fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Com oficinas e palestras, Detran inicia Semana Nacional de Trânsito

Publicado

em

A abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito (SNT) no Acre foi realizada nesta quarta-feira, 18, no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), em Rio Branco. Com atividades até o próximo dia 25 de setembro, as equipes de Educação e Fiscalização do órgão vão realizar diversas atividades, de maneira integrada, na capital e nas cidades do interior.

Esquete encenado pelos orientadores de trânsito foi apresentado aos participantes do evento. Foto: Renato Beiruth/Detran

Realizada em todo o país, a SNT é uma mobilização conjunta e reúne todos os órgãos de trânsito, na tentativa de sensibilizar condutores e pedestres para uma nova cultura de segurança nas vias.

“As pessoas que participarem de nossas atividades vão atuar como verdadeiras multiplicadoras dessas informações, tão importantes a quem vive o dia a dia do trânsito. O trabalho de conscientização será reforçado na capital e interior do estado”, afirmou a presidente do Detran/AC, Taynara Martins.

Presidente do Detran reforçou o compromisso do governo e parceiro para reduzir o número de vidas perdidas no trânsito. Foto: Renato Beiruth/Detran

Na abertura do evento foi realizada uma apresentação de um esquete teatral e a palestra “A percepção de risco no trânsito: prevenção é o caminho”, ministrada pela mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência e escritora, Roberta Torres.

“Hoje a violência no trânsito é um problema de Saúde Pública muito sério e que precisa de atenção. Trouxemos aqui uma proposta que faz as pessoas, condutores e pedestres, refletirem sobre nossas atitudes e o quanto elas têm impactado nessa violência e nesse custo tão grande para o nosso país”, destacou a palestrante.

Ações na SNT 2024

Até o próximo dia 25, palestras em empresas e escolas, além de mobilização nas ruas e pontos de grande concentração, serão realizadas pelos servidores do Detran e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar.

Todas as regionais do estado receberão as equipes de Educação e Fiscalização do Detran que, durante as intervenções, levarão as mensagens de conscientização deste ano.

A semana é uma atividade prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), desenvolvida de maneira simultânea em todos os estados do Brasil.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Bebê de 13 meses morre em hospital de Cobija com suspeita de complicações por gripe

Publicado

em

Criança estava internada na UTI do Hospital Roberto Galindo Terán com múltiplos problemas de saúde; autoridades monitoram caso

A Secretaria Municipal de Saúde de Cobija informou que está acompanhando a situação e reforçou a importância de medidas preventivas. Foto: cedida 

Um bebê de 13 meses faleceu nesta quarta-feira (7) no Hospital Roberto Galindo Terán, em Cobija, capital do departamento de Pando, na Bolívia. A criança estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com múltiplos diagnósticos e complicações de saúde, incluindo teste positivo para gripe.

Segundo informações preliminares das autoridades de saúde, a menor já apresentava um quadro clínico delicado antes da internação. A gripe teria agravado seu estado, embora as causas exatas do óbito ainda sejam investigadas.

O caso acende um alerta sobre a circulação de vírus respiratórios na região, especialmente em grupos vulneráveis

A Secretaria Municipal de Saúde de Cobija informou que está acompanhando a situação e reforçou a importância de medidas preventivas, como vacinação e cuidados com crianças pequenas durante o período de sazonalidade de doenças respiratórias.

Até o momento, não há confirmação se a gripe identificada no bebê era do tipo influenza ou outro vírus. O hospital não divulgou mais detalhes sobre o histórico médico da criança, respeitando o sigilo do caso.

Familiares foram atendidos pela equipe de apoio psicológico da unidade de saúde
  • Esta é a segunda morte infantil com suspeita de gripe registrada em Cobija/Pando neste ano

  • Em 2024, o Ministério da Saúde da Bolívia emitiu alerta sobre aumento de casos respiratórios no norte do país

  • O Hospital Roberto Galindo Terán é a principal referência pediátrica da região fronteiriça com Brasil e Peru

O hospital não divulgou mais detalhes sobre o histórico médico da criança, respeitando o sigilo do caso. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Militar recupera três motocicletas com restrição de roubo/furto durante abordagens em Brasiléia e Epitaciolândia

Publicado

em

A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do 5º Batalhão, recuperou três motocicletas com restrição de roubo ou furto durante fiscalizações de trânsito realizadas nos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, nos dias 5 e 6 de maio de 2025.

A primeira apreensão ocorreu na noite de segunda-feira (5), por volta das 19h50, na Rua Francisco Pinto de Souza, nas proximidades da ponte que liga os bairros Vila Vitória e José Hassem. Durante a abordagem a uma motocicleta Kingo, de cor preta, conduzida por um casal, os policiais constataram, após consulta ao número do motor junto à polícia boliviana, que o veículo possuía restrição de roubo/furto, registrada no dia 8 de julho de 2023, na cidade de Cobija, Bolívia.

Na noite seguinte, terça-feira (6), por volta das 18h40, outras duas motocicletas com as mesmas características foram recuperadas na Rua Benjamin Constant, nas imediações do antigo prédio do Banco Bradesco. A primeira abordagem flagrou uma mulher conduzindo uma motocicleta Kingo preta sem portar a CNH e sem os documentos do veículo. A identificação foi confirmada via sistema, e a checagem do número do chassi apontou uma restrição de roubo/furto registrada em 1º de janeiro de 2021, também em Cobija.

Apenas cinco minutos depois, uma segunda motocicleta da mesma marca e cor foi interceptada na mesma via. A condutora, também sem habilitação, apresentou a documentação do veículo. Após a verificação do número do chassi, constatou-se que a moto havia sido roubada em 22 de novembro de 2023, na capital boliviana.

As três motocicletas foram encaminhadas para a delegacia, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. A Polícia Militar reforça o compromisso com o combate aos crimes transfronteiriços, intensificando a fiscalização de trânsito com foco na recuperação de veículos roubados ou furtados, além de ações contra a condução irregular de veículos e outras infrações que coloquem em risco a segurança no trânsito.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeo: Criminosos disparam nove vezes contra bar na Gameleira; ninguém ficou ferido

Publicado

em

Ataque ocorreu na noite desta quarta-feira (7), quando dois homens em uma motocicleta alvejaram o Felinas Bar, no Segundo Distrito de Rio Branco

Câmeras de segurança registraram o momento em que dois criminosos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o Felinas Bar, localizado na Rua Cunha Matos, na região da Gameleira, bairro Seis de Agosto, no Segundo Distrito de Rio Branco, na noite desta quarta-feira (7).

De acordo com informações da Polícia Militar, os autores do ataque estavam em uma motocicleta preta. O garupa sacou uma arma de fogo e disparou ao menos nove vezes em direção ao estabelecimento, onde diversas pessoas estavam reunidas. Apesar do número elevado de tiros, ninguém ficou ferido.

Logo após os disparos, os suspeitos fugiram do local sem serem identificados. Equipes do 2º Batalhão da PM foram acionadas, colheram informações com testemunhas e realizaram buscas na região, mas até o momento ninguém foi preso.

Como não houve vítimas, a perícia criminal não foi acionada. A Polícia Civil deve assumir as investigações para identificar os autores e esclarecer a motivação do ataque.

Comentários

Continue lendo