Conecte-se conosco

Acre

Comércio acumula queda em vendas de 10,47%

Publicado

em

Reação é aguardada para o Dia dos Pais

Dia-DOS-PAISGislaine Vidal

O comércio varejista fechou o primeiro semestre do ano com queda nas vendas, mas se aproxima o dia dos pais, data comemorativa em que pelo menos alguns setores esperam recuperar o prejuízo.

Segundo pesquisa da Fecomercio, 70% dos acrianos têm intenção em presentear nessa data, por outro lado, os comerciantes estão aguardando pra ver a reação dos consumidores nessa época.

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE), as vendas no comércio do Acre acumularam queda de 10,4%, entre janeiro e julho de 2016. Na ordem, sentiram mais o recuo no consumo, móveis e eletrodomésticos (-9,7%), combustíveis e lubrificantes (-8,9%), artigos de uso pessoal e doméstico (-8,4%) e os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,9%).

Para a Federação do Comércio do Acre, (Fecomercio), a queda nas vendas está ligada a crise econômica, que mudou hábitos do consumidor. “O consumidor está restritivo na hora da compra. Ele passa a comprar produtos e extrema necessidade e fica mais reticente com aqueles produtos que pode deixar pra depois. Isso é reflexo da crise econômica que gera a crise de confiança do consumidor”, explica o superintendente da Fecomercio, Aurélio Cruz.

O empresário Patrick Diógenes sentiu como nunca nos últimos dois anos, o que é crise econômica. Antes, nessa época ele encomendava até 2 mil camisas, e a partir de 2015 passou a renovar o estoque com no máximo 700 unidades. Para ele, o dia dos pais que se aproxima é uma oportunidade a mais de vendas, já que trabalha exclusivamente com artigos masculinos, contudo, o cenário ainda é preocupante.

“A gente aguarda boas vendas, mas durante a semana a gente percebe que o movimento está brando, mas esperamos aquecimento nos últimos dias”, disse.

Segundo a pesquisa da federação, 88% dos empresários do ramo varejista acreditam em vendas regulares no dia dos pais. O levantamento mostra ainda que o setor está com a opinião divida sobre o período. Entre o empresariado, 35% disseram que acreditam em crescimento das vendas e 34% apostam em redução.

“A perspectiva do comerciante é positiva. No máximo que as vendas se mantenham as vendas do ano passado. A expectativa do comerciante é boa”, afirma Aurélio Cruz.
A pesquisa também ouviu consumidores. Mais de 70% disseram ter intenção de presentear no dia dos pais. Entre os itens preferidos estão camisas e bermudas e depois vêm perfumes e sapatos.

A expectativa dos comerciantes é de receber muitos clientes como a Maria Odélia e o filho dela, Isaque Luiz, que já estão no clima do dia dos pais, a caça do melhor presente. “A gente está preparando uma surpresa, com roupas” disse a consumidora.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Publicado

em

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.

Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025

A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.

Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.

Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025

A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.

A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:

órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;

órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;

órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.

Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.

Planejamento e transparência

As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado

Publicado

em

Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

O Acre deve registrar nesta sexta-feira (5) um dia de tempo instável, com sol entre nuvens e ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora, algumas com forte intensidade. A previsão, divulgada pelo portal O Tempo Aqui, também se estende ao sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas de planície da Bolívia e da região de selva do Peru.

Leste e sul do Acre
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o clima permanece abafado e sujeito a pancadas de chuva em pontos isolados. A probabilidade de temporais é considerada média. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 70% durante a tarde, chegando a 90% e 100% no início da manhã. Os ventos sopram de forma fraca a calma, predominantemente do norte, com variações entre noroeste e nordeste.

Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante: tempo instável, abafado e com possibilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A umidade mínima varia de 65% a 75% à tarde, com máximas entre 90% e 100% no amanhecer. Os ventos também sopram fracos, vindos do norte e com variações de noroeste e nordeste.

Temperaturas por região

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre volta a subir e Defesa Civil mantém atenção após novo boletim em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo com apenas 7,80 mm de chuva nas últimas 24 horas, histórico de elevações rápidas do manancial acende sinal de alerta na capital.

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, na manhã desta sexta-feira (5), um novo boletim de monitoramento do Rio Acre. Às 5h19, o manancial marcou 5,43 metros, apresentando tendência de elevação nas últimas horas. O documento é assinado pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão (TC BM).

Nas últimas 24 horas, a capital registrou 7,80 mm de chuva — volume considerado baixo, mas suficiente para manter o órgão em estado de atenção, devido ao histórico de subidas rápidas do nível do rio em períodos de instabilidade climática.

A cota de alerta para o Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros, ainda distantes da medição registrada nesta sexta-feira.

Comentários

Continue lendo