Cotidiano
Com gol de Romero, Corinthians vence o Bahia e escapa da zona de rebaixamento do Brasileiro

Gazeta Esportiva
O Corinthians venceu o Bahia por 1 a 0 na tarde deste domingo, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, o Timão escapou da zona de rebaixamento da liga nacional, pelo menos até o próximo compromisso.
Em jogo marcado pela solidez defensiva do Corinthians, com formação de três zagueiros, a equipe de Ramón Diaz anotou o gol da vitória no primeiro tempo, com o atacante Ángel Romero. Na segunda etapa, o Timão “soube sofrer” para levar os três pontos na bagagem.
Com a vitória, o Corinthians subiu para a 14ª posição do Brasileirão, com 18 pontos conquistados. O Bahia, por sua vez, se encontra na 5ª colocação, com 30 unidades.
Na próxima rodada, o Corinthians recebe o Grêmio, na quinta-feira, às 20 horas (de Brasília). Já o Bahia visita o Atlético-GO na quarta, às 21h30.

(Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia)
O jogo
O Bahia tentou empurrar o Corinthians nos primeiros instantes, e assustou em finalização de Thaciano, aos seis minutos. A equipe de Rogério Ceni recuperou a bola no campo de ataque e, após arrancada de Everton Ribeiro, quase o atacante abriu o placar.
Depois do susto inicial, o Corinthians conseguiu travar a partida e esfriar os ânimos do mandante. As 20 minutos, Yuri Alberto recebeu passe em profundidade de Rodrigo Garro, mas se afobou e não conseguiu finalizar a jogada.
Aos 37, o Corinthians abriu o placar. Alex Santana desarmou Everton Ribeiro e acionou Yuri Alberto, que cruzou na medida para Romero fintar a marcação e finalizar para o fundo das redes.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Bahia levou perigo logo aos seis minutos, com Everton Ribeiro. O meia recebeu cruzamento de Thaciano e finalizou para defesa de Hugo Souza.
Aos 23, os mandantes voltaram a assustar, dessa vez em cobrança de falta de Everton Ribeiro que passou perto da meta alvinegra. Aos 34, Gilberto arriscou com a perna esquerda, mas parou em defesa tranquila de Hugo Souza. O goleiro corintiano teve que trabalhar novamente no minuto 39, em chute de Ademir.
Até o apito final, mesmo com a pressão do Bahia, o Corinthians soube administrar a vantagem e ainda assustou em contragolpe com Matheuzinho. O lateral finalizou com desvio para defesa de Marcos Felipe.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 0 X 1 CORINTHIANS
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 21 de julho de 2023 (domingo)
Horário: às 16h (de Brasília)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Fernanda Nandrea Gomes Antunes (Fifa-MG) e Leonardo Henrique Pereira (MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG)
Público total: 48.346 pessoas
Cartões amarelos: Ryan, Gustavo Henrique, André Ramalho e Alex Santana (Corinthians); Biel, Caio Alexandre, Cuesta e Kanu (Bahia)
Cartões vermelhos: nenhum
GOLS: Romero, aos 37 do 1ºT (Corinthians)
BAHIA: Marcos Felipe; Santiago Arias (Gilberto), Victor Cuesta (Rezende), Kanu e Luciano Juba (Iago Borduchi); Caio Alexandre, Jean Lucas (Ademir), Everton Ribeiro e Cauly (Carlos De Pena); Everaldo e Thaciano.
Técnico: Rogério Ceni
CORINTHIANS: Hugo Souza; Cacá, Félix Torres e André Ramalho; Matheuzinho (Fagner), Ryan (Breno Bidon), Alex Santana, Rodrigo Garro (Giovane) e Hugo (Matheus Bidu); Yuri Alberto e Romero (Wesley)
Técnico: Ramón Díaz
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.