Cotidiano
Comandante-geral da Polícia Militar do Acre pede para deixar cargo: ‘minha missão terminou’
Coronel Ulysses de Araújo entregou documento solicitando transferência para reserva remunerada. Ele estava à frente da pasta há quase oito meses.

Comandante-geral da Polícia Militar do Acre pede para deixar cargo: ‘minha missão na PM terminou’ — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Por Iryá Rodrigues
Após quase oito meses no Comando Geral da Polícia Militar do Acre (PM-AC), o coronel Ulysses de Araújo deixou o cargo.
O anúncio foi feito pelo próprio coronel por meio de uma carta de despedida, mas a exoneração ainda não saiu no Diário Oficial do estado (DOE).
O coronel solicitou, por meio de um documento enviado no último dia 26 de junho, sua transferência para a reserva remunerada após ter completado mais de 30 anos de serviço. Araújo foi candidato ao governo do Acre pelo PSL nas eleições de 2018.
“Não houve pedido de demissão, apenas completei 30 anos de serviço e requeri meu pedido de reserva por entender que minha missão na Polícia Miliar terminou”, disse o coronel.
_________________
A porta-voz do governador Gladson Cameli, Mirla Miranda, afirmou que o governo deve se pronunciar formalmente por meio de nota ainda nesta quinta-feira (2) sobre a saída do comandante.
_________________
Na carta de despedida, o coronel disse que deixa o comando da PM-AC com o sentimento de dever cumprido tanto para a população como para a corporação. Ele também agradece ao secretário de Segurança Pública, ao governador e vice a oportunidade de comandar a PM.
“São mais de 30 anos de carreira militar, iniciada no Exército aos 17 anos de idade e mais de 28 anos de serviço exclusivamente prestados à PMAC, ou seja, toda a minha vida dedicada a proteger, servir e cuidar do povo acreano, sem jamais me desviar do juramento de sacrifício da própria vida em prol do Estado do Acre”, disse.
Mudanças no comando da PM-AC
Essa é a terceira mudança no comando da PM-AC desde o início da gestão de Gladson Cameli. Em maio de 2019, o governo decidiu tirar o coronel Mário Cezar do comando-geral e nomeou o coronel Ezequiel Bino para seu lugar.
Na época, o governo do Acre afirmou que a saída do coronel Mário César se deu em virtude da reestruturação na Segurança Pública.
Após ficar pouco mais de cinco meses no Comando geral da PM, o coronel Bino entregou o cargo em novembro do ano passado. Ele mesmo anunciou sua saída também por meio de uma carta enviada aos militares do estado.
Mesmo o militar tendo dado a entender que se tratava de uma decisão superior, a porta-voz do governo, Mirla Miranda, afirmou que o coronel entregou o cargo por “decisão própria”.
No dia 13 de novembro, o coronel Ulysses de Araújo assumiu o cargo no lugar de Bino.
Comentários
Cotidiano
Rio Acre mesmo subindo quase 1 metro na fronteira com Brasiléia e Epitaciolândia, segue abaixo dos 5 metros
Nível saltou de 6,12 m para 7,08 m na madrugada e já recuou para menos de 5 m à tarde; Defesa Civil monitora e situação segue dentro da normalidade

Em Assis Brasil, as medições já indicam redução acentuada, com o nível marcando 4,60 m, confirmando que o volume que passou por Brasiléia segue em direção a Rio Branco. A Defesa Civil segue monitorando. Foto: Marcus José
O Rio Acre registrou uma elevação de quase 1 metro nas últimas 48 horas em Brasiléia/Epitaciolândia/Cobija, subiu quase um metro, saltando de 6,12 metros, na terça, para 7,08 metros na madrugada desta quarta-feira, dia 11, já na tarde desta quarta já registra uma baixa significante, ficando abaixo dos 5 metros.
Apesar da subida repentina e chuvas nos últimos três dias, o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Emerson Sandro, informou que a situação permanece dentro da normalidade, uma vez que a cota de transbordo no município é de 11,40 metros.
O aumento é reflexo das águas que descem das cabeceiras do rio. Em Assis Brasil, as medições já indicam redução acentuada, com o nível marcando 4,60 metros.

Apesar das chuvas que vem caindo na fronteira nos últimos três dias, até então não modificou a elevação das aguas do rio acre na fronteira com Cobija. Foto: Marcus José
O volume que provocou a elevação na fronteira da regional do alto acre já está passando e deve seguir em direção a Rio Branco nos próximos dias. A Defesa Civil segue monitorando o cenário.

Comentários
Cotidiano
Genial/Quaest: governo Lula é desaprovado por 49% e aprovado por 45%

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (11/2) mostra que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 49% dos eleitores e aprovado por 45%. Outros 6% não souberam ou optaram por não responder.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. No TSE, a pesquisa tem o registro BR-00249/2026.
Avaliação
Quanto à avaliação do governo federal, a pesquisa mostra que, entre os eleitores:
- 39% consideram negativo;
- 33% consideram positivo;
- 26% consideram regular; e
- 2% não souberam responder.
A pesquisa também faz um levantamento da avaliação do governo de Lula seccionado em cinco grupos de orientações políticas: lulista; esquerda não lulista; independente,; bolsonarista e direita não bolsonarista.
- Lulistas: 86% consideram positivo; 14% regular e nenhum voto negativo.
- Esquerda não lulista: 62% consideram positivo, 34% regular e 4% negativo.
- Independentes: 19% consideram positivo, 41% regular e 36% negativo. 4% não soube responder.
- Bolsonaristas: 2% consideram positivo, 14% regular e 84% negativo. 1% não soube responder.
- Direita não bolsonarista: 5% positivo, 14% regular e 80% negativo.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Cotidiano
Carnaval na fronteira: Savana Santiago promove ‘Esquenta no Pimenta’ em Epitaciolândia nesta quinta (12)
Com tradição suspensa em Brasiléia, empresária aposta em noite com Paula Burg, sorteios em pix e muita purpurina no Pimenta Café. Savana Santiago lança “Esquenta no Pimenta” para aquecer o Carnaval na fronteira

Evento acontece nesta quinta-feira (12) no Pimenta Café, em Epitaciolândia, com show de Paula Burg e sorteios em pix. Foto: captada
Enquanto Brasiléia não terá programação carnavalesca oficial neste ano, a fronteira ganha uma alternativa para quem não abre mão da folia. A advogada e empresária Savana Santiago anunciou o “Esquenta no Pimenta”, que acontece nesta quinta-feira (12), no Pimenta Café, em Epitaciolândia — espaço já conhecido do público noturno da região.
A programação terá show da artista Paula Burg, três sorteios de 300 reais via Pix para os presentes e muita purpurina. “A fronteira não ficará sem noite de carnaval”, garantiu Savana, que promete uma noite mágica para receber foliões e convidados.

A advogada e empresária Savana Santiago anuncia o “Esquenta no Pimenta”, no Pimenta Café, em Epitaciolândia, espaço já consolidado no roteiro noturno da região. Foto: captada
O evento começa na noite de quinta-feira e marca a entrada da empresária nas comemorações carnavalescas deste ano, apostando em estrutura, animação e atrações locais para movimentar a região durante o período festivo.

A iniciativa surge como alternativa para o público da fronteira, já que Brasiléia não terá programação carnavalesca oficial neste ano. “A fronteira não ficará sem noite de Carnaval”, garantiu a empresária. Foto: captada




Você precisa fazer login para comentar.