Conecte-se conosco

Acre

Com senador Petecão, Marcinho Miranda inaugura mais duas obras em Xapuri

Publicado

em

DSCN9898

Na tarde da ultima sexta feira 25 de setembro o prefeito Marcinho Miranda na presença do Senador da República Sérgio Petecão ( PMN) acompanhado dos deputados estaduais Chagas Romão (PMDB) e Jairo Costa (PMN) assim como também os seis vereadores que compõe a base de sua administração inaugurou a quadra de grama sintética que leva o nome do saudoso esportista Márcio Rogério Nogueira Pereira e também a Capela Mortuária durante os discursos foram tecidos vários elogios ao prefeito Marcinho e ao Senador Sérgio Petecão, autor da emenda parlamentar que destinou os recursos para a construção da quadra e da Capela, quinta obra inaugurada pelo prefeito  no município durante o mês de Setembro, o vereador Eliomar Soares (PMDB) falou sob vários pontos fundamentais nesta administração e que valorizam ainda mais o quão importante tem sido para o município e principalmente para o povo xapuriense a confiança depositada no prefeito Marcinho, o Vereador ressaltou que na administração passada na qual o vereador participara mesmo gozando de todo apoio e recursos do governo federal e estadual, não foi inaugurada uma única obra sequer durante os quatro anos de mandato e que não foram por falta de recursos ou de apoio técnico mas sim por falta de empenho do então gestor.

O senador Sergio Petecão (PMN) falou também a respeito da locação de recursos na administração passada que por duas vezes já tinha alocado recursos de suas emendas parlamentares e que mesmo assim as mesmas tinham se perdido por a prefeitura encontrar-se inadimplente naquela época e que orgulha-se e diz não arrepender-se de ter confiado no prefeito Marcinho por ver o comprometimento e a seriedade na qual o prefeito trata a regularidade da prefeitura assim como na execução das obras e das ações da municipalidade.

DSCN9928

O senador disse ainda do prazer que sente em vir a Xapuri neste momento ao ver a luta do prefeito e reerguer o município em todos os sentidos. Ao término dos discursos foi dado o pontapé inicial simbólico pelo prefeito inaugurando assim a quadra.

Em seguida foi a vez da entrega da Capela Mortuária, obra essa que tanto foi esperada e cobrada principalmente por entidades como as Igrejas em geral, Maçônaria e Câmara Municipal segundo a fala do Vereador Ronaldo Ferraz (PMDB) que por muitos anos presidiu aquela casa e por muitas vezes foi procurado para que autorizasse e cedesse o espaço dos salões da câmara para que famílias velassem seus entes queridos.

Tiveram espaço para falar também membros e representantes da comunidade em geral assim como das igrejas, onde pronunciaram-se a Professora Euri Figueredo o Diácono Claudio da igreja católica e Pastor Josimar membro da Siga ambos parabenizaram o prefeito e o Senador Petecão pela iniciativa e mais uma vez pelo comprometimento e pelo compromisso que o prefeito tem não só com o povo de Xapuri mas também com as instituições deste município.

O Senador Sérgio Petecão, autor também da emenda parlamentar que resultou na construção da capela foi curto em suas palavras e disse mais uma vez sentir-se orgulhoso e feliz de vir a Xapuri nos dias de hoje e que dias melhores estão por vir e que as portas de seu gabinete em Brasília estão abertas a gestores sérios como o prefeito Marcinho que visa o desenvolvimento e o bem de seu município.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo