com armas na mão
Rio Branco! Nossa terra!
Um sagrado pedaço de chão!
Nossa gente mescla as cores
Sempre um povo tão gentil
Um buquê de muitas flores
Aquarela do Brasil
Nós, somos a história
Lendas, cantos e paixão
Mas, pela sua glória
Rio Branco é inspiração
Hoje é encanto e alegria
Um clarão, na Hiléia tropical
Celebração da vida em harmonia
Na Amazônia ocidental
Gameleira é poesia
Viva, símbolo do amor
Toda frondosa é melodia
Num cenário encantador.
Refrão –
Seringueiros vão à guerra
Brasileiros com armas na mão
Rio Branco! Nossa terra!
Um sagrado pedaço de chão!
Rio Branco! Nossa Terra!
Um sagrado pedaço de chão!
______________________
Veja vídeo:
Comentários
Acre
Sejusp firma parceria para garantir economia de recursos públicos
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, realizou na manhã desta quarta-feira, 11, reunião de alinhamento para discutir importações diretas de tecnologias de segurança e armamentos.
Com objetivo de adquirir equipamentos de ponta para os operadores de segurança e garantir a máxima economicidade do recurso público, a Sejusp realiza uma parceria com o Banco do Brasil. Essa parceria visa apoio especializado em contratos de câmbio, garantir que o fluxo de pagamentos acompanhe o ritmo das necessidades da segurança pública no Acre e a redução da burocracia nas transações internacionais.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, reitera que essa parceria representa um passo para melhores condições de investimento público. “O Estado está comprando produtos de alta performance com custos significativamente reduzidos, então temos equipamentos de melhores condições de trabalho para as forças de segurança, para proteger o cidadão acreano”.
“Evitando as margens de lucro de revendedores nacionais, a Sejusp consegue fazer o orçamento render mais, revertendo essa economia em mais equipamentos e melhores condições de trabalho para as forças de segurança”, destacou o chefe do setor financeiro da Sejusp, Eric Oliveira.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Saúde qualifica servidores do Baixo Acre com oficina sobre teste do pezinho
Reafirmando o compromisso da gestão em investir na educação permanente em saúde, assegurando um cuidado mais qualificado, humanizado e resolutivo desde os primeiros dias de vida, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), promoveu nesta terça-feira, 10, no auditório do Palácio do Justiça, em Rio Branco, uma capacitação voltada para o aprimoramento técnico de enfermeiros e técnicos de enfermagem da região do Baixo Acre.
O treinamento, denominado Oficina de Triagem Neonatal Biológica – Teste do Pezinho, teve como objetivo fortalecer a atenção à saúde da criança e potencializar as boas práticas assistenciais.
O teste do pezinho é um exame laboratorial simples e de extrema relevância, pois possibilita a detecção precoce de doenças metabólicas, genéticas e/ou infecciosas que, se não diagnosticadas e tratadas oportunamente, podem ocasionar agravos irreversíveis ao recém-nascido. A capacitação reforçou a importância da triagem neonatal como estratégia essencial para a promoção e proteção da saúde infantil.
Durante a oficina, os profissionais foram atualizados quanto aos procedimentos corretos de coleta, aos fluxos assistenciais, ao manejo adequado das amostras e ao papel da equipe de enfermagem na garantia da qualidade do exame e do acompanhamento dos casos identificados.
A coordenadora do Núcleo de Saúde da Criança (NUCSC) da Sesacre, Emanuelly Nóbrega, destacou a importância da capacitação: “A qualificação visa aprimorar os cuidados assistenciais e integrais com as nossas crianças, trazendo boas práticas assistenciais, assim como intensificar esse cuidado desde o pré-natal aos primeiros dias de vida, propiciando o acompanhamento e a identificação de possíveis doenças no teste do pezinho”.
Participante da oficina, Cinthya Moura, de Porto Acre, destacou: “Como enfermeira, é extremamente importante essa capacitação de triagem neonatal. É um dos primeiros cuidados que prestamos ao recém-nascido e nos sentimos mais seguros para poder prestar qualquer tipo de informação para a família. Acredito que essa oficina é uma forma de investimento qualificado, para desenvolver um acompanhamento mais adequado para a criança, desde o seu nascimento”.
Participaram da capacitação profissionais de Acrelândia, Rio Branco, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro e Porto Acre, além de representantes do Distrito Especial Indígena, da Maternidade Bárbara Heliodora e do Hospital Santa Juliana. Ao todo, 108 profissionais de saúde foram qualificados, fortalecendo a rede de atenção materno-infantil e contribuindo para a melhoria da assistência neonatal na região.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Acre registra queda nas mortes violentas intencionais em 2026, aponta Sejusp
Redução chega a 36% em Rio Branco e 33% no cenário estadual, segundo levantamento do Observatório

Foto: cedida
Levantamento divulgado nesta quarta-feira (11) pela Diretoria do Observatório da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) aponta redução nos registros de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) tanto em Rio Branco quanto em todo o estado. A comparação considera o período de 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2025 e 2026.
Na capital acreana, a queda foi de 36,36% no número de ocorrências. Em 2025, foram registrados 11 casos no período analisado, enquanto em 2026 o número caiu para 7. A taxa por 100 mil habitantes também apresentou redução significativa, passando de 2,83 para 1,80 — diminuição de 36,44%, conforme os dados consolidados.
No âmbito estadual, o cenário também indica retração da violência letal. O Acre registrou redução de 33% nas ocorrências contabilizadas no mês de janeiro, segundo o relatório do Observatório. A taxa estadual de MVIs por 100 mil habitantes igualmente apresentou queda, reforçando a tendência de diminuição dos índices criminais no início de 2026.








Você precisa fazer login para comentar.