Acre
Com utilização de aeronaves, Segurança Pública auxilia na disponibilidade serviços eleitorais para comunidade indígena
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) realizou na manhã desta terça-feira, 30, um voo com a equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) para levar serviços eleitorais à aldeia Jatobá, Terra Indígena Mamoadate, em Assis Brasil.

O voo é uma parceria com o (TRE-AC), que, na reta final do fechamento do cadastro eleitoral, tem como objetivo levar cidadania para comunidades em lugares de difícil acesso, com os serviços de emissão da primeira via do título de eleitor, atualização do cadastro eleitoral e coleta biométrica.

O secretário de Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia, destaca que as missões aéreas são fundamentais para garantir o acesso à segurança e à cidadania a toda a população acreana: “Estamos sempre à disposição para levar às comunidades mais distantes os serviços de qualidades ofertados pelos órgãos públicos do Estado”.

O presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto, fala que a ação é um compromisso com a democracia e com a garantia dos direitos de todos os cidadãos, agradecendo ao governo do Acre, por meio da Segurança Pública, pela disponibilização do helicóptero que tem permitido à equipe da Justiça Eleitoral chegar em comunidades remotas. “Sabemos da importância de assegurar que todos os cidadãos, inclusive os das comunidades indígenas, tenham acesso pleno aos serviços eleitorais”, salienta.

O coordenador-geral do Ciopaer, coronel Sergio Alburquerque, destaca que os voos em parceria com a Justiça Eleitoral envolvem as aeronaves rotativas e as fixas. “Todos os anos, nas eleições, o TRE necessita de apoio para levar urna, levar mesário, trazer mesário dos municípios do Acre. Essa parceria vai custear todas as movimentações que são feitas pelas aeronaves em apoio ao TRE.

A servidora do TRE-AC, Sheila Maria dos Santos Carvalho, uma das tripulantes responsável pelo atendimento na comunidade, explica que o voo para realizar atendimentos aos eleitores indígenas é uma ação que acontece todos os anos. “A ação visa oportunizar aos povos da floresta, que se encontram em locais de difícil acesso, o exercício da cidadania por meio do voto”.

O Ciopaer oferece voos de diferentes naturezas: fiscalização ambiental, resgates aeromédicos, voos policiais, de instrução, manutenção e voos da Secretaria de Segurança Pública. No ano passado, a força realizou 172 missões dessa natureza.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Ambulância do Samu atola ao tentar acessar balsa no Juruá
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficou atolada na tarde desta quarta-feira, 9, ao tentar acessar a balsa que faz a travessia entre os municípios de Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá. As informações são do Juruá 24Horas.
Pessoas que presenciaram a cena registraram o momento em que o veículo tentava embarcar na balsa, enquanto moradores da comunidade tentavam ajudar.
Segundo testemunhas, a ambulância ficou presa em uma área de difícil acesso próxima à rampa de embarque, o que dificultou o deslocamento da equipe de socorro que se preparava para atravessar o rio Juruá.
Até o momento, não há informações sobre atrasos no atendimento da ocorrência em que a equipe estava empenhada.
Assista:
Comentários
Acre
Idoso de 89 anos é espancado e tem aposentadoria roubada na saída de banco
O aposentado Alberto Lopes, de 89 anos, foi agredido e teve todo o dinheiro do mês roubado no último 28 de março, após sacar a aposentadoria em uma agência bancária de Rio Branco. Segundo a família, o idoso valorizava a própria autonomia e fazia questão de manter a rotina de sacar o dinheiro pessoalmente, andar de ônibus e realizar sozinho as compras e pagamentos do mês.
De acordo com a neta, Larissa Peres, Alberto foi abordado por uma mulher próximo à região central e levado até um quarto. Após isso, três homens entraram no local, o agrediram e roubaram os seus pertences. “Deram um mata-leão nele, levaram todo o dinheiro dele, o chapéu favorito, o relógio e o celular novinho”, relatou.
Durante a ação, o idoso foi desmaiado. Segundo a família, ele apresenta hematomas no pescoço e suspeita de fratura na clavícula.
Com o trauma, o Alberto agora tem medo de voltar ao Centro. Larissa conta que assumiu legalmente os cuidados financeiros do avô. “Vou passar a sacar o dinheiro, fazer as comprinhas, entregar tudo para ele”, explica.
A família, que não tem condições financeiras de arcar com todas as despesas, está pedindo ajuda para garantir a alimentação e os remédios de Alberto até o próximo pagamento.
Doações podem ser feitas via Pix: 68 99201-2069 (chave registrada no nome de Larissa Peres).
Comentários
Acre
MPAC homologa resultado final do processo seletivo de estágio
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) publicou, nesta quarta-feira, 9, em edição extra do Diário Eletrônico do MPAC (Dempac), a homologação do resultado final do II Processo de Avaliação e Seleção de Estagiários, destinado ao preenchimento de vagas e à formação de cadastro de reserva.
A publicação contém a lista das candidatas e dos candidatos aprovados e classificados para todas as áreas previstas no processo seletivo.
O resultado final do processo seletivo foi publicado na última sexta-feira, 4. As convocações serão realizadas por meio de publicação no Dempac.
Com carga horária semanal de 30 horas, o processo seletivo de estágio do MPAC oferece 42 vagas nas cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
Fonte: PMAC
Você precisa fazer login para comentar.