Acre
Condiac realiza I Encontro dos Município de Fronteira do Acre em Plácido de Castro
Alexandre Lima, de Plácido de Castro/Acre
A cidade de Plácido de Castro, distante 97 quilômetros da capital do Acre, Rio Branco, está sediando o I Encontro dos Município de Fronteira do Acre, realizado pelo Consorcio de desenvolvimento de Município do Acre – Condiac, onde está contando com a participação de prefeitos, vereadores e representante de Ministério da Comunicação e Exército Brasileiro.
Neste encontro, contou com a presença importante do Secretário Executivo da Associação de Prefeitos do Acre – AMAC, o senhor Stenio Melo, onde mostra a importância da parceria entre o Órgão e Consorcio, para poder obter bons resultados às cidades do Acre.
O consórcio que conta com 11 prefeituras associadas começou abrangendo somente os municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba. E com os resultados e conquistas obtidas por esses municípios outros seis pediram para participar da entidade que vem recendo vários recursos por meios de programas do governo Federal voltado para os consórcios.
A realização do evento convidou Ministério Público Estadual e Federal, Governador do Estado, prefeitos dos 22 municípios, movimentos sociais, bancada Federal e mais de 130 entidades e órgãos ligados as diversas áreas de desenvolvimento social. Além do Ministro da Pesca que segundo o diretor executivo do Condiac, confirmou a presença no evento.
O atual presidente do Condiac é o prefeito do município de Assis Brasil, Humberto Filho (PSDB) que em sua gestão conseguiu trazer para a entidade os municípios de Santa Rosa, Manoel Urbano, Bujari, Porto Acre, Acrelândia e Plácido de Castro que se uniram aos outros cinco municípios que já integravam o consórcio.
As pautas discutidas no Encontro foram diversas, sendo que, a comunicação foi uma das principais pautas, onde contou com a importante presença do adjunto do vice chefe de TIC – Técnico da informação e Comunicações do Exercito Brasileiro, o Tenente Coronel Rêgo Barros, que falou do seu trabalho em todo o Brasil.
Nesta quinta-feira, dia 20, dia do enceramento, os prefeitos participaram falando dos problemas em que estão enfrentando atualmente, com a crise em que passa o Brasil e vem afetando diretamente os municípios do País. “Precisamos nos unir para enfrentar a crise que está batendo em nossa porta”, finalizou o prefeito de Epitaciolândia, André Hassem.
Comentários
Acre
Médico retira prego do intestino de criança de 3 anos por colonoscopia no Hospital do Juruá
Procedimento evitou cirurgia invasiva; menino havia ingerido o objeto há oito dias e passa bem
Comentários
Acre
Riozinho do Rola apresenta leve recuo e indica estabilidade no nível do Rio Acre
Afluente do Rio Acre caiu cerca de 6 centímetros nas últimas horas, segundo o SGB, enquanto o rio principal segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Comentários
Acre
Rio Acre atinge 14,26 metros e segue acima da cota de transbordamento

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre alcançou 14,26 metros na medição das 9h deste sábado, 17, mantendo-se acima da cota de transbordamento em Rio Branco, que é de 14,00 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
De acordo com os dados oficiais, o rio apresentou elevação em relação à primeira medição do dia. Às 5h, o nível estava em 14,22 metros, indicando uma subida de 4 centímetros em poucas horas. A situação reforça o estado de atenção para áreas ribeirinhas da capital acreana.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 2,40 milímetros, quantidade considerada baixa, mas que ainda contribui para a manutenção do nível elevado do manancial, somando-se ao volume de água proveniente das cabeceiras e de afluentes.
A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada anteriormente, e o cenário atual mantém a Defesa Civil em monitoramento permanente.














Você precisa fazer login para comentar.