Geral
Com pouco mais de 26 mil empreendedores, Acre é o 25º do país no total de MEIs
Segundo o IBGE, posição foi a mesma na participação de empreendimentos que faturam até R$ 81 mil por mês na ocupação total do estado. Em todo o país, mais de 14,5 milhões de brasileiros eram MEIs até 2022.

Conforme o levantamento, baseado em números de 2022, a posição do estado acreano foi a mesma no ranking de participação de MEIs na ocupação total, que ficou em 13%
No Acre, pelo menos 26.072 pessoas atuam como Microempreendedores Individuais, o que coloca o estado na 25ª posição do país, de acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nessa quarta-feira (21).
Conforme o levantamento, baseado em números de 2022, a posição do estado acreano foi a mesma no ranking de participação de MEIs na ocupação total, que ficou em 13%. Em ambos os rankings o Acre ficou à frente apenas de Amapá e Roraima.
Ainda conforme o estudo, os homens são 55,7% dos MEIs, enquanto as mulheres são 44,3%.
No Acre, a maior parte dos MEIs atua no comércio/representação de veículos automotivos e motocicletas (44,8%), seguida por alojamento/alimentação (12,8%) e o setor que aglomera Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administração.
Cenário nacional
Em todo o país, mais de 14,5 milhões de brasileiros eram MEIs até 2022. Conforme o IBGE, o número representa 18,8% do total de ocupados, que é a soma de microempresários, funcionários e das pessoas inseridas no CEMPRE (Cadastro Central de Empresas) – que inclui assalariados, sócios e empresários.
O balanço também trouxe os setores com mais microempreendedores individuais: serviços (51,5%), comércios (28,2%); indústria geral (10,6% ) e construção (9,4%).
Já as atividades mais representativas eram:
- Cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza (9%%)
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (6%)
- Restaurantes e estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (6%)
- Serviços especializados em construção (4,6%)
- Atividades de publicidade (4,2%)
- Serviços de catering, bufê e outros serviços de comida (3,4%)
- Manutenção e reparação de veículos automotores (3,1%)
- Atividades de ensino (3,1%)
- Transporte rodoviário de carga (2,9%)
- Comércio varejista (2,3%)
- Fotocópias, preparação de documentos e serviços de apoio administrativo (2,2%)
- Obras de acabamento (2,2%)
- Comércio varejista de mercadorias em geral (2,1%)
- Atividades de malote e de entrega (2%)
- Confecção de peças do vestuário (1,9%)
A maioria dessas microempresas estavam concentradas no Sudeste, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Comentários
Geral
Homem é esfaqueado pelo próprio irmão durante discussão na Baixada da Sobral
Vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Pronto-Socorro em estado estável
Silvério Soares do Nascimento, de 41 anos, foi ferido a golpes de faca na tarde desta quarta-feira (17), em uma residência localizada na Travessa São Matheus, no bairro da Pista, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.
De acordo com relatos de testemunhas, Silvério estava em casa com o irmão quando ambos iniciaram uma discussão. Durante o desentendimento, o suspeito se apossou de uma faca de mesa e desferiu dois golpes contra a vítima, atingindo as costas e a lateral do tórax.
Mesmo ferido, Silvério conseguiu sair da residência, mas acabou caindo em via pública. Populares que passavam pelo local encontraram o homem sangrando e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico para atender a ocorrência.
Após receber os primeiros socorros no local, a vítima foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.
A Polícia Militar esteve na residência para atender a ocorrência, porém, segundo informações repassadas no local, Silvério optou por não representar criminalmente contra o próprio irmão.
Comentários
Geral
Jovem é brutalmente agredido por grupo de homens no bairro Eldorado, em Rio Branco
Vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Pronto-Socorro com suspeita de fratura e luxação
Um caso de agressão física foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (17), na rua Santa Luzia, no bairro Eldorado, região da parte alta de Rio Branco. A vítima, identificada como Rodrigo Gonçalves Bezerra, de 26 anos, foi violentamente atacada por vários homens.
De acordo com informações apuradas, o jovem teria sido agredido com ripas de madeira, barra de ferro e pedradas. A ação, conforme relatos preliminares, pode ter sido motivada por uma suposta forma de “disciplina”. Após as agressões, os autores fugiram do local e ainda não foram localizados.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado somente durante a noite. A equipe encontrou a vítima na própria rua Santa Luzia, prestou os primeiros atendimentos no local e, em seguida, encaminhou Rodrigo ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco.
Na unidade hospitalar, o jovem foi entregue ao Setor de Traumatologia, onde os médicos constataram luxação no cotovelo esquerdo, hematomas no tórax posterior e suspeita de fratura em uma das costelas. Apesar das lesões, o estado de saúde da vítima foi considerado estável.
Segundo as informações disponíveis, a Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência. O caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes.
Comentários
Geral
Polícia Civil leva emissão da Carteira de Identidade Nacional a comunidades ribeirinhas de Sena Madureira
O coordenador do Instituto de Identificação em Sena Madureira, Carlos Ferrari, e o oficial investigador da Polícia Civil, Marcos Oriar, se deslocaram até as comunidades ribeirinhas, garantindo que o serviço fosse prestado diretamente à população local

Polícia Civil esteve nas comunidades Campinas e Santa Polônia, em Sena Madureira, levando o direito à identidade a quem mais precisa. Foto: cedida
O Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre (PCAC), que atua no município de Sena Madureira, realizou, na última terça-feira,16, atendimentos para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) nas comunidades Campinas e Santa Polônia, localizadas às margens do Rio Purus, a cerca de uma hora de viagem de barco da cidade.
A ação teve como objetivo atender moradores de localidades de difícil acesso, especialmente pessoas com algum tipo de comorbidade ou limitação física, que enfrentam dificuldades para se deslocar até a sede da Delegacia de Polícia, onde funciona o posto de identificação.
Para a realização dos atendimentos, o coordenador do Instituto de Identificação em Sena Madureira, Carlos Ferrari, e o oficial investigador da Polícia Civil, Marcos Oriar, se deslocaram até as comunidades ribeirinhas, garantindo que o serviço fosse prestado diretamente à população local.
Ao todo, oito pessoas foram atendidas, entre elas uma idosa de 68 anos com problemas de locomoção, pessoas com problemas cardíacos, um senhor que sofreu um derrame, além de crianças que necessitavam do documento.
De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Júnior Cesar, a iniciativa reforça o compromisso da Polícia Civil com a população de Sena Madureira e com o programa Identidade para Dignidade, desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), na comarca do município. “Essa ação leva cidadania, dignidade e acesso a direitos às comunidades mais distantes, assegurando a inclusão dessas pessoas nos serviços públicos essenciais”, destacou.
A mobilização do Instituto de Identificação reafirma o papel social da Polícia Civil do Acre, promovendo cidadania e garantindo direitos fundamentais à população ribeirinha.

“Essa ação leva cidadania, dignidade e acesso a direitos às comunidades mais distantes, assegurando a inclusão dessas pessoas nos serviços públicos essenciais”. Fotos: captada





Você precisa fazer login para comentar.