fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Com shows nacionais e locais, Réveillon da Família 2025 terá 70 empreendedores da Economia Solidária

Publicado

em

Em preparação para o Réveillon da Família, que acontece a partir das 19h, nesta terça-feira, 31, no estacionamento do Arena da Floresta, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), visitou o espaço que recebe os últimos ajustes para a grande festa.

O secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, em entrevista coletiva, explicou que o local vai contar com dois palcos, para as atrações locais e nacionais, além da Economia Solidária, que terá 70 empreendimentos entre comidas e bebidas.

“A nossa programação de atrações está prevista para iniciar às 20h com artistas locais. Nós temos dois palcos, onde um será feito as apresentações dos artistas nacionais e o outro será para os artistas locais. O cantor Léo Magalhães está previsto para se apresentar logo após a queima de fogos, à meia-noite. Wanderley Andrade se apresenta após Leo Magalhães”, explicou.

Secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias. Fotos: Diego Gurgel/Secom

O titular da pasta reafirmou ainda que os empreendedores da Economia Solidária marcarão presença com diversas opções de comidas e bebidas para garantir o conforto do público. “Nós teremos 70 empreendedores trabalhando na virada, vendendo bebida e comida. Tivemos uma preocupação de ter comida regional, principalmente para aqueles turistas que vem de outros estados e do interior”, ressaltou.

Palco está recebendo os últimos ajustes para a grande festa. Fotos: Diego Gurgel/Secom

Segurança

O local não conta apenas com estrutura adequada para receber as famílias, mas também com um forte planejamento de segurança, que envolve mais de 400 homens em todo o estado.

O monitoramento será realizado por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que conta com mais de 500 câmeras distribuídas em pontos estratégicos de todo o Acre, sendo 17 delas instaladas no entorno da Arena da Floresta, na capital, onde será realizado o Réveillon da Família.

Espaço conta com tendas da Economia Solidária, que venderão comidas e bebidas. Foto: Pedro Devani/Secom

Segundo o secretário Marcelo Messias, a segurança do evento contará com sobrevoos de drones e helicópteros do Centro de Operações Aéreas (Ciopaer), que farão monitoramento.

Durante a festa não serão permitidos menores desacompanhados, bem como objetos cortantes, geleiras, garrafas de vidro, isopores, cadeiras de praia, cadeiras de plástico e capacetes.

O secretário explicou ainda que crianças podem entrar na festa acompanhado dos pais. “Na portaria vai ter um documento e os pais vão ter que assinar e a criança vai ganhar uma pulseirinha e, com isso, ela vai poder ficar até o final da festa. Isso foi um acordo que foi feito em vários órgãos, tanto do governo como prefeitura, todo mundo junto para trazer essa festa bonita, segura e com bastante comida e música. Que a gente possa realmente agradecer 2024 e receber 2025 com fé, esperança e saúde”, finalizou.

Programação inicia a partir das 20h, no estacionamento do Arena da Floresta. Foto: Pedro Devani/Secom

Programação de Rio Branco

Palco Alternativo

20h – Trio Furacão
21h30 – Ivan de Carvalho
21h45 – Mugs 2
22h45 – Sandra Melo

Palco Principal

0h – Show pirotécnico (10 minutos de espetáculo de fogos sem estampido)
0h15 – Léo Magalhães
1h45 – Wanderley Andrade
3h – Álamo Kário
3h30 – Encerramento

Programação de Cruzeiro do Sul

Para celebrar a chegada de 2025, o evento contará com shows nacionais de Tarcísio do Acordeon e Chicão dos Teclados, além de apresentações de artistas locais e um espetáculo pirotécnico.

Comentários

Continue lendo

Geral

MPF acompanha processo de registro dos usos rituais da ayahuasca no Acre

Publicado

em

Foto: Getty Images

O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar as medidas adotadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no processo de registro dos usos rituais da ayahuasca como patrimônio cultural imaterial no Estado do Acre.

A iniciativa, conduzida pelo procurador da República Luidgi Merlo Paiva dos Santos, tem validade inicial de um ano e visa garantir que o processo respeite os direitos dos povos indígenas, sobretudo quanto à realização da consulta prévia, livre e informada, conforme previsto na legislação brasileira e em tratados internacionais ratificados pelo Brasil.

O procedimento tem como base informações apresentadas na Ata nº 21/2025, durante reunião com o Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) do IPHAN e a Superintendência do órgão no Acre. Segundo o MPF, o IPHAN está analisando o plano de trabalho submetido para a realização da consulta, que será executada em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED).

Ainda de acordo com o IPHAN, já há orçamento garantido para o início das atividades ainda em 2025.

Como diligência inicial, o MPF determinou o sobrestamento do processo por 60 dias, após os quais será expedido ofício ao Departamento de Patrimônio Imaterial solicitando informações atualizadas sobre o andamento do registro, incluindo os ajustes técnicos no plano de trabalho, a formalização do TED com a UnB e o cronograma das ações previstas para este ano.

Comentários

Continue lendo

Geral

Corpo de Bombeiros resgata mais de meio milhão em bens submersos em rio no interior do Acre

Publicado

em

Equipamentos modernos e treinamento contínuo garantem o pronto emprego das equipes

O trabalho dos militares tem se destacado também pela agilidade e preparo/ Foto: Reprodução

O primeiro trimestre de 2025 foi marcado por uma série de operações bem-sucedidas do Corpo de Bombeiros no Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul. De acordo com a tenente Daniela Marques, subcomandante do 4º Batalhão de Proteção e Combate a Incêndios Florestais, o total de bens resgatados nas águas do rio ultrapassou R$ 590 mil, sendo R$ 311 mil somente por meio de operações de mergulho.

Ao todo, foram realizadas 15 missões de mergulho para resgatar bens materiais e outras duas em busca de pessoas desaparecidas, vítimas de afogamentos. Segundo a tenente, 70% das ocorrências estiveram relacionadas a naufrágios e 30% a colisões entre embarcações.

Comentários

Continue lendo

Geral

Bombeiros resgatam pai e genro desaparecidos após três dias perdidos na floresta no Acre

Publicado

em

Dupla foi encontrada com vida em área de mata fechada após operação que contou com apoio de moradores locais; ambos estavam em boas condições de saúde

Após três dias desaparecidos na floresta, um homem de 50 anos, identificado pelas iniciais M.S., e seu genro foram resgatados com vida na comunidade Havre, localizada no baixo rio Gregório, em Tarauacá, interior do Acre. Os dois haviam saído para caçar na última quarta-feira (9) e não retornaram, levando familiares a acionar o Corpo de Bombeiros.

Uma equipe do 7º Batalhão de Engenharia de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (7º BEPCIF) foi mobilizada e, com o apoio de mateiros experientes da região, iniciou as buscas na sexta-feira (11). A operação exigiu horas de navegação pelo rio e caminhada por mata fechada até que a dupla fosse encontrada.

Apesar do desgaste físico, os dois estavam em boas condições de saúde e demonstraram alívio ao reencontrar os familiares.

Comentários

Continue lendo