Condições de hospital de Brasiléia colocou vida de jovem em risco

velho hospital Raimundo Chaar em Brasiléia, vem apresentando problemas – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima

O jovem que sofreu uma tentativa de homicídio por arma branca (faca), na madrugada de sábado para domingo passado, encontra-se na capital do Acre se recuperando de uma cirurgia para retirar uma quantidade de sangue que ficou alojada em seu abdômen.

Antes da intervenção cirúrgica, Rosmélio Roque de Souza (19), que foi atingido na região do tórax no lado direito, foi levado para o hospital de Brasiléia e recebeu os primeiros socorros e ficou em observação até receber alta médica na segunda-feira.

O médico juntamente com ajuda de enfermeiros, constaram que o jovem não apresentou sintomas que o colocasse em perigo, por isso foi liberado. Mas, ficou sendo necessário que fizesse exame de ultrassonografia e raio-x, já que esses aparelhos estariam apresentando problemas no hospital.

Rosmélio foi operado na Capital, após peregrinar por Brasiléia e lado boliviano com sangue solto na barriga – Foto: arquivo

Os pais acompanharam Rosmélio a pé até a cidade de Cobija, lado boliviano. Foi quando constataram que havia cerca de 20ml de sangue na região do abdômen que precisariam ser retirados. Na volta ao hospital em Brasiléia, gerou questionamentos do médico e familiares em relação aos exames.

Novamente, Rosmélio foi mandado para casa. Somente algumas horas depois, por volta das 18h00, de segunda-feira, um familiar foi chamado pelo celular para que levassem o jovem de volta ao hospital, já que o médico queria fazer novos exames.

O aparelho de ultrassonografia que apresentou problema no domingo, voltou a funcionar. Foi comprovado realmente que havia o líquido no abdômen do jovem e resolveram encaminhar para Rio Branco para realizar a cirurgia na manhã desta terça-feira. Foi constatado que não seria sangue do fígado, e sim do ferimento no momento da perfuração.

O jornal oaltoacre procurou a direção do hospital, onde se reuniu com os familiares, médico e enfermeira. Foi esclarecido que, o aparelho não havia funcionado devido problemas na parte elétrica do hospital, além do velho raio-x que teima em ficar quebrado a anos e o governo teimando em não trocar.

Foi dito que o Estado não quer gastar em reformas no velho hospital, já que estão construindo um novo localizado na BR 317, com previsão de ser entregue no mês de agosto próximo. Mas, não estariam levando em conta os transtornos causados aos que precisam, além dos profissionais que deixam de dar um melhor atendimento.

Matéria relacionada:

Jovem escapa da morte após ser esfaqueado em Brasiléia. PM prendeu acusado horas depois

 

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima