Conecte-se conosco

Geral

Com suporte do Sebrae, 20 startups apresentam projetos em programa sobre inovação e biodiversidade

Publicado

em

Evento encerra ciclo do Inova Amazônia, programa voltado para bioeconomia

O encerramento do programa Inova Amazônia reuniu as 20 startups participantes para um Demoday – apresentação das soluções em formato de pitch –, nesta terça-feira (20). O evento foi realizado pelo Sebrae no Acre, Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), e a aceleradora Neoventures.

O ciclo de aceleração das startups teve duração de seis meses, no qual o Sebrae fomentou, desenvolveu e apoiou os empreendimentos inovadores comprometidos com a temática de bioeconomia e sustentabilidade. Durante o projeto foram oferecidas capacitações coletivas, mentorias individuais e avaliações, além do suporte financeiro através da bolsa sócio empreendedor.

Com o Demoday, o Sebrae visa criar uma ponte entre as startups por meio de apresentações dos seus modelos de negócio, demonstrações de seus produtos e serviços para serem avaliados por possíveis investidores, possibilitando assim a formação de redes de contatos e conexão das empresas com o mercado.

A coordenadora do projeto Inova Amazônia pelo Sebrae Nacional, Valéria Schneider, destaca o potencial do Acre e explica que a região amazônica possui uma alta capacidade de uso da biodiversidade. “Por meio do programa Inova Amazônia, que é uma parceria do Sebrae com a Fapac, podemos desenvolver não somente ideias, mas também negócios, na temática da bioeconomia, que possam trazer soluções pra floresta”, afirma.

Schneider afirma também que o apoio local é forte e que determinadas áreas se destacam no cenário do mercado.  “Percebemos que aqui no Acre existem soluções muito diferenciadas, principalmente na temática de cosméticos, saúde, fitoterápicos, nutracêuticos e de medicamentos de fármacos”, conclui a coordenadora.

“O Inova Amazônia realmente foi um divisor de águas entre a falência e o sucesso da nossa startup”, destaca Kaua Galvão, CEO da Amazon NanoForest, ao contar sobre a importância do programa para o desenvolvimento e organização da empresa. “Foi maravilhoso, pois conseguimos nos apresentar para outras pessoas, para investidores e a imprensa, conseguindo contato com parceiros. Além de que a Bolsa Socioempreendedora também nos auxiliou na construção inicial da nossa startup, com a captação de matéria-prima e recursos”, ressalta.

A primeira etapa do programa Inova Amazônia foi encerrada no meio do ano e contou com 30 startups na fase de ideação. Considerada um grande desafio pela analista do Sebrae no Acre, Rosa Nakamura, a segunda fase deu continuidade ao projeto agora com o objetivo de prepará-los para o mercado. “Para nós é um grande desafio, porque temos que transformar a sabedoria popular e pesquisas científicas em negócios que sejam inovadores e sustentáveis. Vamos então continuar trabalhando e dar todo o apoio, porque isso é muito rico para nós do Acre, no qual temos praticamente 80% da nossa natureza preservada”, pontua.

Celebrando o encerramento deste ciclo, o diretor de Administração e Finanças do Sebrae no Acre, Vandré Prado, agradece a parceria com o Sebrae Nacional e a Fapac, e afirma que as empresas continuarão recebendo o apoio da instituição. “É uma alegria para nós iniciar esse novo momento do Inova Amazônia, onde as startups têm uma oportunidade de se apresentar ao mercado e seguir com esse processo, no qual nós temos que acompanhar, desde a ideação até a transformação de todas essas ideias em produtos e em serviços que vão revolucionar realmente o comércio”, enfatiza.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Mulher é encontrada morta em via pública no bairro Mocinha Magalhães, em Rio Branco

Publicado

em

Vítima sofreu mal súbito em frente à própria residência e não apresentava sinais de violência, segundo perícia

Uma mulher identificada como Gercilândia Carneiro da Silva, de 50 anos, foi encontrada morta na tarde desta segunda-feira (23), na Rua Carambola, bairro Mocinha Magalhães, em Rio Branco.

De acordo com informações de familiares, a vítima era dependente química e estava em tratamento contra tuberculose. Ela caminhava pela rua quando, ao chegar em frente à própria residência, passou mal e caiu desacordada.

Populares que presenciaram a situação acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado. No entanto, ao chegar ao local, a equipe médica constatou que a mulher já estava sem vida.

Policiais militares do 1º Batalhão isolaram a área para os trabalhos da perícia técnica. Em análise preliminar, não foram identificados sinais de violência no corpo.

Após a conclusão dos procedimentos, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames cadavéricos que irão apontar a causa da morte.

O caso poderá ser investigado pela Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar recupera motocicleta roubada em terreno abandonado no bairro Belo Jardim 1, Rio Branco

Publicado

em

Na tarde desta segunda-feira (23), policiais da Força Tática do 2º Batalhão da Polícia Militar recuperaram uma motocicleta com registro de roubo em um terreno abandonado na entrada do Ramal do Bambu, bairro Belo Jardim 1, região do Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo a PM, durante patrulhamento de rotina, a guarnição recebeu uma denúncia de que dois indivíduos teriam escondido uma motocicleta no local na noite anterior, levantando suspeitas de que o veículo era produto de crime.

Com o apoio de outra equipe, os policiais realizaram buscas no terreno e localizaram uma Honda Fan cinza, modelo 2023, placa SQQ2B30. Após consulta ao sistema, foi confirmado que a motocicleta estava com restrição de roubo, registrada no último sábado (22).

Nenhum suspeito foi encontrado no local, e não houve prisões relacionadas à ocorrência. A motocicleta foi apreendida e encaminhada à 2ª Regional da Polícia Civil, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, onde os procedimentos legais serão realizados.

O caso segue em investigação para identificar os responsáveis pelo roubo.

Comentários

Continue lendo

Geral

Motocicleta utilizada em “grau” no elevado de Rio Branco é apreendida pela Polícia Civil

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da equipe da Delegacia da 4ª Regional e Rio Branco, identificou e conduziu à delegacia o jovem que aparece em imagens realizando manobras perigosas com uma motocicleta no elevado Mamédio Bittar, em frente à AABB, na capital acreana.

As imagens do condutor empinando o veículo e colocando em risco a própria vida e a de terceiros começaram a circular na noite do último domingo, 22, em veículos de comunicação e redes sociais, gerando grande repercussão entre a população.

Após tomarem conhecimento do caso, os investigadores iniciaram diligências e conseguiram identificar o suspeito em curto espaço de tempo. O jovem foi localizado e conduzido à unidade policial, onde prestou esclarecimentos.

De acordo com a Polícia Civil, a motocicleta utilizada nas manobras foi apreendida e estava escondida na casa de parentes do envolvido.

O condutor foi ouvido pelo delegado Remullo Diniz, responsável pelo caso, e as medidas legais cabíveis estão sendo adotadas. A Polícia Civil reforça que ações dessa natureza configuram infrações graves e colocam vidas em risco, e que seguirá atuando de forma firme para coibir práticas ilegais no trânsito da capital.

Comentários

Continue lendo