Conecte-se conosco

Acre

Comarca de Brasiléia abre cadastramento para recurso de penas pecuniárias

Publicado

em

Entidades públicas e privadas, com finalidade social e sem fins lucrativos, podem apresentar projetos.

O Juízo da Comarca de Brasiléia tornou pública a abertura do cadastramento de instituições aptas a receber benefícios do fundo das penas pecuniárias. As inscrições se iniciam na próxima segunda-feira (17) e seguem até o final do mês de julho.

O juiz de Direito Clóvis Lodi, titular da Central de Penas e Medidas Alternativas (Cepal), esclarece que é obrigatória atualização anual do cadastro, por isso entidades que já foram beneficiadas e querem apresentar projeto neste ano precisam seguir o mesmo procedimento administrativo que as demais concorrentes.

O edital foi publicado na edição n° 5.917 do Diário da Justiça Eletrônico, desta sexta-feira (7). Os projetos técnicos e formulários serão recebidos na Cepal, situada na Avenida Prefeito Rolando Moreira, s/n°, Centro, das 9h às 18h.

Investindo no futuro

Na edição de 2016, a Escola Municipal Vitória Salvatierra César apresentou um projeto para atender seu público infantil e foi uma das beneficiadas com o “Parquinho na Escola”. O investimento de R$ 4.500 permitiu que a construção completasse o colégio com um ambiente agradável e motivador para a aprendizagem de 220 alunos, que estão na faixa etária de três a cinco anos de idade.

“Nossa escola não tinha um espaço de lazer, por isso o ensino de forma lúdica era restrito. São muitas as habilidades motoras que a criança adquire ao longo de seu desenvolvimento e o parquinho atende ao anseio natural de brincar, de se expressar, de afetividade, cooperação, autonomia, criatividade, explorando a si e ao próprio ambiente”, explicou a responsável pelo projeto, Maria Auxiliadora do Nascimento.

A gestora da unidade escolar fundamentou que pedagogicamente o ato de brincar vai além do de se divertir. “Brincar capacita a criança a resolver problemas, tomar decisões, explorar, negociar e expressar-se em situações que são relevantes e significativas para elas. Ao brincar, os alunos não desenvolvem apenas as suas capacidades físicas, mas, principalmente, as suas competências emocionais e sociais”, concluiu.

Edital aberto em Capixaba

A Comarca de Capixaba também está com edital aberto. No ano de 2016 não houveram inscritos, por isso a unidade possui um prazo maior de cadastramento, que se encerra apenas em 29 de agosto.

Se não houver inscritos, projetos de outros locais podem ser contemplados. Os interessados devem entregar o projeto e formulário no Fórum Juiz de Direito Álvaro de Brito Vianna, localizado na Rua Francisco Cordeiro de Andrade, s/nº, bairro Conquista.

Mais informações pelos seguintes contatos: (68) 3234-1015 ou e-mail: [email protected].

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo