Geral
Com suporte do Sebrae, 20 startups apresentam projetos em programa sobre inovação e biodiversidade

Evento encerra ciclo do Inova Amazônia, programa voltado para bioeconomia
O encerramento do programa Inova Amazônia reuniu as 20 startups participantes para um Demoday – apresentação das soluções em formato de pitch –, nesta terça-feira (20). O evento foi realizado pelo Sebrae no Acre, Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), e a aceleradora Neoventures.
O ciclo de aceleração das startups teve duração de seis meses, no qual o Sebrae fomentou, desenvolveu e apoiou os empreendimentos inovadores comprometidos com a temática de bioeconomia e sustentabilidade. Durante o projeto foram oferecidas capacitações coletivas, mentorias individuais e avaliações, além do suporte financeiro através da bolsa sócio empreendedor.
Com o Demoday, o Sebrae visa criar uma ponte entre as startups por meio de apresentações dos seus modelos de negócio, demonstrações de seus produtos e serviços para serem avaliados por possíveis investidores, possibilitando assim a formação de redes de contatos e conexão das empresas com o mercado.
A coordenadora do projeto Inova Amazônia pelo Sebrae Nacional, Valéria Schneider, destaca o potencial do Acre e explica que a região amazônica possui uma alta capacidade de uso da biodiversidade. “Por meio do programa Inova Amazônia, que é uma parceria do Sebrae com a Fapac, podemos desenvolver não somente ideias, mas também negócios, na temática da bioeconomia, que possam trazer soluções pra floresta”, afirma.

Schneider afirma também que o apoio local é forte e que determinadas áreas se destacam no cenário do mercado. “Percebemos que aqui no Acre existem soluções muito diferenciadas, principalmente na temática de cosméticos, saúde, fitoterápicos, nutracêuticos e de medicamentos de fármacos”, conclui a coordenadora.
“O Inova Amazônia realmente foi um divisor de águas entre a falência e o sucesso da nossa startup”, destaca Kaua Galvão, CEO da Amazon NanoForest, ao contar sobre a importância do programa para o desenvolvimento e organização da empresa. “Foi maravilhoso, pois conseguimos nos apresentar para outras pessoas, para investidores e a imprensa, conseguindo contato com parceiros. Além de que a Bolsa Socioempreendedora também nos auxiliou na construção inicial da nossa startup, com a captação de matéria-prima e recursos”, ressalta.
A primeira etapa do programa Inova Amazônia foi encerrada no meio do ano e contou com 30 startups na fase de ideação. Considerada um grande desafio pela analista do Sebrae no Acre, Rosa Nakamura, a segunda fase deu continuidade ao projeto agora com o objetivo de prepará-los para o mercado. “Para nós é um grande desafio, porque temos que transformar a sabedoria popular e pesquisas científicas em negócios que sejam inovadores e sustentáveis. Vamos então continuar trabalhando e dar todo o apoio, porque isso é muito rico para nós do Acre, no qual temos praticamente 80% da nossa natureza preservada”, pontua.
Celebrando o encerramento deste ciclo, o diretor de Administração e Finanças do Sebrae no Acre, Vandré Prado, agradece a parceria com o Sebrae Nacional e a Fapac, e afirma que as empresas continuarão recebendo o apoio da instituição. “É uma alegria para nós iniciar esse novo momento do Inova Amazônia, onde as startups têm uma oportunidade de se apresentar ao mercado e seguir com esse processo, no qual nós temos que acompanhar, desde a ideação até a transformação de todas essas ideias em produtos e em serviços que vão revolucionar realmente o comércio”, enfatiza.
Comentários
Geral
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Geral
Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Foto: TJAC/assessoria
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.
A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.
O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.
Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.
Fonte: Ascom/TJAC
Comentários
Geral
Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco
Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.
Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.
O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.
A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.
Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.
Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.
Fonte: PCAC

Você precisa fazer login para comentar.