Cotidiano
Com dois a menos, Criciúma vence Itapirense de virada e segura a liderança na Copinha
ogol
Sete gols, duas expulsões, viradas e um confronto recheado de emoção. Criciúma e Itapirense fecharam a última rodada da Copinha com um duelo eletrizante. Mesmo com dois a menos, o Tigre buscou a virada nos acréscimos e bateu os anfitriões para confirmar o 100% de aproveitamento.
Com a vitória, o time catarinense chegou aos nove pontos e confirmou a primeira posição do Grupo 14. A outra vaga da chave ficou com o Ituano, que bateu o Atlético Cearense.
Itapirense intensa, Criciúma efetivo
Apesar da eliminação, a Itapirense recusou se despedir de forma monótona e pressionou o Criciúma dentro da sua casa. O time paulista sufocou o Tigre na marcação e começou melhor a partida.
Criando as melhores chances, o Itapirense amadureceu o seu primeiro gol e efetivou aos 25 do primeiro tempo. Em bela jogada individual, André Santos enfileirou marcadores dentro da área e chutou sem chances para o goleiro.
Mesmo com a vantagem, os paulistas permaneceram no controle da partida e afastaram o Criciúma do campo de ataque. Porém, o Tigre foi efetivo e aproveitou uma das suas poucas escapadas para levar o empate ao intervalo. Aos 33, Pedro Lyra acertou uma pancada da intermediária e deixou tudo igual.
Pênaltis, expulsões e viradas
Apesar do gol sofrido no momento em que dominava a equipe catarinense, o Itapirense continuou sua pressão na etapa final e logo cedo voltou a liderar o placar. Aos sete, Gabriel Neri emendou um belo chute de fora da área e fez 2 a 1.
Além de ficar em desvantagem no marcador, o Criciúma aumentou seu prejuízo ao perder o primeiro jogador por expulsão. Ainda com um a menos, o Tigre conseguiu recuperar o empate em cobrança de pênalti batida por Lyra.
Embora o susto, o time da casa fez valer a vantagem numérica e manteve a pressão. No lance seguinte, o Itapirense teve a chance de marcar o terceiro em cobrança de pênalti e desperdiçou. Porém, no ato da infração, o Criciúma perdeu seu segundo jogador por expulsão.
Com dois a menos, o Tigre foi valente, aguardou o momento certo e achou uma virada heroica. Após recuo errado da defesa, Eliel roubou a bola e tocou na saída do goleiro, colocando o Criciúma pela primeira vez em vantagem no placar.
A partida ainda reservou uma reta final igualmente eletrizante. Sem desistir da partida, o Itapirense buscou um novo empate com Hudson e esfriou a reação catarinense. Apesar do balde de água fria, o Criciúma mostrou sua eficiência nos acréscimos e marcou com Pett, o gol da vitória insana por 4 a 3.
Comentários
Cotidiano
FEAV convoca atletas das Seleções Sub-16 e 18 para os torneios nacionais

Foto PHD: Seleção Acreana Sub-16 vai jogar o Brasileiro em casa
A Federação Acreana de Voleibol (FEAV) divulgou nessa terça, 12, as convocações das Seleções Sub-16 e 18, no feminino, para a disputa dos brasileiros das categorias.
A seleção Sub-16 vai jogar o torneio nacional entre os dias 28 de outubro a 2de novembro em Rio Branco. As garotas do Sub-18 estarão em Saquarema, no Rio de Janeiro, em outubro para disputar o Brasileiro.
“Nossas seleções irão trabalhar mais de dois meses para os dois torneios. São competições desafiadoras, mas estamos bem confiantes”, declarou o presidente da FEAV, professor João Petrolitano.
Jânio Teles no comando
O técnico Jânio Teles vai ser o treinador das duas seleções. As atletas irão se apresentar nesta quarta, 13, às 14h30, no ginásio Álvaro Dantas, e vai ser divulgado todo o planejamento da fase de preparação.
Convocadas
Levantadoras
Ana Júlia-AABB
Jaqueline-Jotas
Maria Clara-Jotas
Kethelyn-Jotas
Manuella-Jotas
Ponteiras
Antônia Geovanna-Jotas
Anna Laura-Jotas
Sara Ico-Jotas
Maria Clara Torres-Jotas
Maria Clara Messias-Jotas
Alicia-Jotas
Agnes-AABB
Opostas
Sophia-Jotas
Isadora-Jotas
Nicolly-Jotas
Ana Luíza-Jotas
Maria Gabriela-Jotas
Maria Luíza-Jotas
Gabryella-Jotas
Brenda-Jotas
Centrais
Letícia-Jotas
Yasmin-Meta
Laura-Meta
Comentários
Cotidiano
Agosto Dourado reforça campanha por doações de leite materno e potes de vidro no Acre
Bancos de leite realizam atendimento domiciliar para doadoras; leite humano é vital para bebês prematuros e ajuda a prevenir doenças na vida adulta

”O leite é importante, tem vários benefícios, principalmente para os prematuros e para ganhar peso”, disse Janilda, nutricionista especialista em nutrição neonatal. Foto: cedida
A campanha Agosto Dourado está intensificando as ações de conscientização sobre a importância do aleitamento materno e convocando lactantes a doarem leite humano e potes de vidro com tampa plástica para armazenamento em todo o estado. O material será destinado a recém-nascidos necessitados, especialmente prematuros internados em UTIs.
Para doar, as mães precisam estar com a saúde em dia e se sentirem confortáveis. Os bancos de leite do estado oferecem atendimento domiciliar para facilitar o processo.
Segundo a nutricionista especialista em nutrição neonatal Janilda Moraes, o leite materno é “um líquido precioso” que auxilia no crescimento, desenvolvimento e ganho de peso dos bebês.
“Quanto mais mães doadoras, mais crianças serão beneficiadas. Esse leite não só ajuda agora, mas previne doenças como diabetes no futuro”, destacou Janilda Moraes.
A cor dourada da campanha simboliza o valor nutricional do leite materno, considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida. Além de salvar vidas, a doação fortalece o vínculo emocional entre mãe e bebê.
Para doar o leite materno é muito mais simples do que muita gente imagina. Basta buscar o Banco de Leite mais próximo da sua residência: toda região tem um banco de leite responsável. Daí é só ligar e agendar a visita das enfermeiras que vão até à sua casa colher os primeiros exames. Estando com os exames em dia, o próprio banco leva os potinhos de coleta à sua casa e depois, vem retirar. Simples e sem precisar sair de casa.
- Estar amamentando e saudável
- Coletar o leite em frasco de vidro esterilizado
- Entrar em contato com o banco de leite mais próximo
Eu tenho pouco leite
Esse é um dos grandes mitos que faz com que muitas mulheres deixem de doar: todo leite importa. Você sabia que 1 ml de leite materno pode salvar a vida de um bebê prematuro? Pois é, quando dizemos que todo leite importa, não é um exagero. Imagina 1 ml de cada mulher, que diferença faria na vida de tantos bebês? Não existe quantidade mínima para que seja feita a coleta: quanto você conseguir retirar, eles vêm buscar.
“Ah, mas como eu tenho pouco leite, meu filho vai ficar com fome”. Claro que não é para deixar o seu filho com fome, seu filho é sua prioridade, sempre. Doamos o excesso.
Outra dúvida muito frequente é se mães de bebês que estão com pouco ganho de peso podem doar. E a resposta é sim! No banco, o leite passa por testes e é feita a contagem de calorias, a acidez, enfim, são checados vários parâmetros para que a oferta seja feita de acordo com as necessidades individuais de cada bebê. Além disso, não existe leite fraco, portanto, o pouco ganho de peso do seu bebê (se é que isso é verdadeiro pois muitos médicos ainda colocam uma régua irreal em todos os bebês) pode estar associado a uma pega inadequada, ao freio lingual… portanto o ideal é passar em consulta com uma Consultora de Aleitamento Materno ou com uma Pediatra pró-amamentação para checar o que pode estar ocasionando o baixo peso.
Quem NÃO PODE doar?
Todo leite que chega ao Banco de Leite passa por uma triagem e é submetido à testagem. Mães HIV positivas e usuárias de drogas, são as únicas que não podem doar. Se você toma qualquer medicamento que é compatível com a amamentação do seu bebê, seu leite pode ser doado.
Por quê não pode amamentação cruzada mas pode receber leite de outras mães via doação?
Contraindicada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação cruzada, como é conhecida a prática de mães que amamentam filhos de outras mulheres, traz diversos riscos ao bebê, podendo transmitir doenças. Todo leite que chega ao Banco é testado e segue rigorosamente os protocolos de higiene, em seguida passa por um processo de pasteurização que amplia sua validade para 6 meses sob refrigeração.

O leite materno pode ser armazenado durante 15 dias no freezer ou 12 horas na geladeira. Para doar, o ideal é que esteja congelado. Foto: cedida
Como armazenar o leite para doação?
O leite materno deve ser armazenado em potes esterilizados de vidro com tampa plástica. A maioria dos Bancos de Leite já doam esses potes. Caso vá utilizar um pote seu, a esterilização é bem simples: basta lavar bem, colocar em água fervente e deixar secar com a boca para baixo em um pano limpo. Secou, fechou, está estéril.
Como fazer a retirada do leite
É importante que a mulher use máscara e touca. A bomba extratora de leite auxilia, mas não é fundamental para fazer a retirada do leite. Para fazer a extração de forma manual, basta apertar a mama e desprezar o primeiro jato. Caso consiga tirar pouca quantidade, mas o pote de armazenamento for grande, basta pegar uma etiqueta e anotar o dia e a hora que fez a primeira coleta e colar no pote.
Quando conseguir extrair mais leite, pode colocar junto e anotar. A anotação é importante pois vai te ajudar a saber exatamente o dia da primeira coleta já que o leite coletado pode ser em até 15 dias da primeira coleta feita. Outra dica: procure deixar dois dedos longe da borda do pote já que quando o leite congela ele acaba aumentando e pode estourar o vidro.
O leite materno pode ser armazenado durante 15 dias no freezer ou 12 horas na geladeira. Para doar, o ideal é que esteja congelado. Cuidado para não deixar o leite próximo à alimentos com cheiro forte, como peixe. O único leite que é descartado pelo Banco é o odorizado. Potinho pronto e congelado, basta ligar no Banco de Leite e aguardar a retirada.
Janilda Moraes, especialista em nutrição infantil, já trabalhou em seis países e agora reforça cuidados com recém-nascidos no Acre

Janilda com trabalho desenvolvido no Brasil, o que resultou em um convite para escrever um capítulo sobre bancos de leite humano em um livro que está sendo finalizado por um grupo de profissionais da América Latina.
Natural do Acre, a nutricionista Janilda Moraes construiu uma trajetória profissional internacional antes de retornar para atuar em Brasiléia, onde agora reside com a família. Especializada em nutrição neonatal, ela acumula experiência em seis países: México, Paraguai, Uruguai, Argentina, Costa Rica e Brasil.
Com conhecimentos técnicos e práticos adquiridos ao longo dos anos, Janilda Moraes destaca a importância da alimentação adequada para recém-nascidos, especialmente em casos de prematuridade e outras condições que exigem cuidados específicos.
“A nutrição nos primeiros meses de vida é fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Cada detalhe, desde o aleitamento materno até a introdução alimentar, deve ser acompanhado com atenção”, explica a profissional.
De volta ao Acre, ela vem contribuindo com sua expertise para melhorar os protocolos de nutrição infantil na região, trabalhando em conjunto com equipes de saúde locais e regionais, reforça a ‘Campanha Agosto Dourado’ intensificando as ações de conscientização sobre a importância do aleitamento materno e reforça o pedido de doações, tanto de leite humano, como de potes de vidro com tampa plástica para armazenar o líquido, que será destinado a bebês necessitados no estado.

A profissional concedeu entrevista o Talk Show ‘Oaltoacre Entrevista’, onde falou da campanha em 2024. Foto: arquivo
Comentários
Cotidiano
Falsos fiscais ambientais são presos por aplicar golpes contra agricultores em Cruzeiro do Sul
Dupla se passava por servidores do Ibama e Imac para cobrar supostas multas; dois idosos foram extorquidos
Dois homens foram presos na tarde desta terça-feira (12) no Ramal 5, às margens da BR-364, em Cruzeiro do Sul, acusados de se passar por fiscais de órgãos ambientais, como o Ibama e o Imac, para aplicar golpes contra produtores rurais.
Segundo a Polícia Militar, os suspeitos extorquiram dois idosos no Ramal 7, exigindo R$ 1 mil de uma vítima e R$ 500 de outra, sob a falsa alegação de multas ambientais. Eles chegaram a fotografar documentos de propriedades e planejavam novas abordagens quando foram flagrados.
Um vídeo gravado por agricultores mostra o momento em que um dos detidos, identificado como Júlio, é obrigado a apagar imagens de documentos que havia registrado. Moradores impediram que a dupla deixasse o local até a chegada da PM, que realizou a prisão.
“Eles tinham aplicado o golpe em dois velhinhos e, hoje, já estavam no ramal do meu pai, dizendo que ele devia uma multa. Tiraram foto do documento da terra. Antes de saírem, nós pegamos eles e a polícia levou”, relatou um agricultor.
A dupla, juntamente com o material apreendido, foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul, que dará continuidade às investigações.
Você precisa fazer login para comentar.