Com redução de 48% na criação, Acre é 7º menor produtor de peixes do país

Acre saiu de uma produção de 8,5 toneladas de peixe em 2018 para 4,4 toneladas em 2019. Dados são do Anuário Brasileiro de Piscicultura.

Com redução de 48% na criação, Acre é 7º menor produtor de peixes do país — Foto: Divulgação/Secom-AC

Por Iryá Rodrigues, G1 AC

O estado do Acre é o sétimo menor produtor de peixes do Brasil com 4,4 toneladas produzidas em 2019, segundo levantamento estatístico feito pela Associação Brasileira de Piscicultura, publicado no Anuário Brasileiro de Piscicultura (Peixe BR).

A produção caiu em mais de 48% em 2019 comparado com o ano de 2018, quando foram produzidos 8,5 toneladas de pescado. Segundo o estudo, com relação às espécies produzidas no estado, 98,5% são nativas e somente 1,45% são da espécie tilápia.

Conforme o levantamento, a ausência de legislação ambiental, a elevada tributação, insegurança jurídica, pouca tecnologia disponível, os baixos níveis de controle de qualidade da água e altos custos de energia e alimentação são fatores que, juntos, têm atrapalhado a atividade no estado acreano.

O estudo aponta ainda que a paralisação das atividades da empresa público-privado Peixes da Amazônia, criada em 2013, além dos prejuízos aos empresários e cofres públicos, trouxe para os produtores do estado um “esfriamento” sobre as oportunidades que a atividade de piscicultura pode proporcionar.

“A estruturação da atividade passa pelo interesse do governo do estado em gerar uma agenda de segurança jurídica ambiental e do empresário de voltar a acreditar no negócio, o modelo atual demonstrou ser inviável, a construção deve ser feita em novas bases, apoiada no mercado e na iniciativa privada”, analisa o anuário.

Empresa público-privado Peixes da Amazônia está com atividades paralisadas, segundo governo — Foto: Divulgação/Secom-AC

O governo do estado informou que a empresa Peixes da Amazônia já estava sem funcionar antes da nova gestão, em 2019, e que, inclusive, foi feito um estudo sobre a viabilidade do projeto.

Em março do ano passado, o governo chegou a informar que a dívida da empresa, que está em recuperação judicial, era estimada em R$ 12 milhões, sendo a maior parte em empréstimos bancários e dívidas trabalhistas.

Com redução de 48% na criação, Acre é 7º menor produtor de peixes do país — Foto: Reprodução

Dados nacionais

No ranking nacional de produção de peixe, o Paraná aparece como o maior produtor, com 154.200 toneladas, seguido de São Paulo, que apesar de ter tido uma redução de 18,7% na produção, ficou em segundo lugar com 69.800 toneladas de peixe.

Já o estado que aparece como menor produtor é o Amapá, com 1.100 toneladas produzidas no ano passado.

O levantamento mostrou ainda que a produção brasileira no setor alcançou 758.006 toneladas de peixes em 2019. O que representa um aumento de 4,9% com relação ao ano anterior, quando foram produzidos 722.560 toneladas.

Diferente do estado do Acre, a tilápia é um dos carros-chefe dos peixes de cultivo no Brasil. Foram 432.149 toneladas em 2019 e outras 287.930 toneladas de peixes nativos.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre

Notícias recentes