fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Com touro Nelore de 1,5 tonelada no espaço fazendinha, a AgroPec 2024 atraiu público

Publicado

em

Por Wanglézio Braga

Entre as principais atrações da AgroPec 2024, o espaço Fazendinha ganhou destaque com o touro Nelore Pilloto, que impressionou os visitantes pelo porte e pela genética de excelência. Com 1,5 tonelada e cerca de 5 anos de idade, o animal é considerado uma celebridade local, conquistando admiradores no Alto Acre. Mas, antes ele ganhou destaque nacional quando foi exposto na Expoacre 2024 e atraiu os olhares de vários criadores do país.

O proprietário do animal, o pecuárista Antônio Lorimar (Babá) revelou alguns dos cuidados que garantem a saúde e o desempenho do touro.

“O Piloto está com uns 5 anos, com uma tonelada e meia. Ele vive próximo da nossa casa, só não vive muito mais perto porque é muito grande, mas ele é tratado como um rei, com bastante silagem, ração, e o capim a gente dá um trato também para evitar formigueira, porque muitos desses animais de grande porte têm esses problemas. Ele é um touro de ouro, por isso que eu o trato assim”, disse.

Além de ser o centro das atenções na feira, Piloto conquistou fama nas feiras agropecuárias do Alto Acre, onde é frequentemente fotografado e filmado pelos visitantes. “Todo canto que a gente vai, ele faz sucesso. O Piloto se tornou um sucesso aqui no Alto Acre, nas feiras, onde ele está exposto. O público tira foto, faz vídeo, ele virou um animal famoso”, destacou o dono que ressaltou a dinâmica do transporte.

O espaço Fazendinha, contou com outras atrações voltadas para o universo rural, segue sendo um dos pontos de visitação mais procurados da AgroPec 2024, reforçando a conexão entre o público e o agronegócio.

Comentários

Continue lendo

Acre

Avenida Ceará será totalmente interditada em Rio Branco a partir desta terça-feira (5)

Publicado

em

Bloqueio integra obras do Complexo Viário, que terá investimento superior a R$ 30 milhões e deve ser concluído até 2026

Com o avanço das obras do Complexo Viário de Rio Branco, a Avenida Ceará será totalmente interditada a partir desta terça-feira (5) no trecho entre as ruas Marechal Deodoro e Floriano Peixoto. O anúncio foi feito pelo Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), e pela Prefeitura da capital, via Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans).

O investimento na construção ultrapassa R$ 30 milhões. De acordo com o secretário de Obras Públicas, Ítalo Lopes, a interdição vai se estender até janeiro de 2026, quando o tráfego será liberado pelas novas alças de acesso do viaduto. A conclusão total do Complexo Viário está prevista para o final do mesmo ano.

Durante o período de bloqueio, rotas alternativas foram definidas e estão sendo amplamente divulgadas pelas autoridades de trânsito:

  • Para quem sai do Centro em direção à parte alta da cidade, o desvio será feito por um trecho da própria Avenida Ceará, descendo pela Marechal Deodoro, seguindo pelo canal da Marechal Deodoro e, em seguida, acessando a Avenida Getúlio Vargas.

  • Para quem se dirige à Fundação Hospitalar, Ufac, Calafate, Sobral ou Baixada da Sobral, o trajeto sugerido é pela Avenida Brasil, subindo pela Getúlio Vargas — em um trecho exclusivo para ônibus — e seguindo pela Rua Rio Grande do Sul até o destino.

A Seop e a RBTrans pedem atenção redobrada dos motoristas e reforçam a importância de respeitar a sinalização para evitar transtornos durante o período de obras.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ieptec convoca aprovados para atuação como bolsistas de cursos em Porto Walter

Publicado

em

O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Ieptec) divulgou nesta terça-feira, 05, a convocação de candidatos aprovados no seletivo simplificado regido pelo Edital nº 02/2025. A chamada contempla profissionais selecionados para atuação como bolsistas na modalidade de docente horista nos cursos ofertados pelo programa Mulheres Mil, no município de Porto Walter.

As selecionadas devem comparecer ao Centro de Formação e Referência (CEFLORA) de Porto Walter, localizado na Rua Paraná, bairro 25 de Agosto, nos dias 4, 5 e 6 de agosto, das 8h às 12h, para a entrega da documentação exigida e assinatura do termo de compromisso.

Entre os documentos obrigatórios estão: diploma ou declaração de escolaridade, RG, CPF, título de eleitor com certidão de quitação eleitoral, certidões negativas das Justiças Federal e Estadual, comprovante de residência, dados bancários, foto 3×4, comprovante de situação funcional e, para os homens, o comprovante de quitação com o serviço militar. Também é necessário apresentar o comprovante de cadastramento como credor junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Pedido indeferido: Justiça nega habeas corpus a líder de facção acusado de tortura

Publicado

em

Pitter Santos de Souza, conhecido como “Dubai”, continuará preso após decisão unânime da Câmara Criminal do TJAC

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre negou o pedido de habeas corpus feito pela defesa de Pitter Santos de Souza, apontado como liderança de uma organização criminosa e réu pelo crime de tortura. A decisão foi proferida durante sessão virtual e teve como relator o desembargador Samoel Evangelista.

No recurso, a defesa solicitava a revogação da prisão preventiva mediante aplicação de medidas cautelares ou, alternativamente, a concessão de prisão domiciliar sob a justificativa de problemas de saúde do acusado. Ao analisar o pedido, o relator destacou que Pitter já cumpre pena por outros crimes e que a decretação da prisão preventiva foi devidamente fundamentada. O voto foi acompanhado pelos demais magistrados da Câmara.

Além de Pitter Santos, conhecido como “Dubai”, outros dois acusados — Nathan Feitoza Machado e Marcos Soares Castro — também tiveram pedidos de habeas corpus negados pela Justiça.

Segundo a denúncia do Ministério Público, Pitter e outros quatro homens foram presos na noite de 3 de maio deste ano, após sequestrarem Wellison Júlio da Silva, de 28 anos. A vítima foi levada para uma casa no Polo Benfica, região do Segundo Distrito de Rio Branco, onde foi torturada para confessar um suposto envolvimento em um roubo ocorrido na residência de Nathan Feitoza.

De acordo com a investigação, havia a suspeita de que Wellison seria executado, mas a Polícia Militar chegou a tempo de evitar o homicídio. Durante a ação, cinco suspeitos foram presos e duas armas de fogo apreendidas.

No mês passado, a Justiça aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual e tornou os cinco acusados réus pelos crimes de tortura e organização criminosa.

Comentários

Continue lendo