Geral
Como é a educação em Cingapura, país com a maior nota no Pisa 2022?
País investe na formação de alunos e também de professores e está no topo da avaliação educacional desde 2009
Cingapura manteve a primeira colocação no Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) de 2022, liderando em matemática, com 575 pontos, em leitura, com 543 pontos, e em ciências, aos 561 pontos — o equivalente a três a cinco anos a mais de nível de escolaridade em comparação aos demais alunos dos países com a média da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Para comparação, os alunos brasileiros pontuaram 379 em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências. O Brasil, dessa forma, manteve sua classificação abaixo da média dos demais países.
Em Cingapura, a educação é vista como uma prioridade dos investimentos do governo. Cerca de 20% do orçamento do país é destinado à educação, evidenciando o compromisso do país com o setor.
O sistema educacional de Cingapura, administrado pelo Ministério da Educação, é estruturado em três fases: seis anos no ensino primário, quatro anos no secundário e de um a três anos no pós-secundário.
Rodney Luzio, professor de matemática do Colégio Anglo de São Paulo, enfatiza como a diversidade cultural do país influencia na valorização da educação. “Como várias pessoas estavam se interessando em estudar no país, é proveitoso [que o governo] invista em educação para atrair jovens do mundo todo”, explica.
Comentários
Geral
Polícia Civil do Acre prende homem acusado de abusar sexualmente da cunhada durante a infância

O acusado foi localizado e está à disposição da Justiça. Foto: cedida.
A Polícia Civil do Estado do Acre, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (DECAV), prendeu na manhã desta quinta-feira, 10, um homem de 27 anos, identificado pelas iniciais P.P.B.A. Ele é acusado de ter abusado sexualmente da cunhada dos 7 aos 11 anos de idade.
A prisão foi realizada no bairro Vitória, em Rio Branco, por meio do cumprimento de mandado expedido pela 2ª Vara da Infância e da Juventude, no dia 9 de abril. De acordo com as investigações, os abusos ocorriam de forma recorrente quando o suspeito ficava sozinho com a criança, aproveitando-se da vulnerabilidade e confiança familiar.
A denúncia foi feita em 2022, dando início a uma apuração minuciosa conduzida pelo delegado Alberto Dalacosta Filho. Após a conclusão do inquérito policial e a tramitação do processo judicial, foi decretada a prisão do acusado, que foi cumprida pelos investigadores da DECAV nesta quinta-feira.
De acordo com o delegado Alberto Dalacosta, a prisão representa um importante passo no combate aos crimes sexuais contra menores. “A proteção da infância é uma prioridade absoluta. Cada caso investigado e esclarecido é um ato de justiça e de proteção para as próximas gerações”, afirmou o delegado.
A Polícia Civil reafirma seu compromisso com o enfrentamento de crimes contra crianças e adolescentes, oferecendo atendimento humanizado às vítimas e responsabilização aos agressores. O preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
Fonte: PCAC
Comentários
Geral
Polícia Civil apreende quatro adolescentes faccionados em operação em Marechal Thaumaturgo

Após ameaças, furtos e tráfico, grupo de adolescentes é apreendido em Marechal Thaumaturgo. População indígena e moradores estavam sendo aterrorizados. Foto: cedida.
A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia Geral de Marechal Thaumaturgo, realizou uma operação na última quarta-feira, 9, com o objetivo de coibir as ações de um grupo de adolescentes ligados a uma organização criminosa que vinha atuando no município.
Durante a ação, foram apreendidos quatro adolescentes infratores, dois homens e duas mulheres, envolvidos em diversos crimes, incluindo furtos qualificados, tráfico de drogas, tortura, invasão de domicílio e ameaças a moradores da cidade.
De acordo com o delegado Marcílio Laurentino, responsável pela operação, na residência de uma das adolescentes, apontada como responsável pela “disciplina” da facção, foram apreendidas cerca de 200 gramas de entorpecente do tipo “skunk”, além de embalagens e materiais para o acondicionamento da droga, e diversos aparelhos celulares. Os dois adolescentes do sexo masculino confessaram a autoria de furtos a estabelecimentos comerciais, como lojas de roupas e celulares. Um aparelho subtraído foi recuperado com um dos envolvidos.

Quatro adolescentes ligados a facção foram apreendidos por envolvimento em furtos, tráfico e ameaças à comunidade. Foto: cedida.
Um dos episódios mais graves ocorreu no dia 19 de março, quando o grupo invadiu a casa de uma mulher indígena, acusando-a de ser informante da polícia. Eles tentaram levá-la à força para uma “disciplina” dentro da lógica do grupo criminoso, mas foram impedidos por vizinhos. A tensão e o susto causados pela ação acabaram acelerando o parto de uma moradora grávida, que precisou ser levada às pressas para a Unidade Mista de Saúde do município, onde deu à luz.
Diante da gravidade dos atos praticados, a Justiça determinou a internação provisória dos adolescentes. Os jovens do sexo masculino serão encaminhados para Cruzeiro do Sul, enquanto as adolescentes seguirão para Rio Branco. A decisão foi proferida pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude de Cruzeiro do Sul, Dr. Luís Fernando Rosa, com prazo inicial de 45 dias.
A Polícia Civil reafirma seu compromisso com o combate à criminalidade e à atuação de facções em Marechal Thaumaturgo e demais municípios do Acre, garantindo a segurança da população.
Fonte: PCAC
Comentários
Geral
Pastor é preso no Paraná por desviar R$ 6 milhões de cooperativa em Rondônia
Ex-tesoureiro do Sicoob usava esquema de fraude em guias de transporte de valores e estava foragido há um mês
O pastor evangélico Clebson Freitas de Oliveira, 48 anos, foi preso na última segunda-feira (7) em Curitiba (PR), acusado de desviar mais de R$ 6 milhões do Sicoob em Porto Velho (RO), onde atuava como tesoureiro. A Polícia Civil do Paraná participou da captura, encerrando a fuga do investigado, que estava na lista de procurados em todo o país desde março.
O caso, investigado pela Polícia Civil de Rondônia, foi aberto após denúncia da direção do Sicoob em janeiro deste ano. Segundo o delegado Emanoel David, Clebson fraudava Guias de Transporte de Valores (GTVs) entre maio de 2024 e janeiro de 2025, omitindo registros contábeis para subtrair dinheiro da cooperativa.
A Justiça atendeu ao pedido de prisão provisória, buscas, quebra de sigilo bancário e bloqueio de contas ligadas ao esquema. O pastor agora responde por furto qualificado mediante abuso de confiança.
Você precisa fazer login para comentar.