Brasil
Com receio de multas, PT desiste de lançar Lula a presidente em maio
Lançamento foi adiado para buscar apoios políticos e evitar punições da Justiça Eleitoral

A oficialização da candidatura de Lula ficará para um “momento mais oportuno”, segundo Rui Falcão – Nelson Almeida/AFP
O Globo
Com receio de sofrer punições da Justiça Eleitoral, o PT desistiu de lançar a candidatura de Lula à Presidência da República em 2018 no mês que vem. Petistas defendiam que Lula deveria sentar para depor diante do juiz Sérgio Moro no próximo dia 3 de maio, no processo sobre o tríplex do Guarujá na Lava-Jato, já na condição de pré-candidato. O lançamento deve acontecer entre o fim do ano e o início de 2018. O presidente do PT, Rui Falcão, disse que a oficialização da candidatura de Lula ficará para um “momento mais oportuno”.
— Achei que é desnecessário fazer qualquer tipo de lançamento — afirmou Falcão, nesta sexta-feira.
De acordo com o presidente do PT, o partido pretende buscar apoio à candidatura de outras forças políticas, o que o lançamento antecipado da candidatura poderia inibir. Mas o principal receio é que Lula sofra com multas.
— Dentro da perseguição sistemática que ele é vítima, nós não queremos dar pretexto a nenhum tipo de acusação forjada de que ele está se antecipando à campanha eleitoral e a partir daí sofrer multas – disse o presidente do PT.
Na avaliação de aliados, a candidatura serviria para inibir o magistrado e ajudaria a mobilizar militantes em um ato na frente do prédio da Justiça Federal. A condição de candidato também reforçaria a estratégia de que Lula é alvo de uma perseguição política porque pretende voltar ao poder.
Durante o seminário desta sexta-feira promovido pelo PT em São Paulo contra a Lava-Jato, Lula disse que está sendo acusado de antecipar a campanha de 2018.
— Agora vai começar um outro processo contra mim porque dizem que estou num processo de antecipação de campanha e tenho que ter a candidatura vetada.
Lula afirmou que está sendo acusado de ter feito campanha ao participar de uma inauguração simbólica da transposição do rio São Francisco, no último domingo na Paraíba, e ao discursar em ato contra a reforma da Previdência, na Avenida Paulista, no dia 15 de março.
Comentários
Brasil
Pix bate recorde e supera 313 milhões de transações em um dia

Sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), o Pix bateu novo recorde na última sexta-feira (5). Pela primeira vez, a modalidade superou a marca de 300 milhões de transações em 24 horas.
Somente no último dia 5, foram feitas 313,3 milhões de transferências via Pix para usuários finais. Segundo o BC, a movimentação também bateu recorde em volume de dinheiro, com R$ 179,9 bilhões em um único dia.
“O resultado é mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para o funcionamento da economia nacional”, informou o BC em comunicado.
O recorde diário anterior tinha sido registrado em 28 de novembro, dia Black Friday e data limite do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro, com 297,4 milhões de transações num único dia.
Criado em novembro de 2020, o Pix acumulou, no fim de novembro, 178,9 milhões de usuários, conforme as estatísticas mensais mais recentes. Desse total, 162,3 milhões eram pessoas físicas; e 16,6 milhões, pessoas jurídicas. Em outubro, segundo os dados consolidados mais recentes, o sistema alcançou a marca de R$ 3,32 trilhões movimentados.
Comentários
Brasil
PRF apreende mais de meia tonelada de drogas escondidas em carga na BR-364, em Vilhena
Motorista foi preso após policiais encontrarem skunk, haxixe e cocaína ocultados atrás de paletes durante fiscalização no km 1.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta sexta-feira, mais de 511 quilos de drogas durante uma fiscalização na BR-364, no km 1, em Vilhena (RO). A ação ocorreu após a abordagem a uma combinação de veículos de carga (CVC).
Durante os procedimentos de entrevista, o comportamento suspeito do motorista chamou a atenção dos agentes, que decidiram vistoriar o compartimento de carga. No local, foram localizadas diversas caixas de papelão escondidas atrás de paletes vazios.
Dentro das embalagens, os policiais encontraram 377,82 quilos de skunk, 1 quilo de haxixe e mais de 132 quilos de cocaína e cloridrato de cocaína — totalizando aproximadamente 511 quilos de entorpecentes.
O motorista foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Vilhena, onde permanecerá à disposição da Justiça.


.
Você precisa fazer login para comentar.